A saúde sexual masculina é um assunto delicado e muitos homens não procuram ajuda nos momentos corretos. Mas agora que chegou até aqui vamos ver o que são as glândulas de Tyson e o que é o HPV para entender melhor o que é cada coisa.
O que são as Glândulas de Tyson?
As glândulas de Tyson pode receber diversos nomes, como glândulas prepuciais ou pápulas perláceas penianas.
Todos os homens possuem essas glândulas em formato de pequenas verrugas ou caroços ao redor da glande no pênis.
Normalmente elas costumam aparecer após a puberdade, entre os 20 e 30 anos, e em alguns poucos casos, cerca de 10% dos homens, quando se tornam mais aparentes, podem ser confundidas com doenças sexualmente transmissíveis como herpes ou HPV.
No caso das glândulas de Tyson, é algo com o qual você não deve se preocupar. As estruturas que aparecem no pênis são benignas, mesmo em casos onde elas são maiores e mais aparentes.
O que é o HPV?
O HPV é algo a se preocupar pois existem mais de 100 tipos de HPV e a infecção pelo vírus pode causar câncer tanto em homens quanto em mulheres.
O aspecto do HPV é similar as glândulas de Tyson, em forma de caroço ou verruga, por isso pode ser facilmente confundido.
Como doença sexualmente transmissível, o HPV é transmitido durante o sexo, seja ele vaginal, oral ou anal. O vírus pode ficar alojado em qualquer parte da região genital, e pode ser transmitido mesmo com o uso de camisinha.
Por isso é importante se vacinar para evitar infecções e o contágio do vírus. Existem diversos tipos de vacinas disponíveis para evitar o contágio do HPV, e o SUS oferece a vacina gratuitamente para meninos e meninas na adolescência.
Quais as principais diferenças entre o HPV e as glândulas de Tyson
Diferenciar o HPV das glândulas de Tyson pode ser muito fácil na maioria dos casos, porém para um diagnóstico preciso, procure um profissional de saúde habilitado e competente.
Sexo do portador
O HPV pode ser contraído tanto por homens quanto mulheres, enquanto as glândulas de Tyson só aparecem em homens.
Tratamento e prevenção
Não é necessário tratamento ou prevenção para evitar as glândulas de Tyson, as estruturas são benignas.
O HPV pode ser evitado por meio de vacinas e o tratamento é feito pelo próprio organismo que tende a eliminar o vírus do HPV naturalmente.
As verrugas e caroços formados pelo HPV podem ser removidas pelos mesmos procedimentos feitos no tratamento das glândulas de Tyson. Normalmente via cauterização.
Região que se encontram as verrugas ou caroços
As verrugas e caroços decorrentes da infecção do HPV podem ser encontradas em qualquer parte da genitália tanto masculina quanto feminina. Enquanto as glândulas de Tyson só aparecem em homens e na área mais exterior ao redor da glande.
Desconforto
Tanto as glândulas quanto o HPV não costumam causar desconfortos, como dores ou coceira, caso esteja sentindo algum desconforto na região procure um médico para um diagnóstico.