Ajuda Corporal

saúde e bem estar

Óleo De Rosa Mosqueta No Cabelo: 4 benefícios, como usar e contraindicações

A umectação à base de óleo de rosa Mosqueta no cabelo é uma ótima alternativa para quem não dispensa fios sempre tratados, alinhados e livres do aspecto ressecado.

Entretanto, navegar no mundo dos óleos pode ser um pouco confuso, já que existem dezenas de tipos repletos de benefícios para o cabelo, desde aumentar a hidratação até minimizar a quebra ou a queda, por exemplo. 

O óleo de rosa mosqueta, apesar de ser menos conhecido, é normalmente muito amado por seu alto poder de hidratação, além dos benefícios que pode trazer para à saúde do couro cabeludo e à saúde do cabelo como um todo. 

Sua composição é rica em complexos vitamínicos, que melhoram a saúde do cabelo da raiz até as pontas, além de conter também outros poderosos ativos antioxidantes, ácidos graxos e ácidos oleicos que penetram profundamente na fibra capilar e devolvem vida aos fios, trazendo brilho e maciez. 

Além disso, o óleo de rosa mosqueta no cabelo ajuda a alinhar as madeixas, promovendo efeito anti-frizz e anti-embaraçamento, ideal para quem gosta de um visual mais liso.

Sendo assim, mesmo que passar óleos capilares já seja algo comum, o óleo de rosa mosqueta é particularmente essencial para quem busca ter madeixas sempre bem hidratadas, bem alinhadas e com aquele balanço natural incrível. 

Pensando nisso, no artigo de hoje iremos investigar à fundo todos os benefícios do óleo de rosa mosqueta no cabelo, além de explicar como ele deve ser usado e como deve ser feita a sua aplicação de forma correta.

Continue lendo para saber mais. 

O que é o óleo de rosa mosqueta?

Um riquíssimo óleo vegetal, o óleo de rosa mosqueta tem sido utilizado há milhares de anos no Egito Antigo e entre as populações nativas americanas devido aos seus benefícios à saúde, possuindo propriedades curativas.

Extraído a partir das sementes de uma planta silvestre chamada rosa mosqueta, o óleo de rosa mosqueta contém uma composição rica em ácidos graxos, vitamina C e vitamina A, além de ativos anti-inflamatórios e antioxidantes que podem beneficiar a saúde do corpo como um todo.

Dessa forma, o óleo de rosa mosqueta age positivamente de diversas formas no organismo, como:

  • Tratamento de queimaduras;
  • Redução da aparência de cicatrizes e estrias;
  • Tratamento de assaduras;
  • Psoríase e outras dermatites na pele;
  • Ulcerações.

E o melhor de tudo é que o óleo de rosa mosqueta possui um custo acessível e pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, lojas especializadas, perfumarias e farmácias. 

No entanto, apesar de ter sido milenarmente utilizado como um remédio natural, o óleo de rosa mosqueta possui aplicações ainda mais notórias na estética e na beleza, sendo particularmente positivo para à saúde dos cabelos.  

Seus ativos ultra hidratantes penetram profundamente nos fios, reconstituindo a fibra capilar de dentro para fora e devolvendo a ela todos os nutrientes necessários para ter um cabelo alinhado, hidratado, livre de ressecamento e com brilho. 

Além disso, o óleo de rosa mosqueta no cabelo também pode ser usado como uma forma de diminuir o frizz e reduzir o embaraçamento dos fios, resultando em cabelos mais alinhados e mais soltinhos. 

Tem também efeito contra a caspa e outras infecções que possam vir a acometer a saúde do couro cabeludo, como inflamações nos folículos pilosos, foliculite, coceira e descamação. 

Portanto, passar óleo de rosa mosqueta no cabelo é uma ação multibenefícios, promovendo não somente fios mais hidratados e mais bonitos, como também um couro cabeludo mais saudável.

É indispensável, caso você queira que seu cabelo cresça de forma saudável da raiz até às pontas. 

Benefícios do óleo de rosa mosqueta no cabelo

Agora que você já entendeu o que é o óleo de rosa mosqueta e onde você pode comprá-lo, é preciso entender quais são os seus benefícios. 

Os benefícios de passar óleo de rosa mosqueta no cabelo são inúmeros e podem garantir fios sempre bem cuidados, bem hidratados e com vida. 

Confira!

Rico em ácidos graxos

O óleo de rosa mosqueta no cabelo traz inúmeros ativos essenciais para manter a hidratação natural dos fios e deixá-los livre do ressecamento, da porosidade, das pontas duplas e da quebra. 

Os ácidos graxos em sua composição ajudam a nutrir, hidratar e suavizar os fios de cabelo, além de manter o couro cabeludo sempre saudável e equilibrado.

Um tipo específico de ácido graxo, o ácido graxo linoleico (GLA) pode ser especialmente benéfico, já que rico em ômega 3 e ômega 6, dois excelentes fortalecedores das barreiras da pele, protegendo assim o couro cabeludo.

Fungos, leveduras, bactérias e outros micro-organismos podem causar infecções no couro cabeludo, como caspas, foliculite, inflamação dos folículos pilosos, descamações e coceira. 

Com um couro cabeludo infeccionado, o cabelo também irá sofrer: os fios ficarão enfraquecidos e propensos à queda. Além disso, problemas como estes impedem que as madeixas cresçam de forma saudável.

Sendo assim, a raiz do cabelo precisa estar saudável e equilibrada para que os fios possam crescer livremente e de forma rápida. 

Portanto, devido aos ácidos graxos, passar óleo de rosa mosqueta no cabelo pode funcionar como uma máscara natural, sendo capaz de suprir todas as necessidades nutritivas do cabelo e do couro cabeludo, repondo proteínas, vitaminas e outros nutrientes essenciais. 

É super hidratante

Como todos os óleos vegetais, o óleo de rosa mosqueta no cabelo é ótimo para bloquear a perda da hidratação natural dos fios. 

Além disso, os ativos ultra hidratantes do óleo de rosa mosqueta no cabelo não somente retém a hidratação como também hidratam o cabelo, especialmente as pontas, que tendem a ficar mais secas, quebradiças e com pontas duplas. 

Isso acontece porque, quimicamente falando, o óleo de rosa mosqueta entra nas cutículas capilares e as deixa alinhadas, além de suprir a necessidade natural dos fios por proteínas, vitaminas e aminoácidos que são perdidos com o passar dos dias. 

O uso de químicas, como alisantes e tinturas, a exposição à poluição atmosférica, à radiação solar, às fontes de calor como secadores, chapinhas e outros modeladores, desgastam e enfraquecem a fibra capilar, resultando em cabelos ressecados, porosos e sem vida. 

Dessa forma, passar óleo de rosa mosqueta no cabelo pode ajudar reduzir o excesso de danos diários nos fios, trazendo mais saúde e mais beleza para as madeixas e impedindo que problemas como a queda e a quebra aconteçam.

Acelera o crescimento do cabelo

Médicos, dermatologistas e outros especialistas em beleza e estética afirmam que o óleo de rosa mosqueta no cabelo é significativamente útil para o crescimento saudável do cabelo, além da sua manutenção em longo prazo.

Isso é possível devido às propriedades antioxidantes e hidratantes do óleo de rosa mosqueta no cabelo, além de seu extenso complexo vitamínico presente em sua fórmula. 

E tudo isso faz muito sentindo: cabelos mais saudáveis, tendem a crescer mais rapidamente, permitindo fios mais encorpados, mais fortes e com saúde da raiz às pontas. 

O óleo de rosa mosqueta contém vitaminas do complexo C e A, que auxiliam na produção do colágeno – a vitamina C, em especial, é uma parte prioritária do processo de síntese de colágeno no organismo. 

Sendo assim, quando você aplica o óleo de rosa mosqueta no cabelo de forma tópica, os fibroblastos das células da pele são estimulados, criando e estabilizando o colágeno. 

Por outro lado, os antioxidantes presentes na rica fórmula do óleo de rosa mosqueta podem proteger os cabelos e o couro cabeludo dos danos causados pelos radicais livres e pelo estresse oxidativo, problemas que usualmente resultam em queda ou em fios quebradiços, porosos e/ou ressecados. 

Portanto, diante de compostos tão ricos e essenciais para à saúde capilar, não é surpresa afirmar que o óleo de rosa mosqueta no cabelo realmente faz com que os fios cresçam de forma acelerada, além de manter o crescimento em longo prazo. 

Ajuda a combater a inflamação do couro cabeludo

Passar óleo de rosa mosqueta no cabelo pode ser útil não somente para a saúde dos fios, como também para a saúde do couro cabeludo, algo essencial na manutenção de um cabelo saudável e bem cuidado em longo prazo.

Isso acontece porque o óleo de rosa mosqueta no cabelo fortifica as barreiras naturais da pele, fornecendo mais proteção ao couro cabeludo e impedindo a manifestação de agentes infecciosos, como fungos, bactérias e leveduras, que podem causar caspas, foliculite, inchaços nos folículos e descamação.

Além disso, o óleo de rosa mosqueta no cabelo não é apenas super nutritivo para a pele, mas também contém em sua composição compostos chamados de carotenoides, que possuem propriedades anti-inflamatórias, que podem:

  • Atenuar a vermelhidão no couro cabeludo;
  • Combater e tratar a inflamação no couro cabeludo, como o aparecimento de folículos pilosos inflamados;
  • Tratar a foliculite capilar;
  • Aliviar a coceira na cabeça;
  • Diminuir a descamação do couro cabeludo;
  • Tratar e combater a caspa;
  • Ajudar no tratamento de outras dermatoses que podem acometer o couro cabeludo, como psoríase, dermatite seborreica e dermatite atópica.

Apesar disso, embora o óleo de rosa mosqueta seja significativamente útil para a saúde do couro cabeludo, é essencial procurar orientação com um dermatologista na presença de qualquer sintoma estranho. 

Para que tipo de cabelo o óleo de rosa mosqueta é indicado?

De um modo geral, o óleo de rosa mosqueta no cabelo é indicado para qualquer tipo de cabelo, podendo ser usado para potencializar qualquer tipo de cronograma capilar. 

Porém, passar óleo de rosa mosqueta no cabelo é especialmente recomendado para cabelos que estejam secos, quebradiços, porosos e precisando de hidratação.

E se os seus cabelos forem crespos, cacheados ou ondulados, o óleo de rosa mosqueta pode ser seu melhor amigo, já que esse tipo de cabelo tem uma propensão natural a ter fios mais ressecados. Aqui, ele irá não somente hidratar os fios, como também controlar o frizz e selar as cutículas. 

Além disso, se você quer que o seu cabelo cresça mais rapidamente, de forma mais saudável e com fios mais encorpados, você deve acrescentar o óleo de rosa mosqueta na sua rotina de cuidados com o cabelo. 

E se você tem cabelos com tendência à oleosidade, não precisa se preocupar: o óleo de rosa mosqueta no cabelo é absorvido muito rapidamente pelo couro cabeludo, além de ser considerado um tipo de óleo seco. 

Dessa forma, se você não dispensa cabelos hidratados, macios, sedosos e com muito brilho, além daquele balanço natural incrível, o óleo de rosa mosqueta é indicado para você!

Como usar o óleo de rosa mosqueta no cabelo?

Bem versátil, o óleo de rosa mosqueta no cabelo pode ser usado de inúmeras formas, tudo irá depender do que seu cabelo e o seu couro cabeludo precisam.

Veja qual maneira se aplica mais a você e siga o passo a passo!

Umectação com óleo de rosa mosqueta

A umectação capilar é método que tem como objetivo a nutrição e o fortalecimento das madeixas através da aplicação de algum óleo vegetal em toda a extensão dos fios. 

Dessa forma, a umectação feita com o óleo de rosa mosqueta no cabelo irá penetrar na fibra capilar e repor os nutrientes fundamentais para à saúde dos fios, como ativos hidratantes, proteínas e ácidos oleicos.

Além da forma natural do óleo de rosa mosqueta, normalmente encontrada em lojas de produtos naturais, hoje em dia você também pode comprar fórmulas prontas à base de óleo de rosa mosqueta para passar no cabelo

A umectação com óleo de rosa mosqueta no cabelo é feita da seguinte maneira:

  1. Com os fios secos e sujos, separe o cabelo em várias partes para facilitar a aplicação.
  2. Aplique o óleo de rosa mosqueta no cabelo, dando maior atenção as pontas e massageando bem cada mechinha. 
  3. Faça isso por todo o cabelo e depois, cubra com uma touca ou envolva com um plástico filme.
  4. Deixe agir por aproximadamente quarenta minutos a uma hora.
  5. Lave o cabelo com o cuidado de remover todo o excesso de óleo de rosa mosqueta no cabelo.
  6. Condicione e finalize como preferir. 

Essa umectação pode ser feita de uma a duas vezes por semana. No caso do cronograma capilar, ela deve ser feita nos dias separados para a nutrição dos fios. 

Para trazer resultados ainda mais significativos, considere dormir com o óleo de rosa mosqueta no cabelo

Se for fazer isso, você deve proteger os cabelos com alguma touca, dormir e então lavar na manhã seguinte. 

Hidratação com óleo de rosa mosqueta

Uma maneira mais simples e prática, a hidratação com óleo de rosa mosqueta no cabelo oferece inúmeros benefícios para a saúde dos fios e pode ser facilmente encaixada no seu dia a dia. 

Veja como fazer: 

  1. Em um recipiente, adicione uma parte de óleo de rosa mosqueta para duas partes de alguma máscara de hidratação de sua preferência. 
  2. Lave o cabelo e então use sua misturinha de máscara e de óleo de rosa mosqueta no cabelo, massageando bem todas as mechas. 
  3. Deixe agir por aproximadamente quinze ou vinte minutos.
  4. Enxague, condicione e finalize como preferir.

Caso você não tenha um cronograma capilar com os dias de hidratação bem definidos, saiba que essa hidratação com óleo de rosa mosqueta no cabelo pode ser usada regularmente em todas as lavagens

Mas atenção: a mistura da máscara com o óleo de rosa mosqueta não deve ser feita diretamente no recipiente original da máscara, pois o óleo de rosa mosqueta pode causar alguma alteração na composição da máscara.

O ideal é que a mistura seja sempre feita em um recipiente a parte, sempre utilizando utensílios plásticos e luvas. 

Tratamento do couro cabeludo 

Se você tem algum problema em seu couro cabeludo, como inflamações, descamação, secura, coceiras e até mesmo caspas, o óleo de rosa mosqueta no cabelo pode ser ótimo para solucionar cada um desses problemas.

Além disso, quando feito regularmente, este tratamento com óleo de rosa mosqueta pode proporcionar um couro cabeludo mais saudável e equilibrado, livre de infecções e outros problemas. 

Tudo isso promoverá um cabelo com saúde, crescimento acelerado, fios encorpados, hidratados e livres do ressecamento.

Veja como usar o óleo de rosa mosqueta no cabelo para tratar problemas no couro cabeludo:

  1. Comece dividindo o cabelo em várias partes, para deixar o couro cabeludo livre e facilitar a aplicação.
  2. Pegue um pequeno pedaço de algodão e então o enxarque com óleo de rosa mosqueta.
  3. Aplique o algodão em cada parte do seu couro cabeludo, trocando sempre que for fazer uma aplicação em uma nova área do cabelo, para evitar a reinfecção. 
  4. Feita a aplicação em todo o couro cabeludo, faça massagens utilizando a ponta dos dedos para que o óleo de rosa mosqueta penetre bem e estimule a circulação sanguínea saudável. 
  5. Deixe agir por trinta minutos e então enxague, lave o cabelo e finalize como preferir. 

Você pode repetir esse passo a passo uma ou duas vezes por semana ou enquanto durar o problema.

É importante lembrar que na presença de qualquer sintomática anormal no couro cabeludo, você deve buscar imediatamente a orientação de um dermatologista.

Alguns sintomas podem ser a representação de uma condição mais grave, como psoríase e outras dermatoses. 

Óleo reparador de pontas

O óleo de rosa mosqueta no cabelo também pode ajudar a reparar as pontas que estão danificadas, porosas e ressecadas, além de combater as pontas duplas.

Pode ser usado ainda como um controlador de frizz e para desembaraçar os fios. Confira: 

  1. Após as lavagens, quando o cabelo estiver seco, comece dividindo o cabelo em algumas partes – você deve fazer isso especialmente se as suas pontas estiverem altamente danificadas. 
  2. Aplique algumas gotas de óleo de rosa mosqueta nas pontas do cabelo e vá massageando as mechas.
  3. Caso queira, penteie os cabelos ou finalize modelando os fios como preferir.

Essa aplicação pode ser feita sempre que suas pontas estiverem com aspecto ressecado ou sempre após as lavagens. 

Tenha o cuidado de não aplicar quantidades excessivas de óleo de rosa mosqueta no cabelo. 

Contraindicações

Embora o óleo de rosa mosqueta no cabelo seja considerado um óleo leve, sendo excelente para cabelos finos e grossos, pessoas que possuem fios muito finos ou muito oleosos devem tomar cuidado ao usá-lo.

O peso molecular do óleo de rosa mosqueta no cabelo pode ser uma sobrecarga para fios que são extremamente finos e fazer com que aparentem gordurosos e/ou esticados. 

Dessa maneira, pessoas que possuem cabelos com fios extremamente finos podem preferir óleo de argan ou óleo de jojoba, pois são óleos mais leves quando comparados ao óleo de rosa mosqueta no cabelo.

Em todo caso, os tipos de cabelo que possuem fios muito finos devem ter cuidado com qualquer tipo de óleo para evitar acúmulo. O ideal é que aplicação seja feita apenas do meio às pontas, lavando bem o cabelo em seguida.

No entanto, a aplicação do óleo de rosa mosqueta no cabelo em somatória com alguma máscara de tratamento é liberada para todos os cabelos, inclusive os mais finos, já que ali, o óleo de rosa mosqueta estará diluído, porém com os mesmos benefícios. 

Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: