Ajuda Corporal

saúde e bem estar

DIU de Prata

DIU de Prata é um dos métodos contraceptivos mais seguros disponíveis no mercado atualmente. Veja as opções e as informações sobre o DIU de Prata no nosso artigo.

DIU de prata: para que serve?

O DIU, dispositivo intrauterino, consiste em um método contraceptivo com formato da letra T, inserido no útero para evitar uma gravidez indesejada.

O dispositivo funciona porque torna o útero numa área hostil para os espermatozoides evitando a fecundação do óvulo e a consequente gravidez.

DIU: 3 tipos mais usado

Existem três tipos diferentes do DIU: o DIU de cobre, o DIU de prata e o DIU hormonal, conhecido também como DIU Mirena.

diu de prata
Veja os tipos de DIU abaixo

Todos os três tipos são métodos contraceptivos práticos, seguros e eficazes. Porém, apresentam algumas diferenças e alguns fatores que devem ser considerados ao escolher o melhor tipo para cada mulher de acordo com a característica da sua menstruação.

Por conta disso dessa diferença, explicaremos os três tipos de DIU disponíveis no mercado:

DIU de Cobre

O dispositivo é feito de plástico e coberto de cobre, não utiliza hormônios, e sua ação contraceptiva ocorre por um revestimento de fio de prata corado com cobre.

O material não é tóxico e não causa alergias. O DIU de cobre impede a fecundação do óvulo inflamando o tecido que reveste o útero.

O DIU de cobre é mais indicado para mulheres que não podem recorrer a hormônios sintéticos, como a progesterona, pois não contém tais substâncias.

A grande vantagem do DIU de Cobre é a sua validade com duração média de 10 anos. Assim, o custo benefício do DIU de cobre tende a ser o mais vantajoso entre os anticoncepcionais disponíveis no mercado.

DIU Hormonal ou Mirena

O DIU Hormonal é revestido de hormônio sintético similar a progesterona, o levonorgestrel. O dispositivo evita a gravidez pois altera o muco cervical e reduz o canal endométrio, transformando o útero em local hostil a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.

Normalmente as mulheres que utilizam o DIU hormonal são as que tem fluxo menstrual intenso. A progesterona tende a reduzir a inflamação, amenizando o desconforto durante o período menstrual.

Para as mulheres que menstruam sem desconforto, o DIU de Cobre ou o DIU de Prata tende a ser o mais indicado.

O DIU Hormonal é eficaz por 5 anos, porém o médico pode indicar a retirada antes da final da validade do dispositivo.

DIU de Prata

Este DIU não é novo no mundo, mas é o único anticoncepcional intrauterino que combina cobre e prata, ou seja, o DIU de prata, na verdade, também contém cobre.

O DIU de Prata na verdade contém prata e cobre na sua composição. A intenção dos criadores foi evitar a fragmentação do cobre no útero, por mais raro que seja, e aumentar a eficácia do método contraceptivo. Além disso, o DIU de prata é conhecido por ter efeitos colaterais mais leves do que o DIU de cobre.

O formato do DIU de prata em Y ou T foi desenhado para facilitar a aplicação e a retirada. Além disso, o DIU de prata é menor que o DIU de cobre, gerando menos dor ao ser aplicado pelo médico no consultório.

A validade do DIU de Prata também é diferente, sendo de 5 anos ao invés de 10 anos como o de cobre.

Como colocar o DIU de Prata?

O DIU de prata é colocado em consultório pelo médico ginecologista ou obstetra num procedimento rápido que dura de 15 a 20 minutos.

Para garantir a colocação segura do DIU, procure um médico de sua confiança. A aplicação pode ser feita com ou sem anestesia dependendo da sensibilidade sentida na região.

O dispositivo é colocado no fundo do colo do útero por meio de um aplicador. Após a inserção o fio que auxilia na aplicação é cortado curto para não causar incômodo.

Quais os benefícios do DIU de Prata?

Alta eficácia com margem de erro abaixo de 1%. O DIU de Prata é uma das formas mais seguras de se evitar uma gravidez e garante mais de 99% de eficácia. (3)

Efeito imediato. O dispositivo intrauterino de prata evita a gravidez assim que aplicado. Deve-se apenas evitar relações sexuais nos primeiros dias após a aplicação do DIU.

Fácil de usar. Diferente das pílulas anticoncepcionais que devem ser usadas por longo períodos, o DIU não querer tanta disciplina para funcionar.

Efeitos Colaterais do DIU de Prata

O efeitos colaterais mais comuns após a aplicação do DIU são o aumento no fluxo menstrual e nas cólicas durante o período menstrual. Por isso, o DIU de prata é mais indicado para mulheres que não sofrem com desconfortos acentuados durante o período menstrual.

Como o DIU de prata é feito de plástico e revestido por prata e cobre, os efeitos colaterais tendem a ser menores que os efeitos colaterais do DIU hormonal ou DIU Mirena, pois o DIU de prata não contém hormônio em sua composição.

DIU de prata: valor

O preço do DIU de prata varia de R$300 a R$500, além disso você também deve somar o custo médico para inserção do dispositivo que deve ser feita no consultório de um ginecologista ou obstetra.

Como o DIU de prata tem validade de 5 anos, mesmo sendo mais caro, o custo no longo prazo tende a ser menor que de outros métodos contraceptivos muitas das vezes.

O DIU de cobre tende a ser o mais barato dos três dispositivos pois tem validade de 10 anos. Porém o médico pode indicar a retirada do DIU antes do vencimento do prazo de validade.

Sempre consulte um médico antes de tomar sua decisão antes de aplicar ou retirar o dispositivo intrauterino.

Fontes

  1. PEREIRA, F. A. C.; CARDOSO, T. P.; BATALHÃO, I. G. A IMPORTÂNCIA DO DISPOSTIVO INTRA-UTERINO (DIU). Revista Científica, v. 1, n. 1, 2021.
  2. PEREIRA, Paulo Augusto Amador et al. DIU de progesterona e anticoncepção. RBM-Caderno de Ginecologia e Obstetricia, p. 14-20, 1999.
  3. THONNEAU, Patrick F.; ALMONT, Thierry E. Contraceptive efficacy of intrauterine devices. American journal of Obstetrics and Gynecology, v. 198, n. 3, p. 248-253, 2008.
Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: