O chá de canela é muito popular no Brasil e ao redor do mundo. A canela é nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia e é utilizada desde a Antiguidade. Porém, o consumo de chá de canela se diversificou pelo mundo todo.
A canela como conhecemos é um pedaço de casca de árvore seca. Ou seja, ela é extraída com uma técnica que permite a recomposição da planta. Portanto, é possível fazer o chá da casca de canela ou moê-la e salpicar o pó no preparo de outras receitas.
Com sabor doce e levemente picante, a canela perfuma sobremesas, geleias de frutas, bolos, biscoitos, e muitas outras receitas. A canela é uma especiaria muito popular e versátil.
Quais os benefícios da canela
A canela é conhecida cientificamente pelo nome Cinnamomum. Neste sentido, é uma especiaria aromática muito rica em flavonoides. Ou seja, é possível encontrar substâncias como eugenol, hesperidina e linalol em sua composição.
Quem usa o chá de canela pode se beneficiar de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Bem como prevenir doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e até diabetes.
A canela contém cinamaldeído, uma propriedade que promove o aumento do metabolismo e melhora a concentração.
A canela também ajuda na disposição física e mental. Além do mais, pode estimular a queima de gordura corporal, facilitando o emagrecimento.
Dessa forma, a canela pode ser encontrada em supermercados, feiras ou lojas de produtos naturais. Frequentemente é encontrada na forma de pó ou em pau, utilizada para dar um sabor adocicado em receitas.
Nesse sentido, consumir a canela regularmente pode promover vários benefícios para a saúde.
Chá de canela para prevenir doenças do coração
O chá de canela possui compostos antioxidantes que ajudam a prevenir a oxidação das células de gordura. Ou seja, diminuem os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos no sangue. Dessa forma contribui na prevenção de doenças, tal como ateroscleroses, infarto e derrame.
Além disso, o composto cinamaldeído e o ácido cinâmico promovem a saúde das artérias e controle de pressão arterial.
O uso do chá de canela pode fortalecer o sistema imunológico
Quem faz uso recorrente da canela pode se beneficiar de mais uma de suas propriedades.
O chá de canela contém cânfora, eugenol e cinamaldeído, que são bioativos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Nesse sentido, a canela é uma especiaria com ação imunológica, que ajuda a fortalecer e melhorar as funções do sistema imunológico.
Como resultado, seu uso diário pode ajudar a aliviar os sintomas de gripes e resfriados.
O chá de canela ajuda a controlar a diabetes
Se você ou alguém que conhece possui diabetes, com certeza já buscou por chás e remédios caseiros para ajudar no controle dos níveis de glicemia.
O chá de canela protege as células do pâncreas. Como resultado, há uma melhora na função do hormônio insulina, que previne a resistência à insulina e diabetes.
Dessa forma, quem usa o chá de canela pode ajudar a manter o controle do nível glicêmico do diabético.
O uso do chá de canela pode combater cárie e mau hálito
Outro benefício de usar a canela é para eliminar cáries e o mau hálito. Isso porque a canela contém cinamaldeído e eugenol, compostos bactericidas.
Por isso, o consumo do chá de canela ajuda a prevenir e combater problemas bucais, como cárie, gengivite e até o mau hálito.
Portanto, ao beber uma xícara de chá de canela após alguma refeição, você pode eliminar aquele mau hálito que tanto nos incomoda.
Beber chá de canela pode melhorar a saúde mental
Como já mencionamos, a canela possui propriedades antioxidantes.
Por isso, o chá de canela pode prevenir os danos causados pelos radicais livres às células do sistema nervoso central.
Dessa forma, podemos constatar uma melhora na memória e a prevenção de algumas doenças relacionadas ao sistema nervoso como o Alzheimer, a demência e o mal de Parkinson.
O uso regular da canela ajuda a prevenir câncer
Um dos grandes benefícios de quem faz uso regular do chá de canela é poder prevenir células cancerígenas.
Graças aos compostos cinamaldeído e eugenol com ação antioxidante, a canela pode ajudar a combater o excesso de radicais livres.
Como resultado dessa redução, o chá de canela pode evitar danos às células saudáveis e prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Dessa forma, a infusão da canela, além de saborosa, se torna uma ótima aliada no combate a uma das doenças mais preocupantes da atualidade.
Como e para que usar a canela no dia a dia
Usar a canela como ingrediente culinário garante um aroma maravilhoso aos pratos. Dessa forma, ela pode ser adicionada a pães, bolos e até bebidas, garantindo um sabor especial.
Ou seja, a canela com certeza é uma das especiarias mais versáteis que existem.
A canela é uma pequena árvore encontrada facilmente na Ásia do Sul e na região do Oriente Médio. Contudo, a canela que compramos nos supermercados é o córtex desta árvore, vendido como pau ou em pó.
Além de ser muito usada na gastronomia, a canela é famosa por suas propriedades termogênicas e antioxidantes. Porém, além dessas propriedades, a especiaria pode ser mais útil do que pensamos.
Vamos conferir outras formas e benefícios do uso da canela.
Uso da canela para ter lábios volumosos
Muitas mulheres sonham em ter lábios bonitos e volumosos. Porém, muitas vezes não queremos ou não temos dinheiro para recorrer a procedimentos estéticos.
Dessa forma, você pode usar a canela para conquistar esse efeito volumoso.
Ou seja, basta misturar uma colher de chá de canela em pó com algum produto labial de sua preferência. Por exemplo, manteiga de cacau, vaselina etc. Aplique a mistura nos lábios e espere alguns minutos.
Como resultado, seus lábios começarão a formigar. Por fim, retire a mistura com água e se preferir, aplique um gloss ou batom para finalizar.
Canela para fazer máscara facial antiacne
É muito comum nossa pele sofrer com oleosidade e o aparecimento das indesejadas espinhas. Nesse sentido, a canela também pode ser útil para tratar esses problemas.
Por exemplo, utilizando a especiaria para fazer uma máscara facial.
Comece misturando três colheres de sopa de mel e uma colher de chá de canela em pó. Depois aplique no rosto e deixe agir por cerca de dez minutos. Por fim, lave bem o rosto com água fria.
Uso da canela para auxiliar no crescimento do cabelo
A perda de cabelo é sempre motivo de estresse para muitos. Contudo, a boa notícia é que a canela também pode ajudar com esse problema.
Uma forma para estimular o crescimento do cabelo é usar semanalmente uma máscara caseira à base de canela.
Misture duas colheres de sopa de canela e mel com meia xícara de azeite quente. Posteriormente, adicione um ovo para deixar a máscara mais grossa.
Depois aplique a máscara no cabelo molhado e deixe agir por 10 ou 15 minutos. Lave bem com shampoo.
Como preparar o chá de canela
O chá de canela é uma bebida deliciosa e que possui um perfume inconfundível. Contudo, para consumir canela, não precisa ser apenas na forma de chá.
Ou seja, é possível colocar canela em pó em outros tipos de chá.
Porém, caso opte por fazer o chá de canela para extrair todos os seus benefícios, prefira a canela verdadeira, também conhecida como canela-de-ceilão.
Confira agora uma receita básica e saborosa de chá de canela.
Ingredientes
- 2 (dois) pedaços de canela em pau;
- 2 (duas) xícaras de água.
Como preparar
Coloque as duas xícaras de água e a canela para ferver por cinco minutos. Posteriormente, deixe esfriar e retire a canela em pau. Beba enquanto estiver morninho.
Vamos conferir agora outras receitas incríveis à base de canela.
Receita de banana assada com canela
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de suco de laranja;
- 1 banana-nanica bem madura;
- Canela em pó a gosto para polvilhar;
- 2 colheres (chá) de suco de limão.
Modo de preparo:
Primeiramente, faça um corte na casca da banana. Posteriormente, coloque a banana dentro de uma assadeira. Depois adicione o suco de limão e suco de laranja.
Então salpique a canela e cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 250 graus durante 15 minutos. Por fim, retire do forno e espere esfriar para servir.
Receita de trufa de chocolate com canela
Ingredientes:
- 2 colheres (chá) de cacau em pó;
- 2 colheres (sopa) de açúcar ou adoçante culinário;
- 1 colher (chá) de essência de baunilha;
- 1 colher (chá) de canela;
- 1 xícara (chá) de cream cheese;
- 2 colheres (chá) de geleia sabor framboesa.
Beber chá de canela pode ter efeitos colaterais?
Toda vez que começamos a consumir algum chá com frequência é normal pensar em possíveis efeitos colaterais. Nesse sentido, ingerir até 6g por dia de canela é uma prática segura.
Neste caso, os principais efeitos colaterais com o excesso de canela podem ser alergias, irritações na pele ou estômago.
Também podem acontecer episódios de hipoglicemia e piora no quadro de doenças graves do fígado.
Em que casos o uso da canela não é indicado?
Existem muitos mitos em relação à canela e possíveis malefícios. Neste sentido, a canela não deve ser consumida por mulheres que estejam grávidas ou amamentando porque o chá de canela é abortivo.
O consumo da canela também é contraindicado para pessoas que possuem úlceras ou algum tipo de doença grave no fígado.
Além disso, o consumo por crianças deve ser evitado em caso de histórico familiar de alergias, asma ou eczemas.
Algumas curiosidades sobre a canela
A canela é ótima para nossa saúde. Porém, essa especiaria é muito usada para dar sabor e aroma aos alimentos, sejam eles doces ou salgados.
Os portugueses acreditaram por anos que a canela só podia ser cultivada em grande escala na Índia. A canela também foi usada com frequência pelos portugueses assim que chegaram ao Brasil.
O que muitos não sabem é que a canela não possui origem na Índia, mas sim no Sri Lanka. Por isso, o Sri Lanka dominou a técnica de plantio e extração da canela antes de qualquer outra nação.
Perguntas frequentes
Quem não deve tomar chá de canela?
O consumo do chá de canela não deve ser feito por mulheres grávidas. Pois a bebida pode causar um aumento nas contrações no útero. Ou seja, torna-se um fator de risco para a gravidez e pode levar ao aborto.
Outro grupo de pessoas que não deve consumir o chá de canela são os hiperglicêmicos. Nesse sentido, a bebida reduz o índice de glicemia no organismo.
Portanto, pessoas hiperglicêmicas devem evitar a bebida para não agravar os sintomas.
Ao mesmo tempo, pessoas com problemas no fígado devem evitar o consumo da canela. Isso porque a canela possui uma substância tóxica chamada cumarina.
O chá de canela quando ingerido em altas concentrações pode prejudicar o fígado e os rins.
Portanto, é sempre bom conversar primeiro com um médico que possa avaliar o seu caso.
O chá de canela é abortivo?
Não há evidências científicas que comprovem que o chá de canela é abortivo. Entretanto, seu consumo não é indicado para gestantes. As pesquisas atuais mostram resultados divergentes quanto ao assunto.
Contudo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, não recomenda que as gestantes consumam o chá de canela.
Isso porque a especiaria estimula o aumento das contrações no útero, que é um fator de risco para uma gestação.
Além disso, outra contraindicação para gestantes é que o chá de canela estimula a menstruação. Ou seja, pode trazer riscos para uma gravidez ainda no início.
O que acontece se tomar chá de canela todos os dias?
Como já mencionado, não existem evidências claras sobre a quantidade de chá de canela que podemos tomar.
Contudo, ingerir cerca de seis gramas por dia é considerada uma quantidade segura para consumo.
Porém, beber o chá de canela em grandes quantidades pode causar diarreia, intoxicação, cãibras musculares e hipoglicemia.
Quais os benefícios de tomar chá de canela à noite?
Algumas pesquisas mostraram que a canela promove o estado de atenção do que a fadiga. Ou seja, o chá de canela tira o sono. Entretanto, não existem evidências científicas que comprovem que a canela facilita o sono.
Nesse sentido, um estudo publicado no North American Journal of Psychology (Revista Norte-Americana de Psicologia) mostrou que o cheiro da canela melhora a atenção e diminui a frustração em pessoas que estavam dirigindo.
Contudo, a canela pode provocar a insônia em algumas pessoas, por se tratar de um alimento com efeito termogênico.
Ou seja, alimentos termogênicos são aqueles que promovem a ação de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo.
Concluindo, a ingestão de termogênicos não é indicada antes da hora de dormir porque acelera o processo de queima de calorias.
O que o chá de canela faz?
O chá preparado a partir dessa especiaria traz diversos benefícios para o nosso organismo, por exemplo:
- Previne e controla o diabetes;
- Controla o colesterol;
- Previne o envelhecimento precoce;
- Combate resfriados;
- Melhora a circulação do sangue;
- Por fim, acelera o metabolismo.
Concluindo, a canela é extremamente benéfica para nosso organismo. Ainda mais se consumido em forma de chá regularmente. Como vimos, ela está presente na culinária e também na área de cosméticos e saúde.
Em outras palavras, ao introduzir a canela em nossa rotina podemos ter uma melhora no bem estar físico e mental. Todavia, ela não é indica para certo grupo de pessoas; Por exemplo:
- Gestantes e lactantes;
- Hipoglicemicos;
- Pessoas com problemas nos rins ou fígado;
- Pessoas com histórico de alergias.
Caso você não se enquadre em alguma dessas condições, pode introduzir a canela no seu dia a dia. Por fim, não esqueça de que a dosagem indicada não deve ultrapassar as 6 gramas diárias. Use-as como preferir.