Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Chá verde: 10 benefícios baseados em evidências para a saúde

chá verde

Destacado como uma das bebidas mais saudáveis existentes, o chá verde contém em sua composição ativos químicos naturais que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, a diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer. 

O chá verde é extraído das folhas da Camellia sinensis, uma planta medicinal rica em ativos antioxidantes naturais, como as catequinas e os flavonoides, que podem trazer inúmeros benefícios à saúde, como: 

  • Aperfeiçoamento das funções cerebrais;
  • Ajuda no controle do peso, favorecendo o emagrecimento e assim, uma vida mais saudável; 
  • Combate ao câncer;
  • Diminui significativamente o risco de doenças cardíacas, incluindo o infarto.

Além disso, os benefícios incluem ainda o aumento da disposição física e mental, especialmente durante os exercícios físicos e durante algumas atividades que exigem foco e concentração. 

Sendo assim, se você está interessado em todos os benefícios que a planta pode agregar à saúde, saiba que ele é versátil e pode ser consumido de inúmeras formas, veja:

  • Folhas naturais do chá verde, que podem ser encontradas em ervanários ou plantadas em casa;
  • Pó solúvel de chá verde, normalmente encontrado em lojas de produtos naturais;
  • Cápsulas, também encontradas em lojas de produtos naturais ou em lojas especializadas;
  • Sachês industrializados, sua forma mais comum e acessível, podendo ser encontrados nas prateleiras de qualquer supermercado. 

Quer saber mais sobre os benefícios do chá para a saúde? Listamos neste artigo dez dos principais para a saúde, confira a abaixo. 

Contém compostos bioativos que melhoram a saúde

O chá verde é mais do que apenas uma bebida refrescante. 

Obtido a partir da extração da Camellia sinensis, o chá verde contém uma variedade incrível de compostos saudáveis que transformam esta bebida em uma verdadeira dose de saúde. 

A Camellia sinensis é uma importante planta medicinal que contém entre seus compostos a cafeína, um ativo químico que ajuda a aumentar a capacidade de concentração e a melhorar o desempenho físico. 

Os minerais são outros bioativos químicos naturais encontrados na bebida que podem trazer vários benefícios para a saúde.

Além disso, ele é rico em polifenóis, um composto natural que agrega inúmeros benefícios à saúde, como reduzir inflamações no corpo e até mesmo combater o câncer. 

Os benefícios ainda incluem a epigalocatequina-3-galato (EGCG), também chamada de catequina, um composto antioxidante natural que ajuda a prevenir danos celulares e, portanto, combater o câncer. 

Isso se dá porque substâncias antioxidantes podem reduzir significativamente a formação de radicais livres no corpo, protegendo as células e as moléculas de danos. 

Alguns dos danos causados pelo excesso de radicais livres no corpo incluem envelhecimento precoce, mal de Alzheimer e vários tipos de câncer

Dessa forma, a presença da catequina é um dos principais benefícios do chá verde, já que são elas as responsáveis por conferir ao chá verde suas propriedades medicinais e farmacológicas. 

Diversas pesquisas comprovaram a capacidade desses compostos de tratar vários tipos de problemas de saúde e os resultados foram positivos. 

Para desfrutar de todos os benefícios do chá verde, tente escolher uma marca seja melhor em qualidade, uma vez que marcas inferiores podem conter quantidades excessivas de flúor. 

Mas, caso isso não seja possível, os benefícios da planta ainda são mais significativos à saúde e por isso, não deixe de beber e de inserir essa bebida no seu dia a dia. 

Resumo: Os benefícios do chá são inúmeros e isso se dá por causa de sua composição rica em antioxidantes polifenóis, incluindo a catequina chamada de EGCG. Esses antioxidantes podem ter vários efeitos positivos para a saúde, podendo até mesmo combater o câncer. 

Pode melhorar o desempenho do cérebro

Por possuir cafeína, várias pessoas consomem este chá para ficarem mais despertas, mas os benefícios do chá verde proporcionam mais: além de te deixar desperto, o chá verde pode ajudar a melhorar o desempenho cerebral.

A cafeína, um dos principais componentes do chá verde, é um estimulante conhecido, além de ser amplamente utilizada por suas propriedades farmacológicas. 

Ainda que o chá verde não contenha tanta cafeína quando comparado ao café, a quantidade disponível é suficiente para produzir uma resposta sem causar efeitos colaterais associados à ingestão de muita cafeína. 

Dessa forma, os benefícios do chá verde são exclusivos, pois a cafeína afeta somente o cérebro, bloqueando um neurotransmissor inibitório chamado adenosina. 

Esse processo aumenta o disparo de neurônios e aumenta também a concentração de neurotransmissores como a dopamina e a norepinefrina.

Pesquisas demonstraram com consistência que a cafeína pode melhorar diversos aspectos da função cerebral, como:

  • Humor;
  • Vigilância; 
  • Tempo de reação;
  • Memória;
  • Capacidade de contração;
  • Foco.

Entretanto, a cafeína não é o único benefício do chá verde que é capaz de estimular o cérebro. 

Os benefícios do chá verde incluem ainda, em sua composição, o aminoácido L-teanina, que consegue atravessar a barreira hematoencefálica. 

A L-teanina aumenta a atividade do neurotransmissor inibitório GABA, que possui efeitos que podem combater a ansiedade, além de aumentar a dopamina e a produção de ondas alfa do cérebro. 

Pesquisadores verificaram que a cafeína e a L-teanina podem agir em conjunto e a sua combinação, portanto, pode ter efeitos particularmente poderosos na melhoria da função cerebral. 

Sendo assim, as pequenas doses de cafeína e o aminoácido L-teanina, conferem benefícios diferentes, mais significativos e mais suaves que o café. 

Através desses estudos, os benefícios são, portanto, melhores que os do café e muitas pessoas relatam ter energia mais estável e serem muito mais produtivas quando bebem chá ao invés de café. 

Resumo: O chá verde contém quantidades menos significativas que o café, mas é o suficiente para produzir um efeito sem causar reações adversas. Os benefícios do chá verde incluem ainda, uma composição rica de aminoácidos, que podem trabalhar em conjunto com a cafeína para melhorar as funções cerebrais. 

Aumenta a queima de gordura

chá verde no copo de vidro
chá verde no copo de vidro

Se você observar com atenção a lista de ingredientes de qualquer suplemento de queima de gordura, é bem provável que o chá verde esteja lá. 

De acordo com várias pesquisas, o chá verde pode aumentar naturalmente a queima de gordura através do aumento da taxa metabólica, um dos principais benefícios do chá verde. 

Um estudo realizado com dez homens saudáveis concluiu que tomar extrato de chá verde aumentou o número de calorias queimadas em até 4%. Em outro estudo com doze homens saudáveis, o extrato de chá verde aumentou a queima de gordura em 17%, em comparação com aqueles que tomaram um placebo (um tipo de medicamento falso, que não produz efeitos fisiológicos). 

Entretanto, outros estudos não puderam concluir que os benefícios do chá verde incluem aumento do metabolismo e, portanto, os efeitos podem variar de acordo com cada organismo e de como o estudo foi realizado. 

A cafeína, um dos principais compostos do chá verde, pode melhorar o desempenho físico já que mobiliza os ácidos graxos do tecido adiposo e os transforma em fonte de energia a ser queimada pelo corpo.

Dois estudos de revisão relataram ainda que a cafeína contida no chá verde pode aumentar o desempenho físico em aproximadamente 12%.

Resumo: Os benefícios do chá verde incluem o aumento da taxa metabólica e por consequência, o aumento da queima de gordura em curto prazo, embora os estudos sobre isso sejam limitados. 

Contém antioxidantes eficazes na prevenção de alguns tipos de câncer

Causado pelo crescimento desordenado e anormal de células, o câncer não tem cura e é uma das principais causas de morte no mundo. 

Alguns estudos oncológicos verificaram que o excesso de radicais livres no corpo pode desencadear o estresse oxidativo, que por sua vez, pode resultar em câncer

O estresse oxidativo é uma condição que ataca células saudáveis e que acontece quando o número de radicais livres é superior quando comparado ao número de compostos antioxidantes. 

Essa condição pode levar à inflamação crônica das células, desencadeando assim vários problemas graves de saúde, como o câncer e o mal de Alzheimer. 

Os antioxidantes podem ser, portanto, a principal forma de prevenção do estresse oxidativo, além de proteger as células desse dano. 

Dessa forma, os benefícios do chá verde incluem uma fonte rica de poderosos compostos antioxidantes. 

Além disso, a catequina, o composto em maiores quantidades do chá verde, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando também a formação de células cancerígenas. 

Um importante estudo verificou que os benefícios do chá verde estavam associados a um risco reduzido de câncer, incluindo as seguintes formas de câncer:

  • Câncer de mama: Uma revisão abrangente de estudos observacionais descobriu que as mulheres que bebiam mais chá verde tinham um risco aproximadamente 20 a 30% menor de desenvolver câncer de mama, um dos cânceres mais recorrentes em pessoas do sexo feminino. 
  • Câncer de próstata: Um estudo observou que homens que bebiam chá verde com frequência tinham um risco menor de câncer de próstata avançado. 
  • Câncer colorretal: Uma análise de vinte e nove estudos demonstrou que aqueles que bebiam chá verde possuíam aproximadamente 42% menos propensão de desenvolver câncer colorretal. 

Portanto, são diversos os benefícios quando o assunto é a prevenção de vários tipos de câncer. 

Diversos estudos observacionais indicaram que as pessoas que bebem chá verde são menos propensas a desenvolver vários tipos de câncer, mas ainda são necessárias pesquisas de alta qualidade científica para confirmar, de fato, estes efeitos. 

Para obter todos os benefícios do chá verde para a saúde, evite adicionar leite ao seu chá. Algumas pesquisas sugerem que o leite pode reduzir o valor antioxidante em alguns chás. 

Resumo: O chá verde tem poderosos ativos antioxidantes que podem oferecer proteção contra o câncer.

Vários estudos comprovam os benefícios do chá verde no combate ao câncer, uma vez que o chá verde diminui o risco de desenvolver vários tipos de câncer. 

Pode retardar o envelhecimento do cérebro

Chá verde na caneca de cerâmica
Chá verde na caneca de cerâmica

Os benefícios também incluem não somente a melhora da função cerebral em curto prazo, mas também a proteção do cérebro à medida que envelhece. 

Causa mais comum de demência em adultos, o mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que destrói a memória e outras importantes funções cerebrais. 

Outra doença neurodegenerativa muito comum é o mal de Parkinson, um problema sério que envolve a morte de neurônios produtores de dopamina no cérebro. 

Diversos estudos realizados em tubos de ensaio e em animais demonstraram que os compostos de catequina, podem ter vários efeitos neuroprotetores. 

Dessa forma, o chá atua protegendo os neurônios, possivelmente diminuindo o risco de demência e de desenvolvimento desses problemas graves e irreversíveis de saúde. 

Além disso, a ingestão diária da bebida pode ainda auxiliar no aprimoramento da memória e da mobilidade em pessoas que já possuem problemas neurodegenerativos.

Resumo: Os benefícios do chá verde incluem seus compostos bioativos que possuem efeitos neuroprotetores, protegendo o cérebro contra distúrbios neurodegenerativos e reduzindo o risco de demência. 

Pode reduzir o mau hálito

Um dos principais benefícios do chá verde, a catequina também pode trazer diversos benefícios à saúde bucal.

Estudos realizados em tubos de ensaio sugerem que as catequinas podem ter ação antibacteriana, suprimindo o crescimento de bactérias causadoras do mau hálito e de outros tipos de infecções bucais. 

Por sua ação antibacteriana e também anti-inflamatória, os benefícios do chá verde para a saúde bucal podem incluir:

  • Redução da placa bacteriana;
  • Prevenção e tratamento do mau hálito;
  • Risco reduzido de desenvolver periodontites;
  • Evita a inflamação nas gengivas, problema que causa a gengivite;
  • Evita e trata o tártaro.

Tais benefícios podem ser observados devido à ação antibacteriana, que ajuda a eliminar bactérias como a Streptococcus mutans, uma bactéria muito comum na boca.

Essa bactéria é responsável pela formação de placa bacteriana, contribuindo para a formação de cáries dentárias, mau hálito, tártaro e outros problemas bucais. 

Algumas pesquisas indicam que as catequinas do chá verde podem inibir o crescimento de bactérias orais, embora nenhuma evidência científica possa confirmar que beber chá verde tenha efeitos semelhantes. 

Entretanto, há algumas evidências que demonstram que o chá pode reduzir significativamente o mau hálito. 

Resumo: As catequinas, um dos principais benefícios da planta, podem reduzir a proliferação de bactérias na mucosa oral, o que pode reduzir significativamente o mau hálito, além de prevenir a formação de placa. 

Pode ajudar na prevenção da diabetes tipo dois

As taxas de diabetes tipo dois estão aumentando consideravelmente nas últimas décadas, afetando cerca de um em cada dez americanos. 

A diabete tipo dois é uma doença crônica que afeta como o organismo processa a insulina, envolvendo níveis elevados de glicose – o açúcar do sangue. 

Algumas pesquisas verificaram que o chá verde pode reduzir os níveis de açúcar no sangue através da melhora da sensibilidade da insulina no organismo. 

Um estudo realizado com indivíduos japoneses descobriu que aqueles que bebiam mais chá verde, tinham um risco aproximadamente 42% menor de desenvolver diabetes tipo dois. 

De acordo com uma revisão de sete estudos envolvendo um total de cerca de trezentos mil indivíduos, as pessoas que bebem chá verde com mais frequência tiveram um risco 18% menor de desenvolver diabetes tipo dois.

Apesar dos benefícios do chá verde na prevenção da diabetes serem notórios, aliar a ingestão do chá a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos, pode diminuir ainda mais o risco não só de diabetes, mas também de outras doenças relacionadas aos maus hábitos.  

Resumo: Um dos benefícios do chá verde inclui a redução do risco de diabetes tipo dois. Alguns estudos controlados observaram que o chá verde pode causar reduções nos níveis de açúcar do sangue.

Pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares

chá verde na mesa marrom
chá verde na mesa marrom

As doenças cardiovasculares, incluindo as doenças do coração e o acidente vascular cerebral (AVC), são as principais causas de morte em todo o mundo.

Quando o assunto é combate a doenças cardiovasculares, os benefícios do chá verde podem ser mais que eficazes para prevenir e cuidar da saúde do coração. 

Alguns estudos científicos provaram que o chá pode ajudar a reduzir um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, como: 

  • Reduzir os níveis de colesterol total no sangue, além de diminuir também o colesterol LDL (colesterol ruim) e preservar o bom colesterol;
  • Inibe a formação de coágulos sanguíneos, diminuindo significativamente o risco de problemas graves de saúde, como paradas cardíacas;
  • Reduz e ajuda a controlar a pressão arterial, já que proporciona o relaxamento dos vasos sanguíneos, garantindo uma circulação mais saudável.

Além disso, os benefícios do chá verde incluem o aumento da capacidade antioxidante do sangue, protegendo as partículas de LDL da oxidação – um dos fatores que causam as doenças cardíacas. 

