O chá verde para emagrecer é um dos chás mais utilizados em todo o mundo. O chá verde é uma bebida repleta de propriedades nutricionais que fortalecem seu organismo e ajudam a prevenir doenças. Não há dúvida que ele seja ligado a um estilo de vida mais saudável.
O chá verde é nativo da China e da Índia e é produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis. Pode ser consumido quente, frio e também há a versão em cápsulas.
Chá verde para emagrecer de vez
O chá verde contém um composto chamado epigalocatequina galato, que pode aumentar o gasto energético.
Quem consumir cerca de 250 miligramas dessa substância (cerca de três xícaras de chá verde) consegue acelerar o metabolismo e queimar 100 calorias extras por dia, aproximadamente.
Em um estudo realizado com 10 homens saudáveis, o chá verde aumentou o gasto energético em 4% (1).
Além disso, os compostos bioativos, como a cafeína, as catequinas e os flavonoides, ajudam a acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e estimulando o emagrecimento.
Por ter um efeito diurético, o chá verde ajuda a eliminar o excesso de líquido corporal, desinchando e ajudando na perda de peso.
Energia pro treino e pro dia a dia com chá verde
Através de componentes presentes em sua composição, o chá verde para emagrecer promove um aumento de energia e de disposição pro seu dia a dia e, principalmente, para o seu treino!
É o que comprova uma pesquisa da Harokopio University (Grécia). A responsável por esse benefício é a cafeína, que dá energia.
Outros estudos também relatam que a substância presente na bebida consegue aumentar em até 12% o desempenho físico (2).
Melhore a digestão consumindo chá verde
O chá verde contribui na digestão e absorção através de um auxílio na estimulação de ácidos estomacais.
Uma boa digestão e uma boa absorção de nutrientes fazem total diferença quando consideramos a balança energética no final do dia.
Além disso, reduz a absorção de gorduras e colesterol do organismo. Consumindo regularmente o chá verde para emagrecer, você ajuda a estimular a microbiota do intestino (flora intestinal) facilitando a digestão.
Diminuir os níveis de colesterol com chá verde
As doenças cardiovasculares, como infartos e acidente vascular cerebral (AVC), são as principais causas de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A boa notícia é que uma pesquisa mostrou que consumir o chá verde para emagrecer afasta o risco dessas doenças. A bebida reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) do organismo, um dos fatores de risco das doenças cardiovasculares e aumenta a capacidade antioxidante do sangue.
Uma pesquisa divulgada no The Journal of Nutrition comprovou que quem consome têm até 31% menos risco de desenvolver esses problemas de saúde (3).
Cuidados com o preparo
O chá verde pode ser preparado sozinho ou com limão e folhas de menta, por exemplo, ajudando a diminuir o sabor forte do chá verde para emagrecer.
A erva natural é mais potente do que os chás de saquinho industrializado. Apesar de possuírem as mesmas substâncias, eles têm concentrações diferentes.
Por isso, sempre que possível, é importante preparar o chá verde com as folhas secas para potencializar os benefícios.
A forma de preparo também altera as propriedades da bebida, a cada 1 grama de folha inclua 100 ml de água.
Deixe em infusão por cinco minutos em temperatura alta e consuma logo após o preparo para não perder os antioxidantes.
Evite que a água ferva para que as folhas fiquem cozidas e com gosto ainda mais amargo. Recomenda-se beber até 4 xícaras ao dia de chá verde. Mas é importante evitar consumir com as refeições.
Efeitos colaterais do consumo do chá verde para emagrecer
Quando consumido em altas quantidades, o chá verde pode causar náusea, dor de cabeça, insônia, irritabilidade, queimação e irritação no estômago, vômitos, e alteração nos batimentos do coração.
Além disso, a ingestão excessiva de chá verde para emagrecer pode diminuir a absorção de ferro e, em alguns casos, pode causar intoxicação no fígado.
Nada em consumo extremo faz bem! Chá verde não é uma exceção a regra. Modere no uso.
Contraindicações
O chá verde não deve ser consumido por pessoas que possuem problemas na tireoide, pois alguns estudos indicam que a bebida pode alterar o funcionamento da glândula.
Pessoas que possuem insônia também devem evitar o consumo do chá, uma vez que contém cafeína, composto que pode interferir no sono.
Crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem consumir o chá verde para emagrecer. Esse chá também não deve ser consumido por pessoas que tenham problemas nos rins ou fígado, anemia, úlceras gástricas e gastrite.
Além disso, o chá verde para emagrecer pode interferir na ação de alguns medicamentos como anticoagulantes, remédios para hipertensão e para colesterol alto e, por isso, nesses casos, o consumo do chá verde só deve ser feito após orientação do médico.
Fontes
- DULLOO, Abdul G. et al. Efficacy of a green tea extract rich in catechin polyphenols and caffeine in increasing 24-h energy expenditure and fat oxidation in humans. The American journal of clinical nutrition, v. 70, n. 6, p. 1040-1045, 1999.
- DOHERTY, Mike; SMITH, P. M. Effects of caffeine ingestion on rating of perceived exertion during and after exercise: a meta‐analysis. Scandinavian journal of medicine & science in sports, v. 15, n. 2, p. 69-78, 2005.
- KURIYAMA, Shinichi. The relation between green tea consumption and cardiovascular disease as evidenced by epidemiological studies. The Journal of nutrition, v. 138, n. 8, p. 1548S-1553S, 2008.