Potente remédio natural, o chá de gengibre garante inúmeros benefícios à saúde, como prevenir e curar doenças, estimular o bom funcionamento do organismo, além de ajudar no processo de emagrecimento.
A tradição de usar o gengibre para a saúde é milenar e ele pode ser consumido tanto em forma de chá, bem como pode ser adicionado à comida, trazendo um sabor marcante.
O chá de gengibre possui em sua composição gingerol, paradol e zingerona, ativos químicos naturais que agem no corpo combatendo a dor de garganta, a gripe e outros sintomas do trato gastrointestinal, como náuseas, cólicas e vômitos.
Além disso, o chá de gengibre é ainda um eficiente antioxidante e anti-inflamatório natural, sendo capaz de favorecer a prevenção de doenças graves como o câncer, a diabetes e a artrite.
Possui também ativos termogênicos e diuréticos que aceleram o metabolismo e diminuem a retenção de líquidos, favorecendo a queima de gordura e proporcionando o emagrecimento.
Para fazer o chá de gengibre, normalmente utiliza-se a raiz de gengibre fresca ou o gengibre em pó, que podem ser fervidos em água ou em leite.
Você também pode adicionar ao chá de gengibre outros ingredientes naturais como o limão, a cúrcuma ou a canela, que aumentarão potencialmente as capacidades nutritivas da bebida.
Para aprender quais combinações de ingredientes deixam o chá de gengibre mais nutritivo e para entender todos os benefícios da ingestão diária do chá de gengibre à saúde, continue lendo.
O que é o chá de gengibre?
Um dos ingredientes mais comuns do mundo, o gengibre faz parte de inúmeras culturas devido ao seu sabor versátil e às suas propriedades medicinais.
Ele é composto de várias substâncias bioativas que possuem poder curativo, ajudando o corpo a combater vários problemas de saúde.
Sendo assim, fazer um chá de gengibre quando se está resfriado ou com dor de garganta é algo cultural e comum, que normalmente aprendemos com os amigos e familiares.
E, apesar de se tratar de um conhecimento popular, o chá de gengibre comprovadamente traz inúmeros benefícios à saúde, podendo ser usado inclusive para ajudar na prevenção do câncer.
Alguns dos principais benefícios do consumo do chá de gengibre incluem:
- Ação antibacteriana e desintoxicante;
- Melhora o desempenho do sistema circulatório, respiratório e digestivo;
- Combate à obesidade, favorecendo o processo de emagrecimento;
- Acelera o metabolismo, sendo um termogênico natural;
- Um potente antiespasmódico, combatendo a náusea, os enjoos, o vômito, a azia, a indigestão e os gases;
- Ajuda a aliviar as dores recorrentes da artrite, desinflamando as articulações;
- Alivia as dores musculares;
- Previne e trata o mau hálito;
- Auxilia no equilíbrio da pressão arterial, garantindo assim mais saúde ao coração e prevenindo doenças cardíacas.
Entretanto, além do chá de gengibre, o gengibre pode ser usado de inúmeras outras maneiras para que seus benefícios sejam aproveitados.
Veja algumas formas em que você pode encontrar o gengibre:
- Gengibre fresco;
- Gengibre em conserva;
- Gengibre em pó;
- Gengibre seco;
- Gengibre cristalizado;
- Gengibre preservado.
Além disso, o gengibre está disponível também em cápsulas, em tinturas, em extratos, em tablets e em chás industrializados.
Resumo: O gengibre é uma planta medicinal muito comum e amplamente utilizada pela medicina popular para ajudar a prevenir e curar doenças, como a gripe, por exemplo. Além disso, ele traz vários benefícios à saúde e pode ser consumido de diversas formas.
Principais benefícios do chá de gengibre para a saúde
Confira abaixo alguns dos principais benefícios para a saúde de beber o chá de gengibre.
O chá de gengibre é um potente antiespasmódico
O chá de gengibre é um potente antiespasmódico, ajudando a aliviar os sintomas de enjoo, náuseas, tonturas, vômitos e calafrios.
Uma pesquisa realizada em 1988 com oitenta cadetes navais que não eram acostumados a viajar em mares agitados demonstrou que sintomas como vômitos e sudorese fria eram significativamente reduzidos se os cadetes administrassem um grama de gengibre em pó.
Embora os estudos realizados para entender o funcionamento do chá de gengibre no organismo tenham sido inconclusivos, os pesquisadores apontam que certos compostos do gengibre atuam inibindo a ação do centro do vômito no cérebro.
Portanto, ainda que as pesquisas atuais sejam limitadas, recomenda-se o uso do chá de gengibre para o tratamento de náuseas ou qualquer um destes sintomas.
Você pode utilizar o chá de gengibre para aliviar os efeitos colaterais da quimioterapia
Alguns especialistas afirmam que o gingerol – composto bioativo do chá de gengibre – consegue aliviar as náuseas causadas por quimioterapias e por certo procedimentos cirúrgicos.
Além disso, o chá de gengibre também se mostrou eficaz para aliviar os enjoos matinais comuns durante o período de gravidez.
Portanto, uma vez que a maioria dos remédios disponíveis é contra indicado para grávidas e para pacientes em recuperação da quimioterapia, o chá de gengibre se torna uma alternativa natural, barata e igualmente eficiente para tratar os incômodos sintomas da gravidez e da quimioterapia.
Um estudo realizado com noventa e duas mulheres pôde comprovar que o gengibre é mais eficaz na prevenção de náuseas e de vômitos pós-operatórios causados pela anestesia geral quando comparado a um medicamento padrão.
Inclusive, a maioria dos remédios sintéticos anti-náuseas que encontramos nas farmácias possui o gengibre em sua composição química.
Entretanto, o gengibre pode interferir na coagulação sanguínea. Por isso, é importante consultar um profissional da saúde antes de tomar o chá de gengibre, seja durante a gravidez ou após realizar quimioterapia, ou algum procedimento cirúrgico.
Chá de gengibre para auxiliar no controle da pressão arterial, melhorando a saúde do coração
Alguns estudos científicos sugerem que consumir gengibre em doses diárias (entre dois e seis gramas) pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas.
Alguns dos benefícios do chá de gengibre na saúde do coração incluem:
- Redução e controle da pressão arterial;
- Prevenção de ataques cardíacos;
- Prevenção da formação de coágulos sanguíneos;
- Alívio da azia;
- Redução dos níveis do colesterol ruim no sangue;
- Proporciona uma circulação sanguínea mais saudável.
O chá de gengibre auxilia no controle do peso e nos níveis de açúcar no sangue
Várias pesquisas demonstram que a ingestão do chá de gengibre tem efeitos benéficos no controle do peso e do açúcar no sangue.
Dessa forma, a ingestão do chá de gengibre irá auxiliar no processo de emagrecimento, além de evitar a ocorrência de problemas graves de saúde como a obesidade e doenças que estão relacionadas ao aumento problemático de gordura no corpo.
Entenda como o chá de gengibre pode ajudar no emagrecimento:
- Atua aumentando a termogênese (produção de calor no organismo), auxiliando na queima natural de gordura;
- Aumenta a energia do corpo, outro fator que também auxilia na queima de gordura, além de te dar mais disposição para as atividades físicas;
- Inibe o armazenamento de gordura;
- Inibe a absorção de gordura;
- Ajuda a controlar o apetite, reduzindo significativamente episódios de compulsão.
O chá de gengibre também se mostrou útil para melhorar o controle do açúcar no sangue em pessoas que têm diabetes do tipo dois e obesidade.
Isso acontece porque o chá de gengibre é capaz de reduzir os níveis de insulina em jejum, além de reduzir também a hemoglobina A1C e os triglicerídeos.
A hemoglobina A1C, também chamada hemoglobina glicada ou hemoglobina glicosada é um indicativo dos níveis de açúcar no sangue nos últimos dois ou três meses. É através desse composto sanguíneo que é possível medir a probabilidade do indivíduo desenvolver diabetes tipo dois.
Portanto, se você está preocupado com os níveis de glicose no seu sangue ou se fez algum exame de sangue e o diagnóstico foi de pré-diabetes, veja algumas alternativas para controlar o açúcar no sangue:
- Ingerir cerca de 200ml de chá de gengibre diariamente;
- Reduzir os alimentos de alto índice glicêmico, além de controlar a alimentação, aumentando o consumo de alimentos saudáveis;
- Praticar exercícios físicos regularmente, como a musculação;
- Consultar um médico especialista, como um endocrinologista e um nutricionista.
Potente analgésico e anti-inflamatório natural feito com chá de gengibre
Uma das características mais conhecidas do chá de gengibre é o seu potencial anti-inflamatório.
O chá de gengibre foi utilizado por vários séculos para tratar a inflamação e agora, além da medicina popular, a medicina científica apoia o seu uso.
Estudos demostram que os compostos bioativos do chá de gengibre como o gingerol, por exemplo, ajudam a reduzir significativamente a inflamação no corpo.
Os estudos buscam entender particularmente os efeitos do chá de gengibre para o alívio das dores da artrite no joelho.
O chá de gengibre também pode ajudar a amenizar as cólicas menstruais, especialmente caso seja ingerido no início do período menstrual. Inclusive, pesquisas já comprovaram que o chá de gengibre é melhor ou igualmente eficaz aos medicamentos de venda livre para alívio da dor.
Consumir o chá de gengibre pode ajudar na prevenção do câncer
Devido sua composição bioativa, algumas pesquisas conseguiram demonstrar que o chá de gengibre pode ajudar a prevenir o câncer.
Estudos realizados em tubos de ensaio mostraram que os componentes químicos do chá de gengibre – gingerol e paradol – conseguem prevenir, através da morte das células infectadas, a multiplicação e o crescimento de células cancerígenas.
Outros estudos também realizados em tubos de ensaio mostraram que o chá de gengibre pode afetar vários tipos diferentes de células cancerígenas, incluindo as células do câncer de pâncreas, de cólon, de reto, de próstata e de pulmão.
Os resultados das pesquisas feitas são promissores. Por isso, mais estudos serão feitos para entender melhor os efeitos do chá de gengibre no combate ao câncer em humanos.
Você pode proteger o seu cérebro consumindo chá de gengibre
Cientistas e neurocientistas estudaram os efeitos neuroprotetores do gengibre contra o estresse oxidativo (excesso de radicais livres no sistema protetor intrínseco de cada célula) e a inflamação.
É importante salientar que o estresse oxidativo e a inflamação são dois fatores que desempenham papel decisivo no desenvolvimento de doenças degenerativas do cérebro, como a doença de Alzheimer, por exemplo.
Estudos realizados em animais observaram que as propriedades antioxidantes do gingerol e do paradol (componentes bioativos do chá de gengibre) podem oferecer neuro proteção contra o declínio das atividades cerebrais associadas ao envelhecimento.
Além disso, outros estudos que foram feitos em tubos de ensaios sugeriram que o extrato de gengibre pode aumentar a sobrevivência celular contra uma proteína que está intimamente ligada ao Alzheimer, a beta-amilóide.
A beta-amilóide pode ainda, induzir toxicidade nas células cerebrais.
Resumo: Os compostos inerentes do chá de gengibre, como o gingerol, podem oferecer inúmeros benefícios ao corpo, como alívio das náuseas, das dores e da inflamação, além de promover a saúde do coração e de combater o câncer e a diabetes.
Possíveis desvantagens do consumo de chá de gengibre
É pouco provável que o consumo do chá de gengibre causa efeitos colaterais significativos ou graves.
O gengibre e o chá de gengibre são reconhecidos como seguro de acordo com diversos departamentos de saúde de vários países, inclusive sendo recomendado para quem está grávida ou está amamentando.
Normalmente, os órgãos governamentais responsáveis pela fiscalização da saúde e da comida afirmam que é seguro consumir até quatro gramas de gengibre diariamente.
No entanto, é preciso ficar atento, pois os estudos disponíveis sobre os valores seguros do consumo de chá de gengibre diariamente são limitados.
E, embora não haja consenso sobre uma dosagem correta de gengibre, estudos científicos e médicos recomendam uma dose diária e segura de mil miligramas de gengibre fresco.
Mil miligramas de gengibre fresco equivalem a:
- Uma colher de chá (5 ml) de extrato de gengibre ralado na hora;
- 2 ml de extrato líquido de gengibre;
- 4 xícaras (946 ml) de chá de gengibre industrializado;
- 2 colheres de chá (10 ml) de xarope de gengibre.
Entretanto, o chá de gengibre é normalmente menos concentrado que essas formas de gengibre citadas anteriormente.
E sendo assim, embora beber chá de gengibre possa ter efeitos colaterais, é muito pouco provável que você experimente qualquer um destes efeitos tomando chá de gengibre de uma a duas vezes ao dia.
Porém, caso você sinta algum efeito inesperado, suspenda o chá de gengibre e considere conversar com um profissional de saúde sobre os seus sintomas.
Alguns dos efeitos colaterais inesperados do consumo exagerado de gengibre podem incluir gases, inchaço, náusea, azia e refluxo. Outros sintomas também incluem diarreias e dores abdominais.
Além disso, como o gengibre e o chá de gengibre podem diminuir a pressão arterial e consequentemente, terem o efeito de afinamento do sangue, pessoas que usam medicação anticoagulante ou medicamentos para pressão arterial devem consultar um médico antes de consumir gengibre extra.
Ainda que sejam relatados possíveis efeitos ao ingerir gengibre, certos sintomas ou sensações são considerados normais ao ingerir alguns alimentos.
Resumo: Pessoas que ingerem altas quantidades de gengibre ou que bebem muitos copos de chá de gengibre ao dia podem experimentar sintomas como gases, inchaço, azia e náusea. Médicos e estudos recomendam a ingestão de uma a duas xícaras ao dia de chá de gengibre industrializado.
Receita de chá de gengibre
Para manter-se hidratado e cuidar da sua saúde, confira esta receita para fazer o seu próprio chá de gengibre de forma simples.
O chá de gengibre pode ser feito com água ou com leite. Ensinaremos às duas formas abaixo.
Ingredientes:
- 4 a 6 fatias de gengibre cru descascado (caso queira um chá de gengibre mais forte, adicione mais duas fatias);
- 2 xícaras ou 473 ml de água;
- 2 xícaras ou 473 ml de leite;
- Suco de meio limão;
- Mel ou outro adoçante a gosto (opcional).
Modo de preparo com água:
- Comece lavando e esfregando bem a raiz do gengibre. Em seguida, descasque e corte o gengibre em fatias.
- Encha uma panela média com a água e coloque dentro as fatias de gengibre.
- Ao levantar fervura, deixe cozinhar por mais dez ou vinte minutos. Caso tenha preferência por um sabor mais picante, deixe o chá cozinhar por mais tempo.
- Retire a panela do fogo e adicione em seguida o suco de limão.
- Caso queira, adoce com mel ou outro adoçante.
- Sirva em sua caneca favorita.
Modo de preparo com leite:
- Comece lavando e esfregando bem a raiz do gengibre. Em seguida, descasque e corte o gengibre em fatias.
- Encha uma panela média com 1 xícara (237 ml) de água e coloque dentro as fatias do gengibre.
- Deixe ferver por dez minutos.
- Retire do fogo e adicione as xícaras de leite.
- Coloque a panela de volta no fogão, ligue o fogo e deixe ferver suavemente o leite e o gengibre por cerca de 5 minutos.
- Sirva em sua caneca favorita.
Veja um vídeo de como preparar o chá de gengibre
Resumo: Para fazer seu chá de gengibre em casa é preciso apenas ferver algumas fatias de gengibre em água, adicionar suco de meio limão e adoçar com mel.
Desejando uma xícara de chá de gengibre durante um mês quente de verão?
Experimente isso hoje: prepare o chá de gengibre e deixe esfriar à temperatura ambiente, depois coloque um pouco de gelo e leite para uma bebida refrescante e nutritiva.
Perguntas frequentes sobre a ingestão do chá de gengibre
Confira abaixo algumas perguntas frequentes sobre a ingestão de chá de gengibre que podem orientá-lo, caso você tenha dúvidas se deve inseri-lo ou não na sua rotina:
É seguro beber chá de gengibre todos os dias?
Sim, estudos e médicos afirmam que o gengibre é um alimento conhecido por ser seguro e por não trazer malefícios à saúde.
A orientação é que a ingestão de gengibre não ultrapasse quatro gramas ao dia e no caso do chá, a orientação é de duas a quatro xícaras (no máximo) de chá de gengibre ao dia.
Posso beber chá de gengibre antes de dormir?
Sim. O chá de gengibre é um tipo de chá que não contém cafeína em sua composição. Por isso, não irá refletir no seu sono.
Dessa forma, uma xícara de chá de gengibre antes de dormir pode te ajudar a relaxar e a se sentir confortável.
Qual é a melhor hora para beber chá de gengibre?
Não tem hora certa para beber o chá de gengibre, você pode tomá-lo em qualquer momento.
Indicamos que você tome sua xícara de chá de gengibre logo pela manhã ou antes de dormir, para que você se sinta confortável e relaxado.
O que o chá de gengibre faz com o corpo?
O gengibre é rico em compostos bioativos que trazem inúmeros efeitos benéficos para a saúde de todo o organismo.
O chá de gengibre tem potencial antioxidante, anti-diabetes, anti-inflamatório, anticancerígeno, além de auxiliar a perda de peso e de possuir efeitos protetores do cérebro e do coração.
Resumo: O chá de gengibre é um tipo de chá que não possui cafeína e traz inúmeros benefícios potenciais para a saúde. É seguro e recomendável consumi-lo a qualquer hora do dia.
Conclusão
O chá de gengibre é, portanto, uma maneira simples, fácil, deliciosa e totalmente natural de promover saúde e o bom funcionamento do organismo.
Isso porque, além de oferecer muitos benefícios para a saúde, o chá de gengibre é fácil e acessível de ser preparado em casa.
Se você está se sentindo mal ou simplesmente desejando uma bebida quentinha para relaxar, uma xícara de chá de gengibre é uma ótima opção, pois além do sabor delicioso, você estará bebendo uma mistura de saúde.