Sendo assim, considerando os benefícios do chá verde sobre os fatores de risco, não é surpresa que as pessoas que tomem o chá verde com frequência, possuam um risco até 31% menor de morrer de uma doença cardiovascular.

Resumo: O chá verde pode diminuir consideravelmente os níveis do colesterol no sangue, incluindo o colesterol ruim (LDL).

Algumas pesquisas puderam demonstrar que pessoas que bebem chá verde possuem um risco bem menor de desenvolver doenças cardiovasculares.

Auxilia no emagrecimento

O aumento da taxa metabólica e o processo de queima natural de gordura em curto prazo são um dos mais conhecidos benefícios do chá verde.

Diversos estudos demonstraram que o chá verde pode ajudar a reduzir a gordura corporal, especialmente a gordura localizada da região abdominal.

Isso se dá porque o chá verde acelera o metabolismo, que é a capacidade do organismo em gerar energia e calor para desempenhar suas funções e se manter vivo.

Sendo assim, quanto maior forem as taxas metabólicas, maior será a queima de gordura, uma vez que uma atividade depende da outra. 

Além disso, o chá verde é um potente diurético que facilita a excreção do excesso de líquidos no corpo, ajudando a desinchar e por fim, perder peso

Pesquisas demonstram ainda que as pessoas que ingerem quantidades significativas de chá verde por dia, em conjunto com bons hábitos alimentares e com a prática regular de atividade física, tiveram reduções expressivas de:

  • Percentual de gordura corporal;
  • Peso corporal total;
  • Circunferência da cintura e da barriga;
  • Potencial de desenvolver obesidade e outras doenças que estão relacionadas ao aumento excessivo de peso.

Entretanto, alguns estudos não puderam comprovar um aumento estatiscamente significativo na perda de peso com o chá verde, portanto, mais estudos científicos de alta qualidade precisão ser desenvolvidos para comprovar os benefícios do chá verde no processo de emagrecimento. 

Resumo: Alguns estudos demonstraram que o chá verde pode ajudar no processo de emagrecimento, já que acelera o metabolismo e auxilia na queima natural de gordura.

Além disso, outro benefício do chá verde é sua particular eficácia na redução de gordura abdominal localizada. 

Pode aumentar a sua expectativa média de vida

Como vimos anteriormente, os benefícios do chá verde incluem a proteção contra o câncer, contra doenças neurodegenerativas e contra doenças cardíacas

Sendo assim, é justo dizer que o chá verde pode aumentar a expectativa média de vida de uma pessoa, ajudando a viver mais e com mais qualidade. 

Uma importante pesquisa científica foi realizada com quase cinquenta mil adultos japoneses ao longo de onze anos.

A pesquisa demonstrou que aqueles que bebiam mais chá verde – cerca de cinco ou mais xícaras por dia – eram significativamente menos propensos a morrer durante o período de realização da pesquisa. Veja:

  • Morte por todas as causas: 23% menor em mulheres, 12% menor em homens;
  • Morte por doença cardíaca: 31% menor em mulheres, 22% menor em homens;
  • Morte por acidente vascular cerebral: 42% menor em mulheres, 35% menor em homens.

Outro estudo envolvendo cerca de catorze mil indivíduos japoneses mais velhos, descobriu que aqueles que bebiam mais chá verde eram 76% menos propensos a morrer durante o período de estudo de seis anos. 

Resumo: Pesquisas comprovam estatisticamente que pessoas que bebem mais chá verde podem viver mais do que aquelas que não bebem. 

Conclusão

Os benefícios do chá verde para a saúde são inúmeros, incluindo a prevenção e o tratamento de diversos problemas crônicos de saúde. 

Para ajudá-lo a levar uma vida mais saudável, perder peso e diminuir o risco de doenças graves, como o acidente vascular cerebral, considere fazer do chá verde uma parte regular da sua rotina. 

Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin