O chá de camomila é uma das ervas mais utilizadas em tratamentos naturais por suas propriedades calmantes e regeneradoras, útil no combate da má digestão, problemas gástricos e claro, como um poderoso calmante.
O preparo pode ser feito a partir das flores secas ou usando os sachês convencionais que encontramos em supermercados. Também é possível combiná-lo com outras ervas, como erva-doce, melissa, ou hibisco, por exemplo.
O nome científico dessa planta é Matricaria recutita, mas você também pode encontrá-la com o nome chá de Margaça. Como também, a camomila-vulgar, camomila-comum, Macela-nobre, Macela-galega ou pelo nome convencional, camomila.
A princípio é possível encontrar a camomila nas lojas de produtos naturais, em algumas farmácias e feiras de rua. Normalmente ela é vendida em forma de flores secas ou saquinhos de chá de camomila.
Geralmente, as pessoas usam as flores para o preparo do chá de camomila, contudo, também é possível usar a erva em inalações, banhos de assento, e até como pomada. Além disso, a camomila também pode ser usada em preparos culinários.
Listamos abaixo algumas formas práticas e benéficas de usar o chá de camomila no seu dia-a-dia:
- Ansiedade e estresse;
- Insônia;
- Má digestão;
- Gastrite e úlcera;
- Diarreia;
- Cólica menstrual;
- Dor de cabeça;
- Hemorroida;
- Irritações na pele;
Agora que já conhecemos um pouco da erva fantástica que é a camomila, vamos conhecer os 9 benefícios do Chá de Camomila para o corpo humano.
Os 9 benefícios do chá de camomila
Chá de camomila melhora e regula o sono
Sabe aquela semana em que a gente não está conseguindo dormir direito, mas não quer recorrer a remédio convencionais? Pois o chá de camomila pode ser uma ótima solução para esse problema.
A camomila tem propriedades calmantes, pois conta com uma espécie de flavonoide chamado apigenina, que atua diretamente nos receptores cerebrais proporcionando um efeito sedativo e tranquilizante.
Chá de camomila alivia problemas no estômago
Bem como tratar problemas de sono, a camomila também é muito utilizada para tratar dores e irritações no aparelho digestivo, afinal contém propriedades anti-inflamatórias capazes de aliviar náuseas, tonturas, gases, diarreia e dores de estômago.
Contudo, ela também ajuda a retardar o crescimento de úlceras gástricas por conter propriedades antimicrobianas, que atingem diretamente a bactéria Helicobacter pylori, responsável pela formação das úlceras.
Auxilia na prevenção de câncer
A camomila com certeza é uma das ervas mais versáteis a qual temos acesso, e outro benefício de usar o chá de camomila é prevenir o surgimento de alguns tipos de células cancerígenas, já que ele tem poder antioxidante e anti-inflamatória.
Todavia, se consumido regularmente, o chá pode prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer como, por exemplo, o câncer de próstata, já que a apigenina é capaz de matar as células cancerígenas presentes.
Faz bem para a saúde do coração
Se você está em busca de um tratamento natural para preservar a saúde do coração, saiba que o chá de camomila é um ótimo aliado, por ser rico em flavonóides que diminuem o surgimento de doenças cardíacas e o risco de infarto.
Além do mais, esses ativos também estão relacionados a redução da pressão arterial e colesterol LDL, o que contribui ainda mais na prevenção de doenças cardiovasculares.
Ajuda no tratamento de depressão e crises de ansiedade
Sabemos que depressão e ansiedade são as doenças do século que afetam a vida de milhares de pessoas. Contudo, os remédios podem causar efeitos colaterais. Por isso, usar o chá de camomila pode ser muito útil.
De acordo com algumas pesquisas, o chá de camomila pode auxiliar no tratamento de transtornos da ansiedade e depressão, assim como o chá de melissa, uma vez que possui propriedades calmantes que inibem o efeito das crises.
Controlar os níveis de açúcar no sangue com chá de camomila
Uma das maiores preocupações da medicina é o consumo exacerbado de açúcar, que pode provocar diversas doenças ao longo dos anos. Para ajudar a controlar os níveis de açúcar no organismo é indicado o consumo do chá de camomila.
Todavia, beber a infusão pode regular o nível de açúcar no sangue, por causa das propriedades anti-inflamatórias presentes, que protegem as células do pâncreas e, prevenindo picos de hiperglicemia e o desenvolvimento de diabetes.
Alívio das cólicas menstruais com chá de camomila
Toda mulher sabe como o período menstrual pode ser difícil, especialmente por causa das dores causadas pelas cólicas menstruais. Uma forma de reduzir essas cólicas é usando o chá de camomila ao longo do período menstrual.
Graças às propriedades analgésicas e anti espasmódicas, a infusão da camomila alivia as cólicas e até os sintomas de Tensão Pré-Menstrual – TPM, regulando os picos de dopamina e serotonina no organismo.
Tratar feridas e inflamações com chá de camomila
Sabe quando nos machucamos as feridas parecem não cicatrizar nunca? De acordo com estudos, o uso do chá de camomila pode auxiliar na cicatrização da pele, fazendo com que a ferida seque, prevenindo ainda o surgimento de bactérias.
Além do que, a planta em sua forma natural possui componentes anti-inflamatórios que fazem muito bem para nosso organismo como um todo.
Garante a saúde da pele
Problemas causados por eczemas, queimaduras diversas e dermatites também podem ser tratados com o uso do chá de camomila, pois os compostos acalmam e removem as impurezas da pele.
Contudo, a camomila, como já mencionado, possui efeito anti-inflamatório, que age também no combate de alergias da pele.
Como e para que usar o chá de camomila no dia a dia
Agora que já vimos todos os benefícios que o chá de camomila pode ter sobre o corpo humano, é importante listar de que forma e para que usar essa infusão maravilhosa que pode nos auxiliar nos pequenos problemas do dia a dia.
Chá de Camomila para aliviar dores de garganta
A infusão do chá de Camomila pode ser utilizada para aliviar as dores de garganta causadas pela irritação e inflamação. Para preparar a bebida, siga o passo a passo:
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de flor de camomila seca;
- 1 xícara de água fervente.
Como preparar:
Inicialmente, adicione a camomila junto com a água fervente e deixe a mistura em infusão até esfriar. Utilize o chá para gargarejo sempre que necessário. Além do mais, o preparo pode ser usado também para facilitar a cicatrização de gengivites.
Chá de camomila para gripe e resfriado
Se alguém em sua casa estiver gripado ou resfriado, experimente usar o chá de camomila para aliviar os sintomas. Também pode ser utilizado para crises de sinusite e rinite alérgica.
Ingredientes:
- 6 colheres (chá) de flor de camomila;
- 2 litros de água fervente.
Como preparar:
Adicione a camomila em 2 litros de água fervente; tampe e deixe descansar por 5 minutos. Inale profundamente o vapor durante 10 minutos.
Chá de camomila para melhorar o sono
Inicialmente o chá de camomila nos foi apresentado como ótimo aliado para combater a insônia, graças às suas propriedades sedativas, agindo diretamente no sistema nervoso.
Todavia, o vapor liberado pela infusão do chá de camomila, também atua reduzindo os níveis de estresse. Confira o modo de preparo.
Ingredientes:
- 1 punhado de flor de camomila;
- 250 ml de água fervente.
Como preparar:
Embebede as flores em água corrente e seque utilizando papel toalha. Depois, coloque as flores na água fervente e deixe em infusão por no máximo 10 minutos. Coe o preparo e beba após esfriar.
Importante ressaltar que gestantes e crianças não devem usar os preparos sem a prescrição de um médico.
Chá de camomila para tratar má digestão
É comum sentir queimação e azia ao comer determinados alimentos. Por isso o chá de camomila pode ser muito útil para aliviar a má digestão. A mistura da camomila com a erva-doce e raiz de alteia, acalma o estômago e reduz a acidez no estomacal.
Ingredientes:
- 1 colher de (chá) de camomila seca;
- 1 colher de (chá) de semente de erva-doce;
- 1 colher de (chá) de raiz de alteia picada;
- 500 ml de água fervente.
Como preparar:
Adicione todas as ervas junto com a água fervente e deixe em infusão por 5 minutos. Após isso, pode coar e beber. O chá pode ser bebido de 2 a 3 vezes por dia.
Chá de Camomila para desinchar os olhos
Não teve uma noite de sono muito boa e acordou com os olhos inchados? Não se preocupe, o chá de camomila pode ser aplicado nos olhos para refrescar e reduzir o inchaço.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de camomila seca;
- 1 colher (sopa) de semente de funcho esmagada;
- 1 colher (sopa) de sabugueiro seca;
- 500ml de água fervente.
Como preparar:
Coloque todas as ervas na água fervente e deixe o preparo em infusão por 10 minutos. Depois de coar, coloque o preparo na geladeira até esfriar.
A bebida pode ser aplicada nos olhos fechados durante 10 minutos, pressionando suavemente com um pano macio.
O chá de camomila possui efeitos colaterais?
Primeiramente é importante frisar que cada organismo reage de uma forma às ervas. Contudo, é possível que a pessoa sinta náuseas e talvez uma irritação na pele, especialmente se usada em quantidades maiores do que a indicada.
Apesar de ser incomum, a camomila pode causar reações alérgicas graves que precisam ser avaliadas por um médico. Nesse caso, é preciso interromper o tratamento e buscar ajuda o mais rápido possível.
Para quem o chá de camomila é contraindicado
Os preparos à base de camomila não devem ser usados por pessoas alérgicas à camomila ou a outras plantas medicinais da mesma família, tal como crisântemo, margarida, por exemplo.
Aliás, a camomila não deve ser usada por pessoas com distúrbios de coagulação do sangue ou que estejam em tratamento para esse problema, pois pode aumentar o risco de hemorragias.
Quais as formas de usar a camomila
Além do preparo convencional do chá, a camomila também pode ser usada na forma de inalações, banhos de assento e pomadas, como veremos a seguir.
Inalação com camomila
Realizar inalação com camomila é um ótimo remédio para resfriados ou crises de sinusite graças às suas propriedades calmantes. Além do mais, o vapor aquece e umedece as vias respiratórias, aliviando os sintomas de nariz congestionado.
Entretanto, a inalação em crianças só deve ser feita com a supervisão de um adulto e sempre prescrita por um médico. Para a inalação é preciso:
- 6 colheres (chá) de flor camomila seca;
- 2 litros de água.
Como preparar:
Ferva a água e adicione as flores de camomila. Deixe em infusão de 5 a 10 minutos; em seguida, coloque o rosto sobre a tigela e cubra a cabeça com uma toalha para inalar o vapor. Inale o vapor por até 10 minutos; repita de 2 a 3 vezes ao dia.
Banho de assento com camomila
Como já vimos, os preparos com camomila possuem ação antibacteriana, podendo ser usada em banhos de assento para tratar candidíase, por exemplo, e aliviando os sintomas de coceira, inchaço e irritação.
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de camomila seca;
- 1 litro de água.
Como preparar:
Ferva a água junto com a camomila. Coe a infusão e deixe esfriar; faça o banho de assento colocando a mistura em uma bacia, por 5 minutos, pelo menos 1 vez ao dia.
Pomada de camomila
A pomada de camomila é anti-inflamatória e calmante, e pode ser usada em casos de irritação na pele, assaduras ou queimadura de sol, por exemplo.
Ingredientes:
- 5 g de cera de abelha;
- 45 ml de óleo de oliva, óleo de coco ou óleo de amêndoas;
- 4 colheres (chá) de flor de camomila seca e picada.
Como preparar:
Coloque a cera de abelha e o óleo em uma panela em banho maria até a mistura estar líquida. Desligue o fogo e adicione as flores de camomila. Deixe os ingredientes em infusão por 2 horas. Antes de esfriar, coar a mistura.
Guarde a mistura em um recipiente de vidro limpo e seco com tampa. Mantenha o vidro em um local seco e arejado, longe da luz. A pomada pode ser usada até 1 ano depois de feita, e usada de 2 a 3 vezes ao dia.
Curiosidades gerais
Agora que já vimos a grande lista de benefícios e formas de usar o chá de camomila na nossa rotina, vamos listar algumas curiosidades sobre essa planta tão famosa na casa dos brasileiros.
- Nome científico: Matricaria recutita L.
- Sinonímia Científica: M. Chamomilla; M. Courrantiana.
- Nome popular: Camomila, camomila-alemã, camomila-comum, camomila-húngara, macela-nobre, margaça, matricaria.
- Família: Arastaceae
- Composição Química: óleos essenciais, sesquiterpenos, azulenos (camazuleno), lactonas sesquiterpênicas, flavonóides, cumarinas, taninos, ácidos fenólicos, angélicos, mucossacarídeos, matricina, resinas, taninos, princípios amargos, mucilagens, polissacarídeos, éteres bicíclicos, ácidos orgânicos, vitamina c.
A Camomila é uma planta herbácea conhecida desde os tempos antigos, pelos muito usada pelos egípcios, gregos e romanos, graças às suas propriedades medicinais, cosméticas e aromáticas.
Sua estrutura possui caule ereto e ramificado, de pequeno porte, com cerca de 30 a 50 cm. Suas folhas são verdes e lisas na página superior.
A camomila é uma planta extremamente versátil, que pode ser utilizada no paisagismo, pois adiciona um ar alegre e campestre aos canteiros, com aroma suave, delicado e doce.
Todavia, a camomila é indispensável nos canteiros de casa, exercendo papel importante como repelente de insetos, além de ser uma ótima companhia para outras plantas.
Seu chá é um dos mais usados, devido às propriedades calmantes e digestivas, os efeitos cicatrizantes, e por ajudar a clarear manchas na pele e até cabelo.
Perguntas Frequentes
Apesar de muito conhecida, é comum algumas pessoas terem dúvidas sobre a composição da planta e seu uso. Por isso, listamos algumas perguntas feitas com frequência pelos curiosos.
Quanto tempo dura o efeito do chá de camomila?
Inicialmente, é ideal beber o chá logo após seu preparo. Porém, a bebida conserva substâncias importantes para o organismo por até 24 horas após o preparo. Após isso, as perdas são consideráveis.
Posso tomar chá de camomila todas as noites?
O chá de camomila auxilia na redução da ansiedade e na qualidade do sono, pois a planta possui glicerina, uma substância com efeito calmante que atua nos nervos e ajuda a dormir.
Entretanto, tudo que é consumido em excesso pode fazer mal. Por isso, é interessante fazer o consumo do chá com um intervalo de tempo. Por exemplo, tomara durante 10 dias seguidos, depois suspender o uso por 5 dias, pelo menos.
Quantas vezes por dia posso tomar chá de camomila?
Chegando ao final deste artigo e levando em consideração todas as informações compartilhadas, fica claro que não se deve abusar do uso de chás.
Contudo, é indicado tomar de 3 a 4 xícaras por dia, para evitar qualquer tipo de intoxicação. Você pode beber uma xícara pela manhã, uma à tarde e uma à noite. Essa dose é suficiente para aproveitar todos os benefícios do chá de camomila.