Neste artigo iremos esclarecer sobre o uso do chá para menstruação, explicando quais são os chás mais benéficos e quais são os chás que podem trazer efeitos colaterais desagradáveis, como o aumento do fluxo menstrual, por exemplo.
Uma bebida saudável, natural e amplamente recomendada por médicos e especialistas em saúde, o chá é uma das bebidas mais consumidas do mundo inteiro.
No entanto, sua popularidade vai muito além do sabor: os chás podem trazer diversos benefícios para a saúde de quem o bebe, proporcionando o bom funcionamento do organismo e uma vida mais saudável.
Alguns dos benefícios mais conhecidos da ingestão de chás incluem o tratamento e a prevenção de diversas doenças, como gripes, resfriados, dores musculares, artrite, diabetes e até mesmo o câncer.
Mas você sabia que os chás podem ser especialmente benéficos para a saúde feminina? Isso porque, além de ser um caloroso abraço na caneca, alguns chás podem ajudar a combater os incômodos sintomas do período menstrual.
Dessa forma, tomar chá para menstruação pode ajudar a reduzir o fluxo menstrual, aliviar cólicas, enjoos e náuseas, além de desinchar o corpo e atenuar a TPM.
Entretanto, é preciso atenção: apesar de serem naturais, nem todos os chás são recomendados durante a menstruação, pois alguns podem afetar negativamente seu ciclo menstrual.
Por que beber chá para menstruação?
Apesar de ser um processo natural do corpo feminino, a menstruação pode ser razão de muita preocupação e desconforto para várias mulheres.
Mudanças de humor, inchaço, cólicas, dores de cabeça, nas pernas e nas costas, seios sensíveis… Esses são alguns dos sintomas mais incômodos que as mulheres sentem mês após mês.
Para amenizar esses sintomas, a maioria das mulheres recorrem somente aos medicamentos de venda livre, como analgésicos e anti-inflamatórios. Porém, nem sempre esses medicamentos amenizam de fato a dor, além de não aliviarem todo o desconforto causado pela menstruação.
Dessa forma, o uso de um chá para menstruação pode ser especialmente eficaz nesses casos, já que pode promover dias mais confortáveis durante o período menstrual.
Isso se dá porque, em primeiro lugar, o chá é uma infusão feita com água e a hidratação é primordial não somente enquanto a mulher está menstruada, mas para a sua saúde como um todo.
Manter-se hidratada através de chás pode ajudar a aliviar as cólicas e a reduzir a retenção de líquidos, suavizando a sensação de inchaço.
Além disso, a hidratação pode ainda diminuir a intensidade do fluxo menstrual e até mesmo encurtar os dias de menstruação, já que a água fria contrai os vasos sanguíneos, dificultando a vazão do sangue.
Se você não estiver devidamente hidratada durante o período menstrual, a desidratação pode causar piora dos sintomas menstruais, além de provocar indisposição, baixa energia, dores musculares e cãibras, que acontecem devido à falta de oxigênio nos glóbulos vermelhos e no cérebro.
Para evitar que isso aconteça, recomenda-se a ingestão de oito a dez copos de água por dia. Mas isso pode ser um desafio, especialmente para quem não está acostumado.
Portanto, o chá para menstruação é uma ótima maneira de atingir a hidratação diária necessária e assim aliviar os incômodos sintomas menstruais, além de melhorar a sua saúde como um todo.
Mas não somente isso, muito além da hidratação, cada chá para menstruação tem sua particularidade medicinal e, durante a menstruação, pode trazer inúmeros benefícios, como:
- Alívio das cólicas e das dores de um modo geral, como as dores de cabeça, nos seios e nas pernas;
- Redução da intensidade do fluxo menstrual;
- Manutenção da hidratação diária necessária para uma boa saúde e para evitar que os sintomas menstruais piorem;
- Diminuição da retenção de líquidos e do inchaço;
- Ajuda a trazer conforto, já que é uma bebida quentinha que pode ser tomada em um momento só seu.
Os cinco melhores chás para menstruação
Agora que você já sabe que essa bebida pode ser significativamente útil durante aqueles dias, vamos conhecer os cinco melhores chás para a menstruação!
Chá de Camomila para menstruação
Muito conhecida por ser efeito calmante e relaxante, a camomila costuma ser especialmente utilizada por pessoas que sofrem de insônia e de ansiedade.
Mas, além de agir como um calmante natural, o chá de camomila possui ativos anti-inflamatórios que diminuem a produção de prostaglandina, um composto químico responsável pela mediação da dor no cérebro.
Dessa forma, uma xícara de chá para menstruação de camomila pode ajudar a amenizar as dores causadas pelo período menstrual, além de diminuir os espasmos musculares, relaxando o útero e enfraquecendo as cólicas.
Isso acontece porque a camomila possui em sua composição um aminoácido chamado glicina, que diminui a tensão dos músculos uterinos, atenuando sua contração – que é justamente o que causa a dor e o desconforto.
Para adquirir todos os benefícios do chá de camomila para a menstruação, o ideal é que você tome duas semanas antes do período menstrual começar (1). Recomenda-se a ingestão de uma a duas xícaras por dia, preferencialmente antes de dormir, pois pode causar sonolência.
Veja como fazer chá para menstruação de camomila:
- Adicione 500ml de água em uma panela média e em seguida leve ao fogo e deixe ferver.
- Em um recipiente, coloque aproximadamente uma xícara de flores de camomila secas.
- Despeje a água fervente sobre as flores de camomila, tampe a infusão e espere alguns minutos.
- Coe o chá e sirva em uma de suas canecas favoritas.
Chá de Hibisco para aliviar as cólicas do período menstrual
Assim como o chá de camomila, o chá para menstruação de hibisco é conhecido há muitos anos por suas propriedades medicinais e farmacológicas.
Alguns dos principais benefícios do chá de hibisco incluem a prevenção do envelhecimento precoce, a redução da ansiedade e da irritação e a liberação de ativos antioxidantes no organismo.
No entanto, o chá de hibisco pode ser um ótimo chá para menstruação, já que alivia as cólicas menstruais e promove o equilíbrio hormonal.
O hibisco pode afetar os níveis de estrogênio, melhorando os sintomas da TPM, como o inchaço, a irritabilidade e as variações de humor, relaxando naturalmente.
Além disso, por ser muito útil durante o processo de emagrecimento, o chá de hibisco contém ativos que podem ajudar a controlar o apetite durante a menstruação, já que nessa fase, as mulheres experimentam um aumento no desejo por doces e por alimentos gordurosos.
E para aquelas que estão com a menstruação atrasada ou que possuem o ciclo desregulado, o hibisco pode atuar aumentando o fluxo de sangue na região uterina, induzindo a menstruação nos dias corretos e regulando o ciclo.
Por outro lado, se você possui um fluxo intenso, esse chá pode não ser o mais indicado para você, já que estimula o sangue no útero. Além disso, o chá de hibisco também não é indicado para quem toma pílulas anticoncepcionais ou para quem está tentando engravidar, já que pode ser abortivo.
É recomendável que você não tome mais que duas xícaras por dia, não ultrapassando 500 ml. Também evite tomar o chá de hibisco antes de dormir, pois pode atrapalhar o seu sono.
Veja como fazer chá para menstruação de hibisco:
- Em uma panela média, ferva um litro de água.
- Quando ferver, desligue o fogo e então adicione uma colher de folha seca de hibisco e deixe descansar por aproximadamente dez minutos.
- Coe e então sirva-se.
- Caso queira consumir gelado, leve a geladeira em um recipiente de vidro por uma ou duas horas.
Chá de Rosas é uma alternativa para aliviar o desconforto do período menstrual
Comumente utilizadas em produtos cosméticos e na aromaterapia, as rosas contêm ativos que podem beneficiar a saúde.
O chá de rosas pode ajudar a tratar inflamações nos olhos, sanar infecções urinárias, combater a ansiedade e ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, o chá de rosas pode ser um eficaz chá para menstruação, aliviando os incômodos sintomas menstruais, como as cólicas, por exemplo.
Isso se dá principalmente porque esta bebida contém ativos anti-inflamatórios que ajudam a desinflamar o organismo, diminuindo as cólicas e as dores nos seios e nas pernas.
Por outro lado, o chá de rosas também possui efeito na moderação dos hormônios, algo que ajuda a atenuar as mudanças de humor, a irritabilidade e demais sintomas da TPM.
Alguns estudos científicos puderam demonstrar que o uso regular de chá de rosas para menstruação ajudou a melhorar os sintomas menstruais, como a diminuição na incidência de cólicas, inchaço, irritabilidade e fadiga.
Em uma pesquisa que durou seis meses, cerca de cem adolescentes que beberam duas xícaras de chá de rosas diariamente demonstraram melhora dos sintomas da menstruação a longo prazo.
Dessa forma, pesquisadores e especialistas em saúde recomendam o chá de rosas para tratar e aliviar os sintomas menstruais. O ideal é que sejam tomadas de uma a duas xícaras por dia.
Veja como preparar o seu chá de rosas:
- Coloque um litro de água em uma panela média.
- Leve ao fogo e deixe ferver.
- Quando levantar fervura, desligue o fogo e então adicione 10g de pétalas de rosas (aproximadamente duas rosas).
- Abafe com uma tampa e deixe descansando de cinco a dez minutos.
- Coe e então sirva ainda quente.
- Caso queira, adoce com mel ou açúcar mascavo.
Chá de Gengibre pode ser consumindo durante a menstruação
Um verdadeiro remédio natural, o chá de gengibre é utilizado há milhares de anos para tratar de diversos males à saúde, sendo muito benéfico para o organismo.
Sendo eficaz até mesmo para prevenir o câncer, o chá de gengibre é um potente analgésico e anti-inflamatório, ajudando a combater a maioria dos sintomas menstruais mais incômodos.
Seu efeito analgésico ajuda a combater as cólicas, as dores de cabeça, dores nos seios e as dores musculares, que normalmente atingem os músculos das costas e das pernas.
Além disso, o chá de gengibre possui ainda propriedades naturais que ajudam a desinchar o corpo, combatendo a retenção de líquidos comum no período menstrual.
Outro efeito muito conhecido desta bebida é o seu poder antináuseas, ajudando aliviar as náuseas e os enjoos que costumam aparecer nos primeiros dias de menstruação.
Semelhante ao chá de hibisco, o chá de gengibre pode regular o seu ciclo menstrual, reduzir o seu fluxo e controlar os seus hormônios, impactando positivamente na qualidade de vida de muitas mulheres.
Dessa forma, não é surpresa que o gengibre seja eficaz para tratar o desconforto menstrual, uma vez que ele está presente na fórmula de diversos medicamentos, sendo igualmente eficaz a vários remédios sintéticos.
Médicos e especialistas recomendam que o chá de gengibre faça parte da sua rotina diária e o ideal é que você tome no máximo duas xícaras por dia, não ultrapassando a quantidade segura de mil miligramas de gengibre por dia.
Veja como fazer o chá de gengibre:
- Lave e descasque a raiz do gengibre.
- Corte o gengibre em fatias pequenas ou se preferir, rale.
- Em uma panela média, adicione duas xícaras de água e leve ao fogão.
- Quando ferver, desligue o fogo e então adicione o gengibre.
- Você pode adicionar várias especiarias ao seu chá de gengibre, como cúrcuma, canela ou limão.
- Deixe descansar por dez minutos e então sirva quente.
- Caso queira adoce com mel ou com açúcar mascavo.
Dica: para os dias mais quentes, prepare o chá de gengibre com leite e adicione algumas pedrinhas de gelo!
Chá de Folha de Framboesa
Conhecido como a erva da mulher, o chá para menstruação de folha de framboesa foi utilizado durante séculos para tratar e prevenir os sintomas da menstruação, além de ajudar as mulheres que desejam engravidar.
Ou seja, se nenhum outro chá funcionou com você, esse tem grandes chances de trazer efeitos positivos, uma vez que é o único chá que possui como benefício direto uma menstruação mais saudável e menos dolorosa.
Se você nunca ouviu falar deste chá para menstruação, saiba que ele é exatamente o que parece: são as folhas de uma planta de framboesa.
A planta de framboesa está repleta de diferentes ativos químicos naturais que ajudam a tornar a menstruação saudável, aliviando todos os sintomas pré-menstruais, como a TPM, cólicas, náuseas, vômitos e diarréias.
Isso se dá porque as folhas de framboesa contêm fragarina e tanino, compostos vegetais que podem auxiliar na contração e na tonificação dos músculos da região pélvica, reduzindo as cólicas menstruais e o desconforto causados pelos espasmos uterinos.
Além disso, o chá de folhas de framboesa também auxilia na manutenção do equilíbrio dos hormônios femininos, diminuindo a irritabilidade e as variações de humor, muito comuns durante a TPM.
Outro benefício deste chá para menstruação é que, ao contrário do chá de hibisco, o chá de folhas de framboesa não é abortivo e portanto, não é perigoso para mulheres que desejam engravidar.
Por isso, o chá de folha de framboesa é muitas vezes recomendado para diminuir os enjoos que costumam acontecer com frequência no primeiro trimestre de gravidez. Este chá pode ainda prevenir abortos e tornar o trabalho de parto mais curto e mais fácil!
Sendo assim, o chá de folha de framboesa é um ótimo chá para menstruação, sendo recomendado por vários especialistas em saúde da mulher. O ideal é tomá-lo uma vez ao dia, no horário em que preferir.
Veja como fazer o chá de folha de framboesa:
- Acrescente uma xícara de água em uma panela média e leve ao fogo.
- Rasgue ou pique de duas a três colheres de folha de framboesa e reserve.
- Quando a água ferver, desligue o fogo e então adicione as folhas de framboesa.
- Deixe descansar por aproximadamente dez minutos.
- Sirva ainda quente em sua caneca favorita.
Chás que você deve evitar durante a menstruação
As mudanças hormonais que acontecem durante a menstruação podem desencadear diversos sintomas incômodos para as mulheres, como inchaço, estresse, irritação e muitas dores.
Como sabemos, os hábitos alimentares podem influenciar diversos aspectos do nosso dia a dia e durante o período menstrual não é diferente: alguns alimentos podem impactar negativamente o organismo e causar piora dos sintomas pré-menstruais.
Os chás que mencionamos anteriormente são especialmente eficazes para tratar os sintomas menstruais e trazer mais conforto durante aqueles dias e por conta disso, você deve incluí-los na sua rotina alimentar.
No entanto, nem todos os chás são bem-vindos durante esse período. Chás como o chá preto, chá verde e o chá branco devem ser evitados, já que a cafeína contida nesses chás pode piorar as cólicas, a irritabilidade e o estresse desse período.
A cafeína é um estimulante conhecido, que pode deixar a mulher menstruada ainda mais agitada, aumentando a incidência de cólicas, ansiedade, dores de cabeça, estresse e nervosismo.
É importante salientar que, a ansiedade e o estresse não afetam somente o psicológico, mas também os músculos, algo que, durante a menstruação, acaba estimulando os espasmos uterinos, provocando ainda mais dor.
Além disso, a cafeína age no organismo estreitando os vasos sanguíneos e desidratando o corpo, o que pode contribuir para que o ciclo menstrual se torne irregular.
Dessa forma, é preciso ter o cuidado de não consumir cafeína durante a menstruação. A substância está presente em chás – como os que mencionamos anteriormente – cafés e refrigerantes.
No entanto, se for muito difícil cortar completamente o consumo de cafeína por causa do café ou do refrigerante, considere tomar chá verde como uma alternativa uma vez que isso ajudará a reduzir o consumo de cafeína em mais da metade, o que deve ser suficiente para fazer alguma diferença.
Além disso, o chá verde é uma bebida saudável, rica em antioxidantes que podem, de certa forma, ajudar no fluxo sanguíneo, embora não seja recomendado.
Conclusão
Os chás fazem parte da cultura global e são comumente usados como remédios naturais para tratar e prevenir inúmeros problemas de saúde.
Alguns chás, como o chá de gengibre ou o chá de hibisco podem ser especialmente benéficos para a saúde feminina, uma vez que ajudam a tornar mais menstruação mais saudável e trazer conforto durante esses dias tão incômodos.
Tomar chá para menstruação pode ajudar a reduzir as cólicas, aliviar as dores de cabeça e as dores musculares, que normalmente atingem as costas e as penas, além de atenuar o inchaço nos seios e no corpo como um todo.
O chá para menstruação também se mostrou eficaz para o tratamento da TPM e sintomas adjacentes, como o estresse, a depressão e a ansiedade muito comuns desse período, devido à desregulação hormonal.
Além disso, essa bebida pode ainda ajudar a tornar o ciclo menstrual regular e induzir a menstruação quando estiver atrasada.
Entretanto, é preciso ter atenção e cuidado: nem todos os chás são recomendados durante a menstruação, especialmente os chás que contém cafeína, pois esta substância é um estimulante indutor de estresse e ansiedade, o que pode piorar os sintomas pré-menstruais.
Alguns chás são, ainda, contraindicados para grávidas e lactantes, já que são chás com propriedades abortivas e por isso, não devem ser tomados caso haja suspeita de gravidez.
Dessa forma, apesar de serem substâncias naturais e de possuírem efeitos colaterais leves, ainda sim podem surtir efeitos não desejados e por isso, não devem ser tomados indiscriminadamente.
Em caso de dúvidas, procure orientação médica ou de algum profissional da saúde especializado, como um ginecologista ou nutricionista.
Fontes:
- KHALESI, Zahra Bostani; BEIRANVAND, Soheila Pirdadeh; BOKAIE, Mahshid. Efficacy of chamomile in the treatment of premenstrual syndrome: a systematic review. Journal of pharmacopuncture, v. 22, n. 4, p. 204, 2019.