Suplemento de Vitamina K (1, 2, 3): veja o que é, para que serve e como usar?

Nutrientes orgânicos essenciais para a saúde, o suplemento para vitamina k é fundamental para o organismo, bem como para o bom funcionamento do metabolismo, além de promover o crescimento adequado.

As quantidades ideais de vitamina por dia devem ser supridas através de uma alimentação balanceada, uma vez que os alimentos como frutas, verduras e legumes são ricas fontes de vitaminas e de outros bionutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Embora sejam necessárias apenas pequenas quantidades diárias, a deficiência vitamínica, também chamada de hipovitaminose, pode causar inúmeros danos à saúde do corpo, como problemas de visão, problemas neurológicos e problemas musculares. 

A vitamina K, um dos nutrientes mais importantes, desempenha um papel fundamental na coagulação sanguínea e no fortalecimento dos ossos.

Pode ser encontrada em diversos tipos alimentos, incluindo vegetais de folhas escuras, carnes e laticínios. Dessa forma, a manutenção de uma dieta equilibrada é suficiente para suprir as necessidades diárias de vitamina K.

Alimentos ricos em vitamina K

A hipovitaminose ou deficiência de vitamina K é muito rara, mas pode levar a graves problemas de saúde, como hemorragias por todo corpo, incluindo nariz, estômago e cérebro, além de perda óssea. 

Em recém-nascidos, a deficiência de vitamina K está ligada ao desenvolvimento da Doença Hemorrágica do Recém-Nascido, causando hemorragias graves.

Nesses casos, o suplemento de vitamina K sintética (a fitomenadiona ou menadiona) pode ser prescrito pelo seu médico. 

Entenda mais sobre o suplemento de vitamina K, o que é, para que serve e como você deve utilizá-lo corretamente.

O que é a vitamina K?

Como vimos anteriormente, a vitamina K é um dos nutrientes mais importantes para a manutenção das funções vitais.

As vitaminas do complexo K desempenham um papel fundamental na manutenção de uma circulação sanguínea saudável, contribuindo para coagulação, além de garantir uma boa saúde óssea, já que fazem parte da síntese do cálcio no organismo. 

A vitamina K está disponível em uma grande quantidade de alimentos, como carnes e leites, encontrada principalmente em verduras de folhas escuras, como a rúcula, por exemplo. 

Dessa forma, a deficiência de vitamina K é muito rara, especialmente em adultos. Mas quando acontece, pode trazer vários malefícios à saúde, pois os sintomas são graves e se não tratados, podem levar a morte. 

Alguns sintomas da deficiência de vitamina K incluem:

  • Hemorragias sob a pele, causando manchas roxas
  • sangramento por todo o corpo, incluindo narinas, estômago, intestino e cérebro;
  • urina com sangue; 
  • vômitos com sangue;
  • fezes com cor muito escura ou com sangue.

A hipovitaminose ou deficiência de vitamina K é muito comum em recém-nascidos devido à baixa transferência de vitamina K através da placenta ou do leite materno, além da prematuridade do fígado do bebê. 

Se o suplemento de vitamina K não é aplicado no bebê, ele corre o risco de desenvolver a Doença Hemorrágica do Recém-Nascido, que causa hemorragia cutânea, gastrointestinal e intracraniana. 

Para o tratamento em bebês, o médico deve prescrever a profilaxia feita com a injeção de vitamina K1 sintética, cientificamente chamada de fitomenadiona.

Já para o tratamento em adultos, a suplementação feita com vitamina K3, cientificamente chamada de menadiona, por via oral ou injetável também pode ser prescrita.

O suplemento de vitamina K está disponível nas seguintes formas farmacêuticas: 

  • Cápsulas;
  • tabletes;
  • substância injetável. 

Para que serve o suplemento de vitamina K?

O suplemento de vitamina K é indicado para os casos de hipovitaminose das vitaminas do complexo K ou para os casos em que há interferência na atividade normal desta vitamina no organismo. 

Também é indicado para o tratamento de hemorragia ou risco de hemorragia como consequência da hipoprotrombinemia, que é a diminuição da capacidade de coagulação sanguínea. 

Além disso, o suplemento de vitamina K1 ou fitomenadiona é recomendado como tratamento profilático (tratamento e prevenção) da doença hemorrágica em recém-nascidos. 

Os sintomas da doença hemorrágica em recém-nascidos incluem:

  • Sangramento sob a pele;
  • Sangramento intestinal e estomacal;
  • Sangramento intracraniano;
  • Sangramentos no nariz e no umbigo.

Quando não tratada ou quando não são ministradas as medidas profiláticas necessárias, a doença hemorrágica em recém-nascidos pode causar alterações na absorção natural de vitamina K no organismo da criança. 

Como usar o suplemento vitamina K?

Você deve tomar o suplemento de vitamina K de acordo com o prescrito pelo seu médico de confiança. 

Não tome mais ou menos, não tome com mais ou com menos frequência e não tome por mais ou menos tempo do que o recomendado pelo médico

Em caso de dúvidas, consulte a receita e as orientações médicas e se precisar, converse com um médico ou com um farmacêutico. 

Atenção: você só deve tomar o suplemento de vitamina K sob orientação médica. Não se automedique. O excesso de vitamina K também pode trazer diversos males à saúde, comprometendo as funções sanguíneas. 

Posologia do suplemento de vitamina

Para saber qual é a dose ideal do suplemento de vitamina K, é necessário seguir o que está prescrito na receita médica. 

As informações a seguir contêm apenas a posologia média do suplemento de vitamina K. Se a sua dose for diferente, não a altere ao menos que seu médico lhe diga para fazer isso.

As doses do suplemento de vitamina K serão diferentes para cada paciente. Isso irá depender do organismo, dos sintomas, do histórico médico e das orientações dadas pelo médico. 

Em caso de dúvidas, procure um médico ou farmacêutico. 

Para Menadiona (suplemento de vitamina K3)

Recomendada para problemas de coagulação sanguínea, hemorragias ou apenas para suplementação dietética. 

A posologia média é:

Por via oral (comprimidos): 

  • Adultos: 5 a 10 miligramas (mg) por dia.
  • Crianças: 5 a 10 miligramas (mg) por dia.

Por via parenteral (injetável):

  • Adultos: 5 a 15 miligramas (mg), injetada no músculo ou sob a pele, uma ou duas vezes ao dia.
  • Adolescentes: 5 a 15 miligramas (mg), injetada no músculo ou sob a pele, uma ou duas vezes ao dia.
  • Crianças: 5 a 10 miligramas (mg), injetada no músculo ou sob a pele, uma ou duas vezes ao dia.

Para fitomenadiona (suplemento de vitamina K1)

Recomendada apenas para problemas sanguíneos, como problemas de coagulação ou hemorragias. 

Também pode ser usada para prevenção da doença hemorrágica em recém-nascido

A posologia média é:

Por via oral (comprimidos):

  • Adultos: 20 a 50 miligramas (mg).
  • Adolescentes: 2,5 a 25 miligramas (mg).
  • Crianças: o uso não é recomendado.

Por via parenteral (injetável):

  • Adultos: 20 a 50 miligramas (mg), injetada sob a pele, uma ou duas vezes ao dia.
  • Adolescentes: 20 a 50 miligramas (mg), injetada sob a pele, uma ou duas vezes ao dia.
  • Recém-Nascidos: 0,5 a 1 miligrama (mg) no músculo ou sob a pele, logo após o parto. A dose pode ser repetida após seis ou oito horas, caso seja necessário. 

Informações importantes

Caso você vá usar o suplemento de vitamina K ou qualquer suplemento dietético sem prescrição médica, leia atentamente e siga todas as instruções do rótulo.

Para o suplemento de vitamina K, aqui estão algumas das coisas que você deve estar atento: 

Alergias a suplementos de vitamina K

Antes de começar a tomar o suplemento de vitamina K, informe ao seu médico se você teve alguma reação alérgica ou incomum a suplementos vitamínicos, ou a qualquer outro medicamento. 

Informe também sobre qualquer outro tipo de alergia que você possa ter, como alergia a corantes alimentares, conservantes ou animais. 

Para um suplemento de vitamina K sem receita médica, leia atentamente o rótulo ou os ingredientes da embalagem. 

Uso do suplemento de vitamina K por crianças

As crianças podem ser especialmente sensíveis aos efeitos da vitamina K, principalmente a menadiona (vitamina K3 sintética) ou altas doses de fitomenadiona (vitamina K1 sintética). 

Dessa forma, as crianças são mais propensas a sofrer efeitos colaterais durante o tratamento com o suplemento de vitamina K. 

Recém-nascidos, sobretudo bebês prematuros, podem ser mais sensíveis a estes efeitos quando comparados às crianças mais velhas.

Não use suplemento de vitamina K em crianças ou bebês sem o devido aconselhamento do médico ou pediatra responsável. 

Uso por idosos

Muitos medicamentos ainda não foram testados especificamente em idosos e por isso, pode não ser conhecido se eles funcionam exatamente da mesma maneira que em adultos mais jovens. 

Dessa forma, não informações suficientes se o suplemento de vitamina K realmente faz algum efeito positivo em idosos ou se pode trazer alguma reação adversa

Por isso, idosos devem consultar um médico antes de tomar qualquer tipo de medicação. 

Uso por gestantes

A vitamina K não foi relatada como causadora de problemas congênitos ou outras condições que possam afetar a gravidez em humanos.

Entretanto, o uso de suplementos de vitamina K durante a gravidez não é recomendado uma vez que algumas reações adversas podem acontecer ao bebê, como icterícia, por exemplo.

Em todo caso, a gestante deve conversar com o obstetra. 

Uso por lactantes

O suplemento de vitamina K tomado pela mãe não foi relatado como causador de problemas em bebês que estão em fase de amamentação. 

Entretanto, a mãe deve conversar com o médico antes de tomar o suplemento de vitamina K, para que seja feito de uma forma segura tanto para a mãe quanto para o bebê. 

Além disso, as mães que amamentam seu filho usando fórmulas fortificadas devem estar atentas quanto às necessidades diárias de vitamina K para o bebê. Se a fórmula não for capaz de suprir, converse com o pediatra responsável. 

Interações medicamentosas

Alguns tipos de medicamentos não devem ser usados juntos devido a interações medicamentosas que podem ser danosas à saúde do paciente. 

Isso porque certas substâncias podem diminuir ou até mesmo anular a eficácia de um medicamento

Além disso, o uso de álcool ou de cigarros durante o tratamento de certos medicamentos também pode causar interações.

Dessa forma, é imprescindível buscar orientação com um médico ou com algum profissional adequado para que não haja erros na hora de tomar o suplemento de vitamina K.

Esclareça ao seu médico todos os medicamentos que está tomando ou que pretende começar a tomar para que ele possa ajustar a dose de vitamina K corretamente.

Você também deve discutir com o seu profissional de saúde a que horas e como deve tomar o suplemento de vitamina K, se deve ser com ou sem alimentos. 

Contraindicações ao uso de suplementos de vitamina K

O suplemento de vitamina K deve ser tomado apenas com prescrição médica, sendo contraindicado para pacientes com alergia ou hipersensibilidade a qualquer um dos constituintes do produto. 

É preciso certificar-se se o suplemento deve ser administrado por via oral ou via parenteral, seguindo a orientação médica. 

O suplemento de vitamina K não é recomendado para pessoas que façam tratamento com anticoagulantes ou com anticonvulsionantes. 

Além disso, a presença de outras condições de saúde pode afetar o uso de suplementos alimentares, incluindo o suplemento de vitamina K. Informe ao médico ou ao profissional de saúde adequado se sofrer com alguma condição de saúde, especialmente se for:

  • Fibrose cística ou outras doenças que afetam o pâncreas;
  • problemas hepáticos;
  • doença da vesícula biliar; 
  • problemas intestinais; 
  • diarreias prolongadas;
  • deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD).

Essas condições de saúde podem interferir na absorção do suplemento de vitamina K no organismo ou, ainda, aumentar a chance de efeitos colaterais e indesejados

Em caso de dúvidas, procure orientação médica.

Possíveis efeitos colaterais

Juntamente aos efeitos necessários e esperados, qualquer medicamento pode causar alguns efeitos colaterais indesejados. 

Embora a maioria desses efeitos possam não ocorrer na maior parte das pessoas, caso ocorram, é necessário informar ao médico. 

Converse com o seu médico se você sentir algum dos seguintes efeitos colaterais listados abaixo.

Efeitos colaterais incomuns

Ocorrem em menos de 1% dos pacientes em tratamento com o suplemento de vitamina K. São eles:

  • Redução ou inibição do apetite;
  • cansaço;
  • dificuldade para respirar;
  • fígado aumentado;
  • inchaço geral do corpo;
  • irritabilidade; 
  • rigidez muscular; 
  • palidez;
  • olhos ou pele amarelada; 

Efeitos colaterais raros

Ocorrem em menos de 0,1% dos pacientes em tratamento com o suplemento de vitamina K. São eles:

  • Dificuldade para engolir;
  • respiração acelerada ou irregular;
  • tonturas ou desmaio;
  • falta de ar;
  • erupções cutâneas, urticária ou comichão;
  • inchaço nas pálpebras, rosto ou lábios;
  • sensação de aperto no peito;
  • dificuldade para respirar.

Efeitos colaterais muito raros

Ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes em tratamento com o suplemento de vitamina K. São eles:

  • Cor azul na pele;
  • rubor ou vermelhidão na pele;
  • batimentos cardíacos muito acelerados ou muito lentos;
  • aumento da sudorese;
  • pressão arterial baixa (temporária).

Reações adversas esperadas

Algumas reações adversas são esperadas, podendo ocorrer provavelmente sem a necessidade de atenção médica.

São os chamados efeitos secundários e podem desaparecer durante o tratamento ou à medida que seu corpo se ajusta a medicação.

Além disso, caso essas reações adversas estejam muito incômodas, o médico pode fazer ajustes na dose do suplemento de vitamina K ou ainda, informar maneiras de prevenir ou reduzir esses efeitos indesejados. 

Em todo caso, converse com o seu médico caso algum dos efeitos abaixo persistir ou se estiver muito incômodo:

  • Rubor no rosto;
  • vermelhidão, dor ou inchaço no local da injeção;
  • gosto ruim na boca.

Efeitos colaterais não esperados

Outros efeitos colaterais não listados também podem ocorrer em alguns pacientes durante o tratamento com o suplemento de vitamina K. 

Caso note quaisquer outros efeitos, consulte imediatamente o seu médico ou algum serviço de atendimento de emergência. 

Perguntas frequentes sobre o suplemente de vitamina K

O que devo fazer se eu esquecer de tomar o suplemento de vitamina K?

Se você esqueceu de tomar alguma dose do suplemento de vitamina K, tome-a o mais rápido possível. 

Entretanto, se estiver muito próximo da hora da próxima dose, pule a dose esquecida e volte ao esquema normal de doses. 

Você não deve tomar uma dose dupla (dois comprimidos ao mesmo tempo) para compensar a dose esquecida. 

Quando for ao médico novamente, informe a ele sobre as doses que você esqueceu.

Como devo guardar o suplemento de vitamina K?

Você deve guardar o suplemento de vitamina K e quaisquer outros medicamentos fora do alcance das crianças. 

Armazene em um recipiente fechado à temperatura ambiente, longe do calor, da umidade e da luz direto. Evite deixar na geladeira. 

Não guarde remédios vencidos ou remédios que não sejam mais necessários (que o tratamento tenha acabado).

Que cuidados devo ter ao tomar o suplemento de vitamina K?

Não tome o suplemento de vitamina K ou qualquer outro remédio sem antes passar por avaliação médica pois isso pode comprometer a sua saúde. 

Quando estiver fazendo tratamento com o suplemento de vitamina K, diga a todos os médicos e dentistas que você está tomando esse medicamento

Sempre converse com o seu médico antes de começar ou parar de tomar este ou qualquer outro remédio. Inclusive aqueles remédios que possuem venda livre, sem necessidade de receita, como analgésicos e anti-inflamatórios, por exemplo. 

Durante o tratamento com o suplemento de vitamina K, é necessário visitar o médico regularmente para que ele possa pedir exames para checar as funções do organismo

Exames de sangue devem ser feito regularmente para verificar a coagulação sanguínea. Isso ajudará seu médico a decidir quanto suplemento de vitamina K você precisa. 

O que eu devo fazer se tomar uma dose maior que a indicada?

Caso você ou outra pessoa tenha tomado acidentalmente vários comprimidos do suplemento de vitamina K, busque imediatamente um serviço de atendimento médico de emergência e leve a bula

Não induza vômito e procure ficar deitado. Ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.

Vídeo para entender melhor sobre os benefícios da vitamina K

Se quiser saber ainda mais sobre a vitamina K e seus benefícios, vou deixar um vídeo do canal da Nutricionista Patricia Leite que explica bem direitinho todos os cuidados e os benefícios da substância.

Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: