Chá para pressão alta: 10 melhores ervas para baixar a pressão

Este artigo busca analisar 10 ervas e especiarias que podem ser utilizadas como chá para pressão alta.

A pressão alta, também chamada de hipertensão, afeta quase metade de todos os adultos brasileiros. Vamos mostrar a seguir quais são as melhores ervas.

Como gerenciar a pressão alta

A hipertensão arterial é definida pelo menos como duas fases: 

  • pressão arterial sistólica (o número superior) acima de 130 mm Hg
  • pressão arterial diastólica (o número inferior) acima de 80 mm Hg

Valores sistólicos e diastólicos acima desses níveis devem servir de alerta para buscar ajuda médica! 

De fato, estudos mostraram que algumas ervas e especiarias podem reduzir os níveis de pressão arterial, então você também pode considerar adicioná-los à sua dieta.

Abaixo estão 10 ervas que podem ajudar a baixar a pressão arterial.

Chá de manjericão para ajudar a reduzir a pressão alta

O manjericão é uma erva saborosa que vem em várias formas. É popular na medicina alternativa porque é rico em vários minerais poderosos.

chá de manjericão para pressão alta

O manjericão doce é rico em eugenol, uma planta com muitos benefícios para a saúde, incluindo a redução da pressão arterial. 

Estudos sugerem que o eugenol pode ajudar a reduzir a pressão, agindo como um bloqueador natural dos canais de cálcio.

Os bloqueadores dos canais de cálcio impedem o movimento do cálcio no coração e nas células arteriais, permitindo que os vasos sanguíneos relaxem.

Chá para pressão alta feito com salsa

A salsa é uma erva popular na culinária americana, europeia e do Oriente Médio. É nativa do Mediterrâneo e tem um perfil nutricional impressionante.

A salsa contém uma variedade de compostos, como vitamina C e carotenóides dietéticos, que podem reduzir a pressão arterial. 

Vários estudos mostraram que os antioxidantes carotenóides reduzem a pressão arterial e o colesterol LDL (ruim), um fator de risco para doenças cardíacas.

Chá para pressão alta com alho

O alho é rico em muitos compostos que podem beneficiar seu coração.

Alho para fazer chá para pressão alta
Alho para fazer chá para pressão alta

Em particular, o alho contém compostos de enxofre, como a alicina, que podem ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e relaxar os vasos sanguíneos.

Esses fatores podem ajudar a diminuir a pressão arterial.

Doze estudos em mais de 550 pessoas com pressão alta, descobriu que ingerir alho reduz a pressão arterial sistólica e diastólica em uma média de 8,3 mmHg e 5,5 mmHg, respectivamente, sendo a redução foi semelhante aos efeitos dos medicamentos para pressão arterial.

Chá para pressão alta com base de canela

A canela é uma especiaria aromática que vem da casca interna das árvores do gênero Cinnamomum.

As pessoas usam há séculos na medicina tradicional para tratar doenças cardíacas, incluindo pressão alta.

Uma revisão de 9 estudos, incluindo 641 participantes, mostrou que tomar canela reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em uma média de 6,2 mmHg e 3,9 mmHg, respectivamente.

A canela é fácil de incorporar nas refeições. Suplementos concentrados de canela são outra opção.

Chá para pressão alta com gengibre de ingrediente principal

O gengibre é incrivelmente versátil e um grampo na medicina alternativa. Através dele, podemos fazer um incrível chá para pressão alta.

erva gengibre para chá para pressão alta
erva gengibre para chá para pressão alta

As pessoas o usam há séculos para melhorar muitos aspectos da saúde do coração, incluindo circulação, níveis de colesterol e pressão arterial.

Bloqueadores dos canais de cálcio são tipos de medicamentos para pressão arterial.

Um estudo em mais de 4.000 pessoas descobriu que aqueles que consumiam mais gengibre – 2 a 4 gramas por dia – tinham o menor risco de desenvolver pressão alta. 

O gengibre é delicioso e fácil de incorporar em sua dieta com as refeições. Alternativamente, você pode comprar suplementos de gengibre online. Estes estão mais concentrados.

Chá para pressão alta a base de Sementes de aipo

As sementes de aipo são um tempero versátil que contém vários nutrientes, como ferro, magnésio, manganês, cálcio e fibras.

