Ajuda Corporal

saúde e bem estar

Entendendo os Grânulos de Fordyce: veja o que são, as causas e como tratar

Pequenas bolinhas que aparecem comumente nas mucosas do corpo podem ser grânulos de Fordyce. 

Entenda o que são, quais são os sintomas e como tratar. 

O que são grânulos de Fordyce?

Os grânulos de Fordyce são protuberâncias amareladas ou esbranquiçadas que normalmente surgem ao redor dos lábios, nos lábios, nas bochechas e com menos frequência, na região íntima. 

Ocorrendo em cerca de 70% a 80% dos adultos, os grânulos de Fordyce têm maior incidência em homens, podendo também aparecer no pênis ou no escroto. Enquanto nas mulheres, eles podem aparecer na vulva ou nos lábios da vagina.

Ainda que haja incidência na região genital, os grânulos de Fordyce são completamente normais, inofensivos e indolores, não tendo nenhuma ligação com condições sexualmente transmissíveis. 

Dessa forma, essas pequenas bolinhas não são motivo de preocupação, sendo apenas glândulas sebáceas que ficam inchadas ou que aumentaram de tamanho devido a algum desequilíbrio hormonal.

As glândulas sebáceas são a parte da pele responsável pela formação do sebo, uma secreção oleosa cuja função é lubrificar e nutrir a derme. Além disso, essas glândulas também são fortemente associadas à formação dos folículos pilosos, os pelos. 

Sendo assim, os grânulos de Fordyce surgem nas partes da pele onde não há pelos e geralmente, aparecem dispersos pela região afetada ou, em alguns casos, agrupados em um mesmo lugar. 

De modo geral, ainda que sejam totalmente benignos, é importante conversar com um dermatologista, pois pode causar incômodo estético ou visual, sendo necessário um tratamento para removê-los.

Quais são os sintomas e como identificar os grânulos de Fordyce?

Aparecendo em vários tamanhos, os grânulos de Fordyce normalmente medem entre um e três milímetros de comprimento. São amarelos, esbranquiçados ou com tom de pele, podendo também ser avermelhados, caso apareçam na região genital. 

A formação de pequenas manchas na área afetada é uma das características dos grânulos de Fordyce, sendo que estas ficam ainda mais visíveis quando a pele é esticada. 

As manchas dos grânulos de Fordyce acontecem com mais frequência ao redor dos lábios, nos lábios e nas bochechas, aparecendo de forma simétrica.

Outro lugar característico do surgimento dos grânulos de Fordyce é a região íntima, podendo aparecer no pênis e no escroto, no caso dos homens ou na vulva e nos lábios vaginais, no caso das mulheres. 

É importante salientar que os grânulos de Fordyce são quase imperceptíveis, mas, ainda assim, podem causar certo incômodo estético, sendo necessário, portanto, consultar um dermatologista especializado para fazer o tratamento adequado. 

Por outro lado, essas pequenas bolinhas não causam dores e não são pruriginosas ou infecciosas.

Muito raramente, os grânulos de Fordyce podem sangrar durante uma relação sexual. Nesse caso, é importante conversar com um médico, uma vez que sangramento durante o ato sexual pode indicar outro problema mais grave, como a presença de alguma doença sexualmente transmissível (DST). 

Dessa forma, é preciso ficar atento a algumas outras condições dermatológicas podem ser similares aos grânulos de Fordyce, incluindo:

  • Cistos de Milium – são pequenos cistos de queratina, duros, brancos e redondos que podem aparecer no rosto devido ao excesso de sol ou ao uso de maquiagens oleosas.
  • Hiperplasia Sebácea – desencadeada devido a um desequilíbrio hormonal, a hiperplasia sebácea causa o surgimento de cistos macios na pele devido ao aumento das glândulas sebáceas.
  • Cistos Epidermóides – pequenos caroços duros, indolores e quase sempre da cor da pele que podem se formar principalmente devido a irritações na derme, entupimento das glândulas sebáceas e acne.
  • Carcinoma Basocelular – um tipo de câncer de pele que pode aparecer como um inchaço, manchas vermelhas ou outro crescimento anormal e lento na pele. 
  • Verrugas Genitais – sintoma direto de algumas infecções sexualmente transmissíveis, as verrugas genitais são lesões altas e de forma bem definida que podem sangrar caso sejam tocadas. 

Portanto, caso note qualquer crescimento anormal na sua pele, é imprescindível buscar orientação com um médico ou com um profissional de saúde adequado. 

Quais são as causas dos grânulos de Fordyce?

Os grânulos de Fordyce são uma parte natural da anatomia humana, uma vez que acontecem devido ao aumento usual das glândulas sebáceas. 

Por serem formações benignas, os grânulos de Fordyce estão presentes desde o nascimento, mas geralmente não são perceptíveis até a puberdade, quando as alterações hormonais típicas da idade começam a afetar todas as glândulas do corpo. 

Dessa forma, são uma reação natural do corpo, já que o desequilíbrio dos hormônios pode provocar inchaço das glândulas sebáceas, fazendo com estas pequenas bolinhas fiquem ainda mais aparentes. 

Grupos de Risco

Apesar de serem um desenvolvimento natural do corpo e estarem presentes desde o nascimento, um estudo publicado em uma renomada revista científica norte-americana identificou que os grânulos de Fordyce acontecem cerca de duas vezes mais em homens que em mulheres. 

Ainda de acordo com o estudo, indivíduos que possuem pele com tendência a oleosidade e a acne também têm maior risco de desenvolver os grânulos de Fordyce. 

Isso se dá porque os grânulos de Fordyce estão diretamente associados às glândulas sebáceas, que por sua vez, são a parte da pele responsável pela produção de oleosidade. 

Além disso, outros estudos vincularam os grânulos de Fordyce à ocorrência de problemas graves de saúde. 

Uma pesquisa realizada em 2014 envolvendo vários membros de uma mesma família observou que cem por cento dos participantes que tinham uma forma hereditária de câncer colorretal também tinham grânulos de Fordyce na boca. 

Os autores da pesquisa sugerem que a presença de grânulos de Fordyce pode ajudar os médicos a identificar famílias que possuem risco acentuado de desenvolver câncer colorretal. Entretanto, ainda são necessárias mais pesquisas. 

Outra pesquisa publicada no “Dental Research Journal” sugere que a presença de muitos grânulos Fordyce na boca pode estar associada à hiperlipidemia. A hiperlipidemia é uma condição em que o sangue possui uma alta concentração de gordura, aumentando o risco de desenvolver doenças cardíacas. 

Porém, é importante ressaltar que essas condições de saúde estão apenas relacionadas a ocorrência dos grânulos Fordyce e não causadas por eles. 

Quando consultar um médico

Os grânulos de Fordyce são uma formação benigna e natural do corpo, não sendo causados por nenhuma condição de saúde. 

Na maioria dos casos, estes grânulos são quase imperceptíveis, mas em algumas pessoas, pode causar incômodo estético e visual, afetando diretamente a autoestima.

Sendo assim, caso os grânulos de Fordyce causem desconforto visual, é importante consultar um dermatologista para que seja receitado o tratamento adequado. 

Além disso, é importante ter o cuidado de não confundir os grânulos de Fordyce com outras manifestações clínicas de doenças graves, como infecções sexualmente transmissíveis e câncer de pele. 

Se você perceber manchas ou pequenas bolinhas em sua região íntima, marque uma consulta com o ginecologista, especialmente se forem sangrentas e se você notar a presença de sangue ou de desconforto após as relações sexuais. 

O diagnóstico de um médico especializado é imprescindível, uma vez que ele irá atuar primeiramente descartando os problemas mais graves, tratando-os corretamente caso estejam presentes em seu organismo. Lembrando que quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, maiores serão as chances de recuperação.

Como os grânulos de Fordyce são diagnosticados?

Um médico especializado poderá provavelmente diagnosticar os grânulos de Fordyce apenas pela sua aparência e outras manifestações clínicas apresentadas pelo paciente, como a falta de dor, por exemplo.

Entretanto, o ideal é que o médico atue primeiramente descartando outras condições de saúde que também se manifestam clinicamente através do aparecimento de pequenas bolinhas indolores, como câncer, por exemplo.

Nesses casos, uma biópsia e outros exames especializados, como a análise de uma amostra de tecido da área afetada, são fundamentais para um diagnóstico correto e um tratamento eficaz. 

Como tratar os grânulos de Fordyce?

De modo geral, os grânulos de Fordyce são uma parte natural do corpo. Por isso, não necessitam de tratamento. 

Porém, caso você queira remover os grânulos por razões estéticas, alguns tratamentos e medicações podem ser devidamente prescritas por um médico de acordo com o seu caso. 

Aqui estão algumas das opções de tratamento para os grânulos de Fordyce que você pode discutir com o seu médico. 

Cirurgia de microperfuração

Realizada no consultório de um dermatologista, a cirurgia de microperfuração pode remover de forma rápida e eficaz várias bolinhas do rosto ou da área genital ao mesmo tempo. 

Antes de começar a cirurgia, é aplicada um anestésico local para reduzir a dor. Em seguida, o médico usará um pequeno dispositivo similar a uma caneta para perfurar a região afetada e remover o tecido indesejado. 

O mais interessante deste procedimento é que ele não deixa cicatrizes e a recuperação é simples. 

Um estudo de 2013 publicado em um importante jornal internacional sobre cirurgias plásticas e procedimentos estéticos revelou que as pessoas que fizeram esta cirurgia não demonstraram sinais recorrentes de grânulos de Fordyce um ano após a cirurgia. 

Tratamento à laser

Outro tipo de tratamento comumente usado para remover os grânulos de Fordyce são os tratamentos à laser. 

Este tratamento consiste no uso de um laser de dióxido de carbono para eliminar eficientemente as bolinhas do rosto. Entretanto, o uso de lasers na pele pode deixar cicatrizes, embora alguns tipos específicos de lasers deixem comprovadamente menos cicatrizes na pele, como os lasers de corante. 

Ambos os lasers usam um feixe de luz muito concentrado, mas em diferentes comprimentos de onda, o que reflete diretamente na aparência de cicatrizes. O tratamento com laser de corante pulsado é mais caso. 

Tratamentos tópicos

Os tratamentos tópicos para remover ou diminuir a aparência dos grânulos de Fordyce incluem o ácido bicloroacético, tretinoína tópica (ácido retinóico) e isotretinoína oral.

Por serem medicações, podem produzir efeitos colaterais, como inflamação e sensação de queimação da pele e por isso, não é recomendável usá-los indiscriminadamente e sem orientação médica. 

Para ser ainda mais eficaz, o dermatologista pode recomendar uma combinação desses tratamentos tópicos em conjunto com os tratamentos à laser. 

Outros tratamentos

Outras opções para remover os grânulos de Fordyce incluem a curetagem e a eletrodissecação, um tipo de tratamento que consiste em raspar as lesões com uma cureta e em seguida tratar a área afetada usando um eletrodo. 

A cauterização também pode ser uma alternativa, uma vez que promove a eliminação eficaz de todos os grânulos de Fordyce.

Em todo caso, procure orientação médica e discuta com ele qual o tratamento mais adequado para o seu caso. 

Qual é o prognóstico dos grânulos de Fordyce?

Por naturalmente fazerem parte do corpo, os grânulos de Fordyce costumam desaparecer com o tempo e sem a necessidade de tratamento. 

O importante é entender que eles são uma manifestação normal do corpo, acontecendo mais frequentemente durante a puberdade, devido às alterações hormonais recorrentes. 

Embora sejam quase imperceptíveis, a maioria das pessoas têm grânulos de Fordyce e sendo assim, eles não são causados por nenhum tipo de condição de saúde. 

Caso você esteja lidando com esta situação e por razões estéticas, os grânulos de Fordyce te causem desconforto, consulte um médico e discuta possíveis opções de tratamento. 

Normalmente, os grânulos de Fordyce surgem com maior intensidade ao redor dos lábios, nas bochechas e em alguns casos, na região íntima, e mesmo assim, não devem ser relacionados às infecções sexualmente transmissíveis, já que estas bolinhas são indolores e inofensivas. 

Entretanto, em alguns casos, a presença de lesões na pele e na região íntima podem ser a manifestação clínica de algum outro problema de saúde. Por isso, consultar um médico é indispensável. 

Algumas doenças graves como o câncer de pele possuem como sintoma pequenos inchaços ou manchas avermelhadas que podem ser similares aos granulomas de Fordyce. 

Em todo caso, é interessante salientar que não há evidências científicas de que remédios naturais ou caseiros ajudem a remover os grânulos de Fordyce. Por isso, não se automedique.

Além disso, é importante que você não aperte ou toque frequentemente os grânulos, já que isso não fará com eles desapareçam além de aumentar consideravelmente o risco de desenvolver infecções na pele, piorando o problema.

Em caso de dúvidas, procure orientação de um dermatologista especializado para que seja prescrito o tratamento adequado, que pode ser feito através de cirurgias, tratamento à laser ou tratamento tópico com o uso de medicações. 

Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: