Ajuda Corporal

saúde e bem estar

Chá de hibisco para emagrecer: confira os 5 benefícios para a perda de peso do chá

O uso diário do chá de hibisco para emagrecer é um ótimo potencializador na luta contra a perda de peso e ajuda a prevenir a obesidade. De acordo com alguns estudos, seus componentes causam diversos efeitos no organismo, dentre eles estão polifenóis, antocianinas, compostos fenólicos e flavonoides.

O chá de hibisco ajuda a emagrecer

O hibisco é uma boa estratégia para tentar acelerar o processo de emagrecimento, mas além disso, também se deve apostar nos alimentos ricos em nutrientes e evitar ao máximo tudo que contenha açúcares e gordura, pois assim é possível garantir os benefícios e efeitos no organismo do hibisco. 

Além disso, o chá de hibisco para emagrecer também poderia regular o apetite, já que também poderia influenciar em alguns hormônios relacionados com esse processo, como a grelina e a leptina.

Evitar o acúmulo de gordura com chá de hibisco

O chá de hibisco consegue reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros, e quanto mais adipócitos, mais gordura no corpo.

Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e quadris.

Ainda não está claro qual é a substância presente na bebida responsável pelo benefício. Porém, acredita-se que a ação antioxidante dos flavonoides antocianina e quercetina contribui para reduzir o depósito de gordura.

O mesmo estudo comparou o chá de hibisco com o chá preto e observou que o primeiro é mais eficiente para o combate do colesterol do que o segundo (1).

Isto porque o preto apenas aumentou o HDL, mas diminuiu o LDL. O chá de hibisco é tão interessante para pessoas que possuem problemas com os níveis de colesterol por ser rica em substâncias com ação antioxidante.

Outra pesquisa publicada pela Planta Medica, da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, concluiu que o chá de hibisco para emagrecer age na aldosterona, hormônio secretado pelas suprarrenais e que regula o balanço eletrolítico do organismo favorecendo a ação diurética. Ainda não foram identificados quais nutrientes da planta proporcionam o benefício (2).

Ação diurética do chá de hibisco

O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos.

Com isso, por uma diminuição da retenção de líquidos, o chá de hibisco contribui para um melhor funcionamento do corpo e melhor distribuição da água em níveis moleculares.

Um corpo com menos água retida é muito mais saudável e proporciona uma maior facilidade quando falamos sobre perda de peso.

Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, observou que o flavonoide quercetina presente no chá de hibisco para emagrecer é um dos nutrientes que ajuda a proporcionar esta ação.

Controlar a pressão arterial com hibisco

Um estudo publicado no Journal of Nutrition concluiu que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. A pesquisa contou com 65 pacientes que tiveram os níveis de pressão arterial reduzidos.

Os estudiosos acreditam que alguns flavonoides presentes no chá de hibisco para emagrecer proporcionariam este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial. A isto se soma o seu efeito diurético, que também baixa a pressão.

Controlar o colesterol com chá de hibisco

Estudos médicos têm mostrado que níveis elevados de colesterol LDL estão associados com um risco aumentado de desenvolver placas nas artérias coronárias, os vasos que irrigam o coração, enquanto níveis elevados de colesterol HDL reduzem esse risco.

Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine feito com 53 pacientes portadores de diabetes concluiu que o consumo do chá de hibisco contribui para a diminuição do colesterol ruim, LDL, e aumento do colesterol bom, HDL. A bebida diminuiu o colesterol LDL em 8% e aumentou o HDL em 16,7%.

Lembrando que não havendo o controle dos níveis do colesterol ocorre risco de doenças cardiovasculares, pressão alta e entupimento das veias, podendo causar infarto e derrame (AVC).

Cuidados com o consumo do chá de hibisco para emagrecer

Como o chá de hibisco para emagrecer é derivado de uma flor, não possui muitos efeitos colaterais. O uso excessivo é o principal vilão quando falamos de possíveis malefícios do consumo.

Para conseguir o efeito do emagrecimento, o ideal é consumir 200 ml ao dia e alternar com uma dieta balanceada, vamos às dicas:

  • Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar
  • Além do chá de hibisco para emagrecer, beba pelo menos 2 litros por dia
  • Invista na salada. Ela ajuda a enganar o estômago e comer menos nas refeições. Procure verduras e legumes que você goste e não sejam muito calóricos
  • Prefira os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem danado para o seu organismo
  • Evite a ingestão de sal e alimentos com muito sódio, que favorecem a retenção de líquidos
  • Prefira preparações menos calóricas, como assados, cozidos ou a vapor. Alimentos gratinados, fritos, à parmegiana ou à milanesa devem ser evitados
  • Durma bem. Durante o sono, nosso organismo produz a leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade durante todo o dia.

Como preparar e consumir o chá de hibisco

Para fazer o chá de hibisco para emagrecer e manter as propriedades da flor, deve-se colocar a água para ferver e, quando começar a levantar fervura, deve-se apagar o fogo.

A seguir deve-se acrescentar as flores de hibisco, tampar o recipiente e deixar repousar por 10 minutos antes de coar e beber.

A proporção correta de hibisco e água é:

  • 2 colheres de sopa de flor de hibisco seca;
  • 300 ml de água fervente.

Receitas saborosas com chá de hibisco

Chá de hibisco com canela:

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de hibisco;
  • canela em pau.

Modo de preparo:

Ferva 250 ml de água e desligue o fogo. Em seguida, acrescente a flor de hibisco e a canela. Deixe tampado por 5 minutos em infusão e coe. Basta consumir quente ou morno.

Picolé de iogurte, amora e chá de hibisco

Ingredientes:

  • 1 pote de iogurte natural desnatado;
  • 2 xícaras de amoras ou outra fruta vermelha;
  • 150 ml de chá de hibisco;
  • mel ou açúcar orgânico a gosto;
  • 1 colher de sopa de semente de chia

Modo de preparo:

Prepare o chá de hibisco para emagrecer, colocando em água quente, mas não fervente.

Leve o chá pronto e 1 xícara de frutas vermelhas para cozinhar, deixe ferver até engrossar. Retire, reserve e misture com a semente de chia. Misture o iogurte com essa calda, até ficar homogêneo.

Em forminhas de gelo ou próprias de picolé, faça camada de iogurte e 1 de amoras frescas inteiras ou amasse um pouco. Se for fazer como picolé, coloque os pauzinhos e leve ao congelador.

Para desenformar, retire antes do congelador e mergulhe em água.

Refrigerante saudável de chá de hibisco

Cada copo de 240 ml deste refrigerante tem apenas 14 calorias, e uma boa dica é tomá-lo durante o almoço ou o jantar.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de hibisco;
  • Água com gás.

Modo de preparo:

Fazer o chá de hibisco para emagrecer utilizando 3 colheres de sopa de hibisco seco para 500 ml de água.

Deixar a água iniciar a fervura, desligar o fogo e adicionar o hibisco, tampando a panela por 5 minutos. Colocar o chá na geladeira e quando for beber, encher ⅓ do copo com chá e completar o restante com a água com gás.

Fontes

  1. UYEDA, Mari. Hibisco e o processo de emagrecimento: uma revisão da literatura. Saúde em Foco. Ed, v. 7, 2015.
  2. JIMÉNEZ-FERRER, Enrique et al. Diuretic effect of compounds from Hibiscus sabdariffa by modulation of the aldosterone activityPlanta medica, v. 78, n. 18, p. 1893-1898, 2012.
Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: