Ajuda Corporal

saúde e bem estar

Pau Tenente: 5 benefícios da planta medicinal

Pau tenente: o que é?

Pau Tenente também pode ser conhecida como Pau amargo, Quassia ou Quina. O pau tenente tem a sua composição química composta por alcaloides, resina, mucilagens, pectina e taninos, açúcar, óleo essencial e o princípio amargo quassina.

Pau tenente é uma planta medicinal que também pode ser utilizada como tratamento natural de problemas de estômago, infecções e inflamações.

Seu nome científico é Quassia amara L. e, além de ser usado para chás, pode ser usado na forma de folhas secas, pó, óleo essencial ou folhas secas, além de poder ser aplicado na pele.

Os benefícios do pau tenente incluem a ação contra alterações do apetite, dificuldades digestivas, dispepsia, infestações provocadas por vermes.

Esta planta é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação. Você pode adquirir também o produto em lojas online.

Pau tenente

Chá de pau tenente: como fazer?

Pau tenente é altamente aproveitável. Além das suas folhas serem o principal ingrediente para a formação dos chás, o resto da planta também pode ser utilizado.

As raspas da madeira e as raízes do pau tenente também pode ser usado, principalmente na confecção de extratos e compressas.

Além disso, as farmácias de manipulação também podem confeccionar extratos já separados, pós ou óleos essenciais que facilitam o consumo das propriedades da planta.

Como fazer o Chá de Pau Tenente:

  1. Coloque duas colheres de sopa da erva em um litro de água e leve ao fogo;
  2. Assim que levantar fervura, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos;
  3. Após esse tempo, desligue o fogo e deixe a solução tampada por 10 minutos;
  4. Depois, coe e estará pronto para o consumo;

Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Alérgicos: Pode conter traços de glúten

Pau tenente: benefícios

O pau tenente tem diversos benefícios para a saúde, dentre eles:

  • Tratamento de úlceras estomacais, já que melhora o revestimento da mucosa do estômago;
  • Redução da prisão de ventre, pois o movimento peristáltico do intestino;
  • Facilita a digestão e estimula o apetite, devido ao seu efeito tônico para o estômago;
  • Controle da glicemia, melhorando os perfis glicêmicos no diabetes;
  • Tratamento de infecções como malária e leishmaniose, facilitando a recuperação; (1)
  • Vermífugo, com ação contra parasitoses como giardíase e oxiuríase;
  • Ação antibacteriana;
  • Atividade contra o câncer parece ser promissora, sobretudo com efeitos contra a leucemia; (2)
  • Efeito energético e antitérmico.

O extrato preparado com caule e cascas do Pau tenente também tem ação inseticida contra certos insetos e ácaros, também podendo ser utilizada no couro cabeludo para tratamento de piolhos.

O pau tenente também pode ser usado no auxílio do emagrecimento, por ter propriedades que auxiliam no processo digestivo e por conter antioxidantes.

Pau Tenente

Efeitos colaterais do pau tenente

Mesmo o pau tenente não ser considerado uma planta tóxica, através do consumo excessivo, pode-se causar náuseas, irritabilidade no estômago e vômitos.

Além disso, o seu uso constante pode alterar a fertilidade, devido a sua ação na redução dos espermatozóides nos homens e hormônio estrogênio nas mulheres.

Por ter uma ação na redução dos espermatozoides nos homens e no hormônio estrogênio nas mulheres, o seu uso constante pode haver perda na fertilidade.

Lembrando também que por conter propriedades digestivas e antioxidantes, o uso excessivo do pau tenente pode causar inúmeros desconfortos, incluindo no trato digestivo, podendo gerar complicações e mau estar.

Quem não deve usar

ALÉRGICOS: elaborado em equipamentos em que se processam outros alimentos, portanto, pode conter traços de trigo, centeio, cevada, aveia, derivados de ovos, amendoim, soja, leite e derivados, avelã, castanha de caju e do Pará, macadâmias, nozes, pecãs e pinoli. CONTÉM GLÚTEN (Traços).

Porém, não são conhecidas contraindicações formais do pau tenente, entretanto deve ser evitado por pessoas com alterações de hormônios sexuais ou por mulheres na menopausa, já que pode causar uma leve piora dos sintomas.

Também não deve ser usado por gestantes ou mulheres em amamentação.

Outras informações

Deve ser armazenado em local seco, fresco e ao abrigo da luz.

O uso de fitoterápicos não substitui os remédios alopáticos. Consulte sempre o seu médico.

Gestantes, nutrizes (mães que amamentam) e crianças até 3 (três) anos, somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico.

Fontes

  1. MACEDO, E. G.; POTIGUARA, R. C. DE V.; ROCHA NETO, O. DA. Anatomia foliar de Quassia amara L. (Simaroubaceae), uma espécies medicinal e inseticida. 2005.
  2. VIEGA, B. L. Avaliação da atividade citotóxica de compostos de Picrasma crenata. [s.l.] Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 22 nov. 2018.
Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: