É claro que não há bebidas milagrosas, mas o chá preto para emagrecer tem benefícios que o fazem ganhar muitos pontos.
Suas características podem ser aliadas de quem busca perder peso e ainda ajudam no controle da glicemia, o que pode ser bom para diabéticos.
O que é o chá preto?
O chá preto é obtido a partir dos brotos e das folhas mais velhas da Camellia sinensis. A diferença para os outros chás para perda de peso está na forma como ele é elaborado.
Nesse caso, a erva é colhida e passa pelo processo de murchar que dura de 12 a 20 horas. Em seguida, é enrolada à mão ou em máquinas especiais.
Depois, a planta segue para a etapa de oxidação, na qual as folhas e brotos se modificam em contato com o oxigênio. Nessa fase são produzidos dois tipos de polifenóis que dão cor e sabor à bebida.
Dessa forma, o chá preto adquire coloração avermelhada e sabor característico, além de aumentar o seu tempo de conservação. Quanto mais longo for esse processo, mais suave será no paladar.
O chá preto facilita a digestão ajudando na perda de peso
Atuando diretamente sobre o sistema digestório, o chá preto é uma ótima pedida quando se está de estômago cheio! Ele facilita a digestão e purifica o organismo, diminuindo as taxas de toxinas, promovendo o bem estar.
Chá preto para emagrecer e diminuir o apetite
Consumir regularmente uma xícara de chá preto para perder peso por pelo menos 3 meses pode ajudar a diminuir o apetite e a vontade de comer doces, promovendo a perda de peso e modelando a cintura.
Acredita-se que essa propriedade possa ser devida ao seu alto poder antioxidante derivado das flavonas que contém.
Embora reduza o apetite, continua sendo importante fazer uma dieta balanceada, com pouca gordura, açúcar e rica em frutas que favorecem o emagrecimento, vegetais, grãos inteiros, sementes e peixes.
Também é fundamental praticar algum tipo de atividade física, como caminhar 30 minutos por dia.
Diminuir o colesterol consumindo chá preto para emagrecer com saúde
O extrato de chá preto promove um aumento no metabolismo do colesterol, provavelmente devido à inibição da reabsorção dos ácidos biliares, podendo ser utilizado na prevenção da síndrome metabólica.
Mantém o cérebro em alerta para potencializar o treino
Após 30 minutos do seu consumo, já conseguimos sentir o funcionamento no organismo. Os primeiros sinais são a melhora cognitiva e o aumento do estado de alerta. Tomar o chá preto pela manhã é a melhor forma de começar o dia.
Por conter cafeína e L-Teanina, o chá preto é um ótimo potencializador do aumento do metabolismo basal, melhorando o processo da queima de gordura (1).
Como fazer o chá preto para emagrecer
Lembre-se: É importante seguir a receita a risca para um melhor proveito do chá!
Ingredientes:
- 1 xícara de água fervente;
- 1 sachê de chá preto ou 1 colher de chá de folhas secas de chá preto.
Modo de preparo:
Adicionar o sachê ou as folhas de chá preto para emagrecer na xícara de água fervente, tapar e deixar repousar por, pelo menos 5 minutos. Coar e tomar ainda morno, adoçado ou não.
Quem sofre de insônia pode consumir, desde que este fique em infusão durante cerca de 10 minutos, o que torna seu sabor ainda mais intenso, mas que não atrapalha o sono.
O chá preto preparado durante menos de 5 minutos, tem efeito contrário e mantém o cérebro mais ativo e por isso quando preparado dessa forma não deve ser consumido após as 19 horas.
Para deixar o sabor do chá preto para emagrecer mais suave pode-se adicionar um pouco de leite morno ou meio limão espremido.
Maneiras de potencializar o chá preto
É possível associar o chá preto a outros alimentos que conferem benefícios à saúde intestinal, digestiva e ao sistema imunológico. Entre eles estão o gengibre, a espinheira santa, o tomilho e até mesmo cascas de frutas, como a maçã.
Contraindicações do uso do chá preto
A maioria dos chás para perda de peso que contêm cafeína não é indicada para gestantes ou pessoas sensíveis à substância.
Além de evitar o consumo no período noturno, também é preciso avaliar a possibilidade de interação medicamentosa, principalmente em idosos.
Por ser rico em taninos, que diminuem a absorção de diversos micronutrientes, o chá preto para emagrecer deve ser ingerido sem excessos e não combinado às refeições principais. Além disso, após pronta, a bebida para perder peso mantém suas propriedades por até 24 horas.
Não se esquecendo também que o chá preto está contraindicado para bebês e crianças com menos de 12 anos.
Fontes
- COLLIER, P. D. et al. The theaflavins of black tea. Tetrahedron, v. 29, n. 1, p. 125-142, 1973.