Curiosamente, algumas pesquisas sugerem que o chá para pressão alta feito com as sementes de aipo, podem aliviar os sintomas da hipertensão.

Os pesquisadores sugeriram que os compostos do extrato de semente de aipo podem ajudar a diminuir a pressão arterial, agindo como um bloqueador natural dos canais de cálcio.

Tomilho como base principal para chá para pressão alta

O tomilho é uma erva saborosa repleta de inúmeros compostos saudáveis. O ácido rosmarínico é um desses compostos.

Pesquisas associaram o ácido rosmarínico a muitos benefícios, como redução da inflamação e níveis de açúcar no sangue, bem como aumento do fluxo sanguíneo. Também pode ajudar a reduzir a pressão arterial. 

Chá para pressão alta com propriedades de unha de gato

As pessoas usam a unha de gato chinesa na medicina tradicional para tratar uma variedade de doenças, incluindo pressão alta há milhares de anos. 

No entanto, não confunda com unha de gato (Uncaria tomentosa). Apesar de seu nome e aparência semelhantes, esta planta tem uma origem diferente e propriedades químicas diferentes.

A unha de gato chinesa contém vários compostos, como hirsutina e rinofilina. 

Além disso, esses compostos podem estimular os vasos sanguíneos a produzir óxido nítrico, que é um composto químico que ajuda a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos.

Estudos em animais apoiam esses efeitos, mostrando que tomar extrato de unha de gato chinês ou seus compostos reduzem a pressão sanguínea e auxiliam o fluxo sanguíneo. 

Bacopa monnieri também pode ser utilizado para fazer chá para pressão alta

Bacopa monnieri é uma erva que cresce em áreas pantanosas no sul da Ásia. Os praticantes da medicina ayurvédica a usam para tratar várias doenças, incluindo ansiedade, problemas de memória e pressão alta.

Em estudos com animais, Bacopa monnieri ajudou a diminuir os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica, estimulando os vasos sanguíneos a liberar óxido nítrico.

Um estudo humano de 12 semanas em 54 adultos saudáveis ​​analisou os efeitos da Bacopa monnieri na memória, ansiedade, depressão e pressão arterial.

Você pode comprar Bacopa monnieri em lojas de produtos naturais e online e preparar seu próprio chá para pressão alta. Está disponível em várias formas, incluindo pó e cápsulas.

Outros estudos em animais mostraram que tomar extrato de tomilho reduziu os fatores de risco de doenças cardíacas, como colesterol total, colesterol LDL (ruim), triglicerídeos e pressão arterial.

Cardamomo pode servir para fazer chá para pressão alta

O cardamomo é uma especiaria deliciosa com um sabor levemente adocicado e intenso. É embalado com vários antioxidantes que podem ajudar a baixar a pressão arterial.

O chá para pressão alta com base de cardamomo é uma maneira muito boa e pode aliviar os sintomas da hipertensão.

Um estudo de 12 semanas em 20 adultos recém-diagnosticados com pressão alta descobriu que tomar 3 gramas de pó de cardamomo diariamente reduziu significativamente a pressão arterial, diminuindo-a perto do intervalo normal (38 Fonte Confiável).

A planta é um diurético composto que ajuda a remover o acúmulo de água através da micção.

O cardamomo é simples de incorporar em sua culinária e panificação. Alternativamente, você pode tomar um suplemento ou extrato de cardamomo sob a orientação de seu médico.

Conclusão

A hipertensão arterial é o fator de risco mais comum e evitável para doenças cardíacas.

A melhor maneira de controlar a comorbidade é através de uma combinação dos medicamentos certos, uma dieta saudável, exercícios regulares e, principalmente, um estilo de vida saudável.

Dito isto, existem várias ervas e especiarias promissoras que você pode incorporar em sua dieta que podem ajudar a diminuir sua pressão arterial, como vistas acima. 

Eles incluem manjericão, salsa, sementes de aipo, unha de gato chinês, Bacopa monnieri, alho, tomilho, canela, gengibre e cardamomo, para citar alguns.

Tenha em mente que muitas ervas e especiarias podem interagir com medicamentos comuns para afinar o sangue, e muitos extratos e suplementos discutidos acima carecem de pesquisas de segurança suficientes.

Por esse motivo, sempre consulte um médico sobre quais ervas e especiarias você está pensando em incorporar à sua dieta e nunca interrompa um medicamento sem consultá-los primeiro.

Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: