O chá de melissa é um ótimo chá com muitas propriedades medicinais calmantes, anti-inflamatória, digestivas e antioxidantes. A folha da planta melissa, usada para preparar o chá, é originária do Mediterrâneo e da Ásia e é também conhecida como erva-cidreira aqui no Brasil.
O que é o chá de Melissa?
O chá de melissa é feito das folhas frescas da planta Melissa. A planta é usada medicinalmente há seculos e é muito consumida no mundo todo geralmente na forma de chá. Porém, a melissa também pode ser usada na pele em loções e cremes para o corpo e para o rosto.
Em Portugal a melissa é muito conhecida pelo sua função tranquilizante e na medicina Cubana pelos seu efeitos anticancerígenos.
A erva é rica em vitaminas do complexo B, A, C, e possui muitos minerais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio e potássio.
A planta melissa tem folhas pequenas e verdes, e caule fino, podendo atingir de 20 até 70 cm de altura. O odor da planta lembra um puco o cheiro do limão. Por isso, às vezes, pode ser confundida com capim-limão.
Para que serve o chá de melissa?
O chá de melissa ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a prevenir doenças, e traz uma série de outros benefícios para a mente que vamos listar aqui nesse artigo para você.
A erva é principalmente utilizada para ajudar no tratamento da digestão e para aliviar a ansiedade, sendo muito consumida principalmente a noite, antes de dormir.
Benefícios do chá de melissa
Agora vamos aos benefícios do chá de melissa para o corpo. Já vou adiantar serem muitos, mas os principais benefícios do chá de melissa são a redução da ansiedade e a diminuição das alterações repentinas de humor.
Chá de melissa para ansiedade
O chá de melissa é comumente usado para ajudar a reduzir a ansiedade. Estudos demonstram que o chá aumenta a disponibilidade de neurotransmissores no cérebro.
Dessa forma o chá atua reduzindo a ansiedade e ajudando a reduzir transtornos de humor muito comuns em dias de muito estresse ou durante o período menstrual em mulheres.
Você pode consumir a bebida antes de dormir para ter uma boa noite de sono, ou ao acordar no café da manhã para evitar mudanças repentinas de humor causadas pela ansiedade do seu dia-a-dia.
Chá de melissa para dormir
O chá de melissa pode ser usado para ajudar a dormir, pois, a insônia está normalmente ligada a ansiedade ou depressão. Por isso, o consumo do chá pode te ajudar a ter uma boa noite de sono se consumido uma hora antes de dormir.
Você também pode usar o chá de melissa em combinação com outras ervas medicinais para um efeito ainda mais satisfatório. Chás de camomila, valeriana ou passiflora, por exemplo, podem ser combinados para potencializar o efeito do chá.
Alívio do estresse
Em dias estressantes o chá de melissa pode contribuir para ajudar a aliviar os sintomas da carga de estresse no cérebro.
É comum que em dias de muito estresse que o nosso humor fique bastante alterado e fiquemos propensos a nos estressar ainda mais. Sendo assim, a bebida pode ajudar a diminuir essas alterações repentinas de humor aumentando a sensação de calma.
Você pode consumir o chá após o almoço ou ao chegar em casa depois do trabalho para aliviar o estresse do serviço.
Chá de melissa para melhorar a digestão
O chá feita das folhas da melissa podem ajudar na digestão. Porém, a bebida é mais utilizada para reduzir a ansiedade e ajudar a dormir.
Você pode combinar o chá de melissa com outros tipos de chás que são bons ajudantes da digestão, como os chás de boldo, erva-doce, hortelã e tomilho. É só preparar a infusão com a combinação das ervas na água e consumir após as refeições.
Aliviar o desconforto no período menstrual
Muitas mulheres sofrem muito durante o período menstrual, seja de cólica, dores de cabeça ou alterações repentinas de humor. Para aliviar o desconforto durante esse período sensível, o chá de melissa é uma boa opção.
De acordo com estudos do ano de 2018, o uso de chá de melissa durante o período menstrual não afeta a duração da menstruação, mas reduz severamente as alterações de humor, o cansaço e o desconforto durante o período (1).
Chá de melissa previne a infecção pelo vírus da herpes
Na Europa, o chá é comumente usado como um antiviral para herpes tanto na boca quanto nas genitais. Também é feito o uso tópico da substância na pele como forma de prevenir nossas infecções ou o surgimento de infecções recorrentes.
De acordo com estudos internacionais, o chá de melissa apresenta boas evidências científicas na prevenção da infeção pelo vírus da herpes simplex (2).
Chá de melissa para melhorar a concentração
Para quem busca uma melhora cognitiva e um aumento na concentração, seja durante o trabalho ou durante o estudo, o chá de melissa é uma boa opção para ajudar nas tarefas.
Após o consumo do chá, estudos comprovam haver um aumento nos níveis de concentração por até 2 horas, sendo o pico no nível de concentração 1 hora após o consumo.
Veja o gráfico abaixo do que apontou o estudo sobre o nível de concentração após o consumo do chá.
Como fazer o chá de melissa?
Fazer o chá de melissa, ou erva-cidreira, é muito fácil. O ideal é utilizar de 3 a 5 folhas médias e frescas retiradas direto da planta e adicionar a 300ml de água quente, não fervida.
Você pode plantar uma muda da Melissa officinalis num vasinho na sua casa e ter as folhas para o chá sempre que estiver precisando dos benefícios da planta. Mas se não tiver uma mudinha na sua casa, você pode encontrar o chá facilmente em qualquer mercado ou loja de produtos naturais, é só procurar por melissa ou erva-cidreira.
Após esquentar a água, é só colar as folhas dentro de um recipiente com a água, tampar e deixar a infusão acontecer por uns 4 ou 5 minutos. Depois disso é só tomar o chá e aproveitar.
Melhor horário para tomar o chá de melissa
O melhor horário para tomar o chá de melissa vai depender do benefício envolvido que você procura.
Você pode tomar o chá uma hora antes de dormir se quiser ter uma boa de sono, ou uma hora antes de executar as suas tarefas se quiser um aumento na concentração durante a execução.
Caso você sofra com aparecimento recorrente de erupções causadas pelo vírus da herpes, você pode tomar o chá de melissa regularmente para evitar que a carga viral aumente de acordo com estudos de 2008 (3).
Fontes
- ULBRICHT, C. et al. Lemon balm (Melissa officinalis L.): an evidence-based systematic review by the Natural Standard Research Collaboration. Journal of herbal pharmacotherapy, v. 5, n. 4, p. 71–114, 2005.
- MIRABI, Parvaneh et al. The effects of lemon balm on menstrual bleeding and the systemic manifestation of dysmenorrhea. Iranian Journal of Pharmaceutical Research: IJPR, v. 17, n. Suppl2, p. 214, 2018.
- MAZZANTI, G. et al. Inhibitory activity of Melissa officinalis L. extract on Herpes simplex virus type 2 replication. Natural product research, v. 22, n. 16, p. 1433-1440, 2008.