Entresto: O Que É, Como Funciona E Quando Tomar?

Novidade nas farmácias brasileiras, Entresto é uma nova classe de medicamento utilizado para tratar a insuficiência cardíaca crônica em adultos.

A insuficiência cardíaca acontece quando o coração é incapaz de bombear o sangue de forma adequada para todo o organismo.

É um problema crônico e sem cura, embora possa ser controlado através da manutenção de um estilo de vida mais saudável e do uso de medicamentos orais. 

O Entresto representa avanço no combate à insuficiência cardíaca e aos problemas cardiovasculares de um modo geral, já que este medicamento consegue reduzir consideravelmente o risco de morte e a necessidade de internação nos casos mais graves.

Estudos apontam que o Entresto diminui em 20% os índices de morte dos pacientes com insuficiência cardíaca grave e em 21% o número de hospitalizações. 

Tal fator pode melhorar potencialmente o prognóstico dos pacientes com esta doença, já que a maioria das pessoas vive apenas cinco anos após o diagnóstico médico. 

Entenda o que é o Entresto, para que serve, como ele funciona, quando e como utilizá-lo da maneira adequada. 

O que é Entresto?

O Entresto é um tipo de medicamento oral prescrito para pacientes adultos que sofrem de insuficiência cardíaca sintomática. 

A insuficiência cardíaca é uma condição grave de saúde em que o coração não consegue bombear o sangue pelo organismo, impedindo que as necessidades de oxigênio e de outros nutrientes sejam supridas. 

Este problema pode acontecer de forma aguda, logo após um infarto ou de forma crônica, em casos de hipertensão arterial não controlada. 

Em todo caso, é uma doença que não tem cura e que possui caráter progressivo, piorando com o tempo. No início, pode ser assintomática, mas com o passar dos meses, a insuficiência cardíaca provocará falta de ar cada vez maior nos menores esforços, podendo acontecer até mesmo em estado de repouso.

Alguns dos sintomas da insuficiência cardíaca incluem:

  • Tosse excessiva ao deitar-se;
  • Desconforto no peito, em alguns casos, provocando dor;
  • Sensação de falta de ar recorrente ao fazer pequenos esforços, inclusive quando estiver em estado de repouso;
  • Inchaço nos pés, nos tornozelos e nas pernas que normalmente aparecem no final do dia;
  • Inchaço abdominal;
  • Palidez, calafrios e palpitações; 
  • Dificuldade para dormir com travesseiros muito baixos. 

Dessa forma, Entresto é indicado para pacientes que lidam com estes sintomas, já que este remédio contém em sua composição uma combinação de Sacubitril e de Valsartana, duas substâncias químicas ativas no tratamento de diversos problemas cardíacos. 

O sacubitril é um medicamento indicado para o tratamento da hipertensão. Sua ação no organismo proporciona uma vascularização mais saudável, já que age aumentando certos níveis de proteínas no corpo que são capazes de dilatar (alargar) os vasos sanguíneos.

Por consequência, a pressão arterial irá diminuir bem como os níveis de sódio no sangue. 

A valsartana, por outro lado, é um medicamento pertencente à classe dos bloqueadores do receptor da angiotensina II simples. Sua ação impede o estreitamento dos vasos sanguíneos, o que reduz a pressão arterial e melhora o fluxo de sangue no corpo.

Dessa forma, ambas as substâncias químicas presentes no Entresto são ativas e eficientes no combate à insuficiência cardíaca crônica.

O Entresto é recomendado principalmente para pacientes adultos e idosos, mas também pode ser utilizado para tratar a insuficiência cardíaca em crianças com pelo menos um ano de idade. 

Além disso, este medicamento ajuda a diminuir consideravelmente a necessidade de hospitalização quando há piora dos sintomas e ainda reduz significativamente o risco de morte por insuficiência cardíaca. 

O Entresto é, normalmente, administrado em conjunto com outros medicamentos para o coração, estando disponível – mediante receita médica – nas dosagens 24/26 mg, 49/51 mg e 97/103 mg que são facilmente encontradas em farmácias, custando entre cem e duzentos e cinquenta reais. 

Contraindicações

Em primeiro lugar, Entresto é contraindicado para pacientes que possuem alergia ou hipersensibilidade a algum dos componentes de sua fórmula (sacubitril e valsartana). 

Converse com seu médico caso você tenha histórico de reação alérgica a algum medicamento para pressão arterial, como:

  • Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA) – ramipril (Altace), captopril (Capoten), enalopril (Vasotec), fosinopril (Monopril), lisinopril (Prinivil, Zestril) e quinapril (Accupril), por exemplo;
  • Bloqueadores dos Receptores de Angiotensina (BRA) – losartana (Cozaar), candesartana (Atacand), eprosartana (Teveten), ibersatana (Avapro), telmisartan (Micardis) e valsartana (Diovan), por exemplo.

Além disso, você não deve tomar Entresto dentro de trinta e seis horas antes ou depois de tomar qualquer medicamento inibidor da enzina conversora de angiotensina (ECA).

Entresto também não deve ser utilizado por pacientes grávidas, uma vez que pode causar lesões e até mesmo a morte do feto caso o medicamento seja administrado durante o segundo ou o terceiro trimestre de gravidez. 

Enquanto estiver fazendo tratamento com Entresto, use um controle de natalidade eficaz. Se você engravidar, pare de tomar a medicação imediatamente e busque orientação com seu médico ou com um cardiologista especializado. 

Ainda não há pesquisas científicas que comprovem a segurança do sacubitril e da valsartana para lactantes e para o bebê e por isso, você não deve tomar Entresto enquanto estiver amamentando. 

Entresto é contraindicado para pessoas portadoras de diabetes tipo dois e que fazem uso de alguma medicação que contenha alisquireno, especialmente para pacientes diabéticos que possuem algum tipo de doença renal. 

Outras contraindicações do Entresto incluem:

  • Pacientes que possuem algum tipo de doença grave no fígado (insuficiência hepática grave, cirrose biliar e colestase);
  • Pacientes com histórico prévio de angioedema hereditário, o que os torna propensos a desenvolver angioedema;
  • Pacientes que já tiveram angioedema (problema que causa dificuldade de respirar e inchaços na face, nos lábios, na língua e/ou na garganta);
  • Pacientes gestantes ou que estão amamentando;
  • Pacientes portadores de diabetes tipo dois (nível alto de açúcar no sangue);
  • Pacientes com pressão arterial baixa ou que tomam outros remédios que reduzem a pressão arterial (como diuréticos, por exemplo);
  • Pacientes que fazem tratamento com qualquer medicação que aumente os níveis de potássio no sangue (hipercalemia), como os suplementos de potássio, substitutos de sal com potássio, medicamentos poupadores de potássio (amilorida e espironolactona, por exemplo) e heparina;
  • Pacientes com a artéria renal com diâmetro menor que o normal;
  • Pacientes que estão em alguma dieta que contenha baixo teor de sódio;
  • Pacientes com desidratação;
  • Crianças e adolescentes com idade inferior a dezoito anos.

Portanto, para certificar-se de que Entresto é um medicamento seguro para você, informe ao seu médico se você tem ou já teve:

  • Outros problemas cardiovasculares ou histórico de problemas cardíacos na família;
  • Doença hepática grave, como insuficiência hepática ou cirrose;
  • Diabetes tipo dois;
  • Histórico de baixa pressão arterial;
  • Angioedema ou histórico de angioedema na família.

Em caso de dúvidas, converse com o médico antes de tomar a medicação.

Como tomar

É imprescindível que você faça o tratamento com Entresto exatamente como foi prescrito pelo seu médico ou pelo seu cardiologista

Siga todas as instruções fornecidas na receita e na consulta e não tome Entresto em quantidades maiores ou menores ou ainda, por mais ou menos tempo que o descrito pelo seu médico.

Caso seja necessário, o seu médico pode ajustar a sua dosagem ocasionalmente para garantir os melhores resultados e prevenir efeitos colaterais excessivos. 

É fundamental que administração deste medicamento seja feita na mesma hora todos os dias, podendo ser ingerido com ou sem alimentos. 

Em crianças, as doses de Entresto são baseadas no peso. As necessidades de dose do seu filho podem mudar se a criança ganhar ou perder peso e por isso, converse com o cardiologista responsável no caso de haver mudanças. 

Se você não conseguir engolir um comprimido inteiro, peça a um farmacêutico para preparar uma suspensão oral (líquida). Veja como usá-la: 

  1. Agite a suspensão oral (líquida) antes de medir uma dose;
  2. Para medir a dose corretamente, você deve usar a seringa de dosagem fornecida com o medicamento ou algum dispositivo próprio para a medição de doses medicamentosas – não use uma colher de cozinha, pois não há como controlar quanto de Entresto será ingerido.

Em todo caso, informe ao médico se você tiver qualquer grau de dificuldade para engolir comprimidos.

Sua pressão arterial deverá ser verificada com frequência. Suas funções renais também devem ser observadas atentamente através de exames periódicos. 

Você deve guardar este medicamento em sua embalagem original e conservá-lo em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Jogue fora qualquer suspensão oral não usada dentro do prazo de quinze dias após a realização da mistura. Não guarde a suspensão oral na geladeira ou no freezer. 

Leia todas as informações contidas na receita, nas guias de medicação e nas folhas de instruções fornecidas a você e em caso de dúvidas, consulte um médico ou um farmacêutico.

Posologia

Seguindo a posologia adequada, estudos comprovam que Entresto reduz significativamente o risco de morte por problema cardíaco e diminui as chances de hospitalização de pacientes com insuficiência cardíaca crônica. 

Você deve seguir a dosagem recomendada pelo seu médico, seguindo as orientações necessárias. 

Dosagem usual em adultos com insuficiência cardíaca congestiva:

  • Dose inicial: Sacubitril 49mg / Valsartana 51mg por via oral, duas vezes ao dia;
  • Dose de manutenção: Sacubitril 97mg / Valsartana 103mg por via oral, duas vezes ao dia.

O uso de Entresto por pacientes com insuficiência cardíaca crônica é normalmente administrado em conjunto com outras terapias de insuficiência cardíaca ou ainda, substituindo um inibidor de ECA ou outro BRA. 

Se este for o seu caso, aqui estão algumas informações adicionais sobre o uso de Entresto em conjunto ou substituindo um inibidor de Eca e outro BRA:

  • Aumentar a dose de manutenção (sacubitril 97mg/valsartana 103mg duas vezes ao dia) após duas a quatro semanas, conforme tolerância do organismo de cada um. 
  • Uma dose inicial de sacubitril 24mg/valsartana 26mg duas vezes ao dia é recomendada para pacientes que não estejam tomando atualmente medicamentos inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) ou medicamentos bloqueadores dos receptores de angiotensina (BRA) e, também, para pacientes que estejam tomando doses baixas destes remédios. 
  • Dobrar a dose a cada duas ou quatro semanas para alcançar a dose de manutenção (sacubitril 97mg/valsartana 10mg duas vezes ao dia), conforme tolerância do organismo.

Siga a orientação médica e discuta com ele sobre a posologia adequada para o seu organismo, visando melhores resultados e menos efeitos colaterais excessivos. 

O que eu devo fazer se esquecer de tomar Entresto?

Tome dose esquecida assim que se lembrar e então tome o próximo comprimido no horário habitual. No entanto, caso esteja muito próximo da hora da próxima dose, pule a dose esquecida.

Você não deve tomar uma dose dupla (dois comprimidos ao mesmo tempo) de Entresto para compensar a dose esquecida. 

Superdosagem: o que acontece se eu tomar uma dose de Entresto maior que a recomendada?

Caso você tenha acidentalmente tomado muitos comprimidos ou se alguém tiver tomado os seus comprimidos, busque imediatamente ajuda médica.

Se você desmaiar ou sentir tonturas graves, vá a algum atendimento médico de emergência o mais rápido possível e leve a bula. Procure permanecer deitado.

Ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações. 

O que evitar durante o tratamento com Entresto

Durante o tratamento com Entresto, evite levantar-se muito rapidamente se estiver sentado ou deitado, pois você pode sentir tonturas. Procure levantar-se devagar e estabilizar-se antes de andar para evitar uma queda. 

Evite beber álcool. O álcool pode diminuir ainda mais a pressão arterial, aumento os efeitos colaterais da medicação.

Não use suplementos de potássio ou substitutos do sal de cozinha enquanto estiver tomando Entresto, a menos que seu médico lhe diga para fazer isso.

Possíveis efeitos colaterais

Young woman vomiting into the toilet bowl in the early stages of pregnancy or after a night of partying and drinking.

Procure um serviço de emergência médica imediatamente se tiver sinais de reação alérgica ao Entresto, como:

  • Urticária;
  • Dificuldade para respirar;
  • Inchaço no rosto, nos lábios, na língua e/ou na garganta. 

Pesquisas indicam que é mais provável desenvolver reação alérgica ao Entresto caso você seja um paciente afro-americano. 

Também busque rapidamente orientação de seu médico se você tiver:

  • Sensação de tontura, como se pudesse desmaiar ou caso você desmaie;
  • Cansaço ou fraqueza extrema;
  • Altos níveis de potássio no sangue (hipercalemia) e seus sintomas: ritmo cardíaco lento, pulso fraco, fraqueza muscular, sensação de formigamento;
  • Problemas renais e seus sintomas: pouca ou nenhuma micção, dores ou dificuldade ao urinar, inchaço nos pés ou nos tornozelos, sensação de canso ou falta de ar. 

Alguns efeitos colaterais comuns do tratamento com Entresto podem incluir:

  • Problemas renais e comprometimento das funções renais;
  • Altos ou baixos níveis de potássio no sangue (comprovado por um exame de sangue);
  • Pressão arterial baixa, provocando tontura ou leve sensação de tontura;
  • Desmaios, fraqueza ou cansaço;
  • Problemas estomacais incluindo enjoos, vômitos, diarreia e gastrite (dores na região do estômago);
  • Tosse;
  • Reação alérgica com erupção cutânea e coceira;
  • Dificuldade para respirar ou engolir, prurido, urticária, tonturas (sinais de hipersensibilidade e reações anafiláticas).

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e algumas outras reações adversas podem ocorrer. 

Informe ao seu médico se sentir quaisquer um destes ou de outros sintomas. Em caso de dúvidas, converse com um cardiologista e consulte a bula do Entresto. 

Interação medicamentosa

É imprescindível esclarecer ao seu médico sobre todos os medicamentos que você estiver usando atualmente e aqueles que você for começar ou que for parar de usar. 

Você deve fazer isso especialmente se esses remédios forem:

  • Alisquireno;
  • Antipsicóticos, como aripiprazol, clozapina ou haloperidol;
  • Corticosteróides, como budesonida, betametasona ou prednisona;
  • Insulina;
  • Lítio – remédio usado para tratar alguns tipos de depressão;
  • Sildenafila – um medicamento usado para disfunção erétil ou hipertensão pulmonar;
  • Quaisquer outros medicamentos para o coração ou pressão arterial;
  • Diuréticos ou “pílulas de água” (pílulas que eliminam a retenção de líquidos); 
  • Medicamentos ou suplementos minerais que contenham potássio;
  • Medicamentos utilizados para reduzir os níveis de colesterol, conhecidos como “estatinas” (atorvastatina, por exemplo);
  • Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como aspirina, ibuprofeno, naproxeno, celecoxib, diclofenaco, indometacina, meloxicam e outros;
  • Antibióticos e medicamentos antirretrovirais, como o ritonavir – usado para tratar a infecção por HIV/AIDS. 

Esta lista não está completa e nem todas as interações possíveis estão previstas neste guia de medicamentos. 

Outros remédios podem interagir com o sacubitril e a valsartana, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, além de vitaminas e de produtos fitoterápicos.

Caso tenha dúvidas, pergunte ao médico ou farmacêutico se você não tem certeza se seu medicamento é um dos medicamentos listados acima

Perguntas frequentes

Em quanto tempo o Entresto começa a agir no organismo?

Após a administração de Entresto duas vezes ao dia, os níveis estáveis de sacubitril e valsartana são alcançados em aproximadamente três dias. 

Embora o estado estacionário (dose ideal do Entresto no corpo) seja atingido em três dias, a eficácia clínica varia de organismo para organismo e pode ser influenciada por fatores únicos, como:

  • Idade;
  • Peso;
  • Dosagem prescrita pelo médico;
  • Fluídos corporais;
  • Função renal;
  • Função hepática ou outras condições médicas. 

Seu médico deve conhecer melhor suas condições de saúde e poderá responder mais adequadamente quando o medicamento começará de fato a fazer efeito e trazer respostas positivas ao organismo.

Posso cortar ou dividir ao meio os comprimidos de Entresto?

Não é recomendável que você corte ou divida os comprimidos de Entresto ao meio ou de outras formas. 

Entresto é um comprimido revestido por uma película que contém duas substâncias ativas – sacubitril e valsartana – dessa forma, ao partir ao meio, não é possível controlar quanto de cada substância será ingerido.

Caso você tenha dificuldades para engolir comprimidos, converse com o seu médico, ele pode lhe indicar o tratamento por suspensão oral, feito nas farmácias de manipulação.

Quanto custa e onde posso comprar Entresto?

Entresto é vendido em diversas farmácias mediante prescrição médica e atualmente custa entre cem e duzentos e cinquenta reais. 

As caixas podem vir com vinte, vinte e oito ou sessenta cápsulas. 

Entresto dá sono?

Os efeitos colaterais do Entresto incluem cansaço e fraqueza, fazendo com que alguns pacientes relatem sentir sonolência durante o tratamento. 

Caso a sonolência esteja atrapalhando suas funções diárias, converse com o seu médico sobre a possibilidade de reajuste da dose. 

Entresto é um medicamento anticoagulante que reduz a pressão arterial?

Não, Entresto não é classificado como um anticoagulante. Este medicamento é, na verdade, um combinado de sacubitril com valsartana usado para o tratamento de insuficiência cardíaca crônica.

Dessa forma, Entresto ajuda a melhorar a autonomia do coração, possibilitando uma circulação sanguínea saudável e entregando ao organismo o oxigênio e todos os nutrientes necessários através do sangue.

Além disso, este remédio pode atuar também reduzindo a pressão arterial, já que a hipertensão dificulta o fluxo sanguíneo saudável. 

Como confirmar o diagnóstico de insuficiência cardíaca?

Além de avaliar os sintomas e o histórico clínico descritos pelo paciente, o médico deverá solicitar diversos tipos de exames.

Alguns exames que podem confirmar o diagnóstico de insuficiência cardíaca incluem:

  • Eletrocardiograma;
  • Ecocardiograma;
  • Ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada;
  • Angiografia.

Outros exames complementares como exames de sangue e raio x podem ser solicitados para complementar o diagnóstico.

O que causa a insuficiência cardíaca crônica em adultos?

Qualquer condição de saúde que interfira no bom funcionamento do coração e no transporte de oxigênio para o corpo pode resultar em insuficiência cardíaca. 

Na maior parte dos casos, esta condição pode acontecer como consequência de doenças circulatórias, como a doença coronariana (estreitamento dos vasos sanguíneos, dificultando a passagem de sangue, oxigênio e nutrientes) e a hipertensão arterial. 

Além disso, outros problemas cardíacos como a cardiomegalia – popularmente chamado de “coração grande” – podem ocasionar insuficiência cardíaca, já que com o aumento desproporcional do coração, o sangue fica acumulado e não é distribuído adequadamente pelo corpo. 

Alterações nos batimentos cardíacos ou no processo natural de relaxamento e contração do músculo cardíaco também podem desencadear insuficiência cardíaca, especialmente em idosos ou pacientes hipertensos. 

Como tratar a insuficiência cardíaca?

O tratamento adequado deve ser discutido com um cardiologista, levando em consideração o histórico médico e os sintomas do paciente.

Entresto demonstrou ser eficaz para aumentar a sobrevida dos pacientes com insuficiência cardíaca, além de garantir mais autonomia para o coração. 

Converse com o seu médico sobre o Entresto e avalie a possibilidade de fazer um tratamento com esta medicação.

Outras informações importantes

Lembre-se de manter Entresto e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças. 

Nunca compartilhar seus medicamentos ou receituário médico com outras pessoas e use o Entresto apenas para a indicação prescrita.

Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas neste artigo se apliquem às suas circunstâncias pessoais. Não tome nenhuma decisão por conta própria, levando em consideração apenas o que foi escrito aqui.

Este artigo não substitui aconselhamento médico e deve ser usado apenas para fins informativos.

Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: