Ajuda Corporal

saúde e bem estar

Chá para Infecção Urinária: 8 ervas e suplementos naturais para tratar a infecção

Um chá para infecção urinária pode ser uma boa opção para evitar ou tratar infecções leves no trato urinário. Qualquer pessoa pode ter infecção urinária, porém mulheres têm maior tendência a desenvolver a infecção em comparação com os homens em virtude da anatomia feminina.

Em todo o mundo, infecções no trato urinário é a maior causa de infecções a acometer as pessoas.

As infecções urinárias podem ser divididas em dois casos dependendo da região afetada.

  • As que atingem a bexiga e a uretra são do trato urinário inferior sendo geralmente o local onde a infecção é iniciada.
  • A infecção também pode estar acometendo órgãos do trato urinário superior, ureteres e rins, nesse caso ela já se encontra em grau mais grave sendo necessário o início imediato do uso de antibióticos para conter as bactérias do local

Os sintomas mais comuns associados as infecções urinárias de acordo com estudos são:

  • sensação de queimação ao urinar
  • vontades frequentes e intensas de urinar
  • urina turva, escura ou com sangue
  • febre e fadiga
  • dor na pelve, abdomen inferior ou nas costas

As infecções no trato urinário são na maioria dos casos tratadas com antibióticos, mas também pode ser usado um chá para infecção urinária no caso de infecções leves ou para evita-las.

Mas por ser comum a recorrência da infecção, muitos pacientes fazem uso excessivo desses medicamentos permitindo o favorecimento a longo prazo de danos às bactérias normais e saudáveis do trato urinário, bem como o desenvolvimento de cepas de bactérias resistentes a antibióticos.

Existem alternativas naturais para prevenir que as bactérias se alojem e causem novas infecções em pessoas que experimentam elas de maneira recorrente.

Pesquisas sugerem que 42% das infecções urinárias de grau leve e sem complicações podem ser resolvidas sem o uso de antibiótico.

Neste artigo trabalharemos 8 opções de ervas e suplementos naturais que ajudarão a prevenir e tratar infecções urinárias de grau leve.

Mas não se esqueça de consultar um médico o mais rápido possível caso suspeite de uma infecção urinária. 

O que pode parecer leve inicialmente tem potencial de ser fatal caso haja a demora na inicialização de um tratamento para infecção urinária.

Chá para infecção urinária feito com Cranberry

Sucos, extratos e outros produtos à base de cranberries estão como um dos tratamentos mais populares para infecções no trato urinário.

Apesar de ser uma fruta difícil de ser encontrada nos mercados brasileiros, o chá para infecção urinária à base de cranberry pode ser encontrado facilmente em lojas online e em farmácias.

A popularidade vem da associação de vários compostos preventivos das infecções presentes na frutas, como D-manose, ácido hipúrico e antocianinas que desempenham um papel de dificultação da aderência das bactérias infecciosas no trato urinário, dificultando a capacidade de causar infecção.

Em análises feitas em tubos de ensaio foram encontrados resultados promissores referentes à prevenção das infecções, no entanto, pesquisas em humanos não demonstraram a mesma eficácia.

Em 2012 foram revisadas boa parte das pesquisas feitas com produtos que continham a fruta como base evidenciando a ausência de provas suficientes que comprovem o real efeito preventivo da cranberry para infecções urinárias, sendo difícil tirar conclusões sobre o assunto.

Além disso, muitos estudos foram mal conduzidos por não adotar dosagens padrões e fazer uso de tipos diferentes de produtos em uma mesma pesquisa.

Em 2019 novos estudos foram feitos provando que o tratamento feito com D-manose e antibiótico fosfomicina foram mais eficazes que os tratamentos com cranberry para a prevenção de infecções.

Sucos e suplementos de cranberry são seguros para o consumo feito pela maioria das pessoas mas algumas estão sujeitas a efeitos colaterais como dores no estômago.

De acordo com estudos, a longo prazo o consumo de suplementos a base de cranberry pode aumentar o risco de desenvolver cálculos renais, aumento de peso desnecessário, e caso for usado grandes doses desse suplemento pode haver interação medicamentosa com afinadores de sangue prejudicando o bem estar do paciente.

Resumo: é muito comum o uso de sucos e outros produtos que tenham cranberry em sua base para prevenção e tratamento de infecções urinárias, no entanto estudos não comprovaram sua eficácia, sendo necessário mais pesquisas para compreensão do desempenho deles em humanos no tratamento de infecções do trato urinário.

Chá para Infecção Urinária ou Suplemento de Uva Ursi (folha de uva-ursina)

Derivada de um tipo de arbusto selvagem que cresce em várias partes da Europa, Ásia e América do Norte, esta planta produz frutos que são a comida favorita dos ursos dando à árvore o apelido de fruto do urso.

Chá de uva ursi
Chá para infecção urinária de uva

Suas folhas foram usadas por séculos por povos tradicionais da região como remédio fitoterápico para infecções do trato urinário.

As folhas depois de colhidas podem ser secas e usadas para fazer bebidas como chás, e seus extratos podem ser consumidos em cápsulas ou comprimidos.

Estudos mais antigos feitos com 57 mulheres descobriu que seu uso associado à raiz de dentes-de-leão reduziu significativamente a recorrência de infecções urinárias.

No entanto, estudos mais recentes realizados com um grupo maior de pessoas não observou diferenças entre o tratamento com uva ursi e placebo.

As pesquisas modernas sobre o uso da folha para o tratamento de infecção no trato urinário ainda são muito limitadas.

Embora vários compostos presentes na planta como a arbutina que possui o maior potencial de cura de infecções por atuar como antibacteriano tenham sido descobertos, ainda são necessários mais estudos para comprovar a eficácia do chá para infecção urinária feito com folhas da planta de uva barsi.

As doses para o uso seguro da folha de uva ursi sugerida por pesquisas é de 200 a 840 mg de derivados de hidroquinona calculados com arbutina anidra.

No entanto, a longo prazo a segurança do consumo deste produto não foi estabelecida sendo indevido o uso da folha por mais de 1 a 2 semanas devido ao risco de danos ao fígado e aos rins.

Resumo: a uva ursi é um fitoterápico à base de plantas com fortes efeitos antimicrobianos que podem ajudar na prevenção de infecções de urina. O uso prolongado dessa planta pode causar problemas renais e no fígado.

Chá de Alho pode ajudar no tratamento da infecção urinária

Usado principalmente em práticas culinárias, poucas pessoas conhecem que seus benefícios vão além de uma comida bem temperada.

Chá para infecção urinária feito com alho
Chá para infecção urinária feito com alho

Seu uso na medicina tradicional ao longo da história foi frequente no tratamento de doenças físicas incluindo fúngicas, virais e bacterianas devido ao seu enorme potencial de cura associado a seus compostos contendo enxofre e alicina, substância antibacteriana que combate principalmente a E. coli.

Por conta de seus efeitos antibacterianos, a erva tem sido usada como tratamento alternativo para infecções no trato urinário, faltando estudos bem desenhados que comprovam essa eficácia e determinam as doses ideais para prevenção de infecções.

O alimento pode ser consumido em sua forma inteira crua ou num chá para infecção urinária. Geralmente as doses suplementares são vendidas como extratos em forma de cápsulas e provavelmente são mais seguros para o consumo com fim fitoterápico.

Algumas pessoas apresentam reações alérgicas ao suplemento e devem encerrar seu uso, indivíduos com alergia a cebola e alho poró também possuem maior tendência ao desenvolvimento de reações alérgicas ao suplemento. 

As reações colaterais, de acordo com estudos, do uso de suplementos a base de alho mais comuns são azias, mau hálito e odor corporal.

Caso deseje tomar algum desses suplementos com extrato de alho converse antes com seu médico pois existem riscos de interação medicamentosa prejudicando outros tratamentos do paciente além de aumentar o risco de sangramentos.

Resumo: estudos em tubo de ensaio e relatos de casos sugerem efeitos antimicrobianos da erva propondo um efeito positivo sobre casos de infecção de urina, mas ainda são necessárias pesquisas que comprovem essa eficácia.

Chá verde para infecção urinária

Derivado das folhas de Camellia sinensis, suas folhas foram usadas por séculos pela medicina tradicional devido suas propriedades farmacológicas.

chá para infecção urinária
Chá para infecção urinária

O chá para infecção urinária feito com chá verde contém grande potencial antimicrobiano e anti-inflamatório por ser rico em compostos conhecidos como polifenóis.

Um deles, a epiganolocatequina (EGC), demonstrou potentes efeito contra bactérias E. coli as bactérias mais comuns em infecções de urina, além disso, estudos mostraram que o EGC melhora a eficiência de certos antibióticos usados no tratamento de infecções do trato urinário, mas ainda faltam estudos em humanos avaliando a capacidade do chá na prevenção e tratamento de infecções.

Uma xícara de 240 ml de chá verde preparado contém aproximadamente 150 mg de EGC. A pesquisa atual indica que 3 a 5 mg dessa substância já são suficientes para inibir o crescimento bacteriano no trato urinário, mas essa teoria ainda não foi comprovada em humanos.

A ingestão do chá verde para infecção urinária feita de maneira moderada é segura para a maioria das pessoas, mas por apresentar cafeína pode haver prejuízos ao sono como insônia e inquietação. 

Além disso, o consumo de cafeína pode piorar os sintomas físicos da doença, optando por um produto descafeinado será melhor aproveitado os benefícios das folhas sem os efeitos colaterais associados ao uso da cafeína.

Altas doses de suplementos de extratos de chá verde têm sido associados a problemas no fígado porém ainda não se sabe se existe de fato essa relação.

De qualquer maneira informe seu médico se estiver interessado em fazer uso desse suplemento caso tenha um histórico de função hepática prejudicada.

Resumo: estudos em tubos de ensaio e em animais comprovaram a existência de atividade antimicrobiana no consumo de chá verde, no entanto nenhum estudo em humanos comprovou esses resultados sendo necessário novos testes.

Chá de Salsa para tratar infecções urinárias

A salsa tem um efeito diurético que pode ajudar na eliminação das bactérias causadoras de infecção, todavia faltam estudos comprovando se o chá para infecção urinária de salsa pode prevenir as infecções.

chá para infecção urinária feito com Salsa
chá para infecção urinária feito com Salsa

relatos de receita de chá para infecção urinária feito com uma mistura de salsa, alho e extrato de cranberry que associados como um chá possuem efeitos preventivos, porém não há comprovações do caso.

Chá de Camomila pode ser associado para evitar infecções urinárias

O chá de camomila por possuir efeitos diuréticos, assim como a salsa, muitos associam a camomila a um fitoterápico capaz de prevenir infecções no trato urinário.

Ambos os vegetais possuem propriedades anti-inflamatória e anti bacterianas sendo usados para tratamento de diversas doenças físicas sendo ainda necessárias pesquisas mais conclusivas para comprovar seus efeitos na inibição do crescimento bacteriano no trato urinário.

Chá para infecção urinária feito com Hortelã

Hortelã, hortelã-pimenta e outros tipos de hortelãs selvagens são usados como chás para tratamento físico por vários anos pela medicina tradicional e às vezes essas bebidas são usadas como remédio natural para infecções de urina.

Pesquisas em laboratório descobriram compostos presentes nas folhas de hortelã com efeitos antibacterianos e até mesmo compostos que podem ajudar a reduzir a resistência bacteriana a medicamentos antibióticos.

No entanto, ainda hoje não existem estudos conclusivos sobre o efeito do chá para infecção urinária de menta para o combate de infecções urinárias.

Resumo: alguns chás para infecção urinária como salsa, camomila e hortelã podem ser usados para prevenção de infecções urinárias mas não existem evidências científicas fortes que comprovem sua eficiência nesses casos.

Suplemento à base de D-manose para tratar e prevenir infecção urinária

A substância D-manose é um tipo de açúcar que ocorre naturalmente em uma variedade de alimentos como cranberries, maçãs e laranjas.

É mais comum o consumo de D-manose em pó ou em comprimidos do D-mano quando usado para prevenir e tratar infecções urinárias.

Muitos especialistas acreditam que o açúcar inibe as bactérias infecciosas de se aderirem às células do trato urinário, facilitando sua eliminação pela urina e evitando a doença de se instalar no organismo, mas ainda não se sabe com exatidão se é desta forma que este suplemento atua.

Estudos forneceram dados promissores sobre os efeitos da D-manose na prevenção e tratamento de infecções urinárias e atualmente o suplemento é o mais indicado para evitar e tratar infecções urinárias.

Um estudo de 2016 avaliou seus efeitos em 43 mulheres com infecções urinárias ativas e recorrentes.

Nos primeiros três dias seriam administrados 1,5 grama do açúcar duas vezes ao dia aos participantes, seguida de uma dose diária de 1,5 grama pelos próximos 10 dias.

Após 15 dias, aproximadamente 90% das infecções foram resolvidas.

O estudo teve alguns equívocos em sua execução como a não adoção de um grupo controle e também por ter sido realizado com um contingente pequeno de pessoas a serem analisadas.

Em 2013 foi feito outro estudo, dessa vez com 308 pessoas expostas tanto ao uso do D-manose como ao uso de antibióticos, comparando com exatidão as diferenças entre os dois tratamentos.

Após meses os resultados revelam que o açúcar D-Manose foi tão eficaz quanto o antibiótico na prevenção da recorrência de infecções urinárias, porém com menos efeitos colaterais associados.

Por ser um tipo de açúcar, para pessoas com dificuldades de regulação de níveis de glicose sanguíneos, o tratamento pode não ser apropriado.

Atualmente, não existem evidências de uma dose ideal de D-manose para o tratamento, os testes ocorreram com doses de 1,5 a 2 gramas até 3 vezes ao dia e apesar de todos ocorrerem de maneira segura é necessário que novas pesquisas sejam realizadas.

Resumo: D-manose é um tipo de açúcar capaz de prevenir infecções no trato urinário impedindo que bactérias grudem nas células do sistema urinário. Mas ainda são necessários estudos para comprovar sua eficácia.

Escolha sempre produtos de alta qualidade

Frequentemente considerados seguros por serem de origem natural, muitos suplementos são utilizados de maneira descabida por parte das pessoas.

Assim como medicamentos modernos, esses suplementos apresentam compostos químicos que podem trazer efeitos colaterais quando usados incorretamente além de interações com medicamentos, prejudicando a saúde do paciente.

Tanto suplementos à base de alho quanto de cranberry podem interagir negativamente com medicamentos prescritos, além da uva ursi causar danos no fígado e nos rins quando usados por longos períodos.

Por isso, busque sempre orientação médica antes de iniciar um tratamento.

Além disso, os fabricantes de suplementos não são obrigados a provar a pureza de seus produtos sendo possível a utilização deles feita pelo consumidor com doses inadequadas ou com ingredientes contaminantes que não estão listados nos rótulos.

Para garantir que os suplementos são de alta qualidade sempre opte por marcas que foram testadas quanto à pureza por uma organização terceirizada.

Quando consultar um profissional de saúde

Caso você suspeite que está com uma infecção urinária, consulte seu médico o mais rápido possível pois infecções que começam como leves podem piorar rapidamente e se espalhar para outras partes do corpo, levando a graves problemas de saúde.

O profissional de saúde adapta e cria um plano seguro de tratamento eficaz para sua infecção.

Assim, não tente diagnosticar e tratar uma infecção urinária sem a orientação de uma profissional médico, comunique-se abertamente e informe seu médico se estiver interessado em experimentar alternativas a base de plantas ao convencional tratamento com antibióticos.

Conclusão do artigo

Infecções urinárias são as infecções bacterianas mais comuns em todo o mundo e costumam ser tratadas com antibióticos.

Todavia, reincidências são comuns levando ao uso excessivo de antibióticos que podem promover a morte futura das bactérias naturais do trato urinário assim permitem que mutações desenvolvem bactérias resistentes.

Suplementos e ervas naturais surgem como alternativa a esses casos ao prevenir reincidências e tratando infecções leves de maneira natural sem expor o organismo a medicamentos.

Embora naturais, esses suplementos podem ter efeitos colaterais no organismo do paciente e interagir com outros fármacos usados por ele, por isso é primordial que seu uso seja feito com acompanhamento médico.

Somente um profissional da saúde estará apto a montar um tratamento eficaz e que não prejudique seus pacientes.

Por isso, caso deseje usar um chá para infecção urinária, ou antibiótico, busque seu médico ou algum profissional da saúde capacitado e converse para que a melhor atitude possa ser tomada beneficiando a todos.

Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: