Ajuda Corporal

saúde e bem estar

Óleo De Coco No Cabelo: 6 benefícios, como usar e dicas

Produto com múltiplos benefícios, o óleo de coco no cabelo tem ganhado cada vez mais popularidade devido às suas inúmeras aplicações na saúde e na estética. 

A versatilidade do óleo de coco permite que ele seja usado de diferentes maneiras, mas igualmente benéficas, trazendo benefícios desde uma alimentação mais saudável até a manutenção diária dos cuidados com a pele.

Por conta disso, por conta de alguns estudos o óleo de coco entrou na lista dos favoritos de quem não dispensa um cabelo sempre bem cuidado e bem hidratado. 

Mas mais que apenas dar brilho: o óleo de coco é capaz de manter a hidratação natural do cabelo, deixando os fios macios e leves. 

E mais, o óleo de coco no cabelo consegue ainda penetrar na fibra capilar e repor todos os nutrientes necessários para ter fios saudáveis e livres de ressecamento. 

Mas como usar o óleo de coco no cabelo corretamente? Quais são os benefícios que ele pode trazer para a saúde dos fios? Pensando nisso, este artigo irá explorar detalhadamente o uso do óleo de coco no cabelo. 

Por que usar óleo de coco no cabelo?

Considerado o melhor óleo para se usar no cabelo, o óleo de coco no cabelo ajuda a reduzir a perda de massa, de proteína e de queratina, mantendo o cabelo sempre alinhado e com uma aparência saudável.

Entretanto, com a popularidade do óleo de coco, não é difícil pensar que isso é apenas uma tendência. 

A boa notícia é que há evidências científicas por trás do uso do óleo de coco no cabelo.

Um estudo publicado em 2003, examinou cuidadosamente os efeitos da aplicação de óleo de coco, de girassol ou óleo mineral no cabelo antes ou após a lavagem. 

Nessa pesquisa, os pesquisadores mediram a quantidade de proteína que o cabelo perdeu após cada um desses tratamentos com o objetivo de entender qual óleo protege mais os fios.

E o resultado foi que o óleo de coco no cabelo era o melhor na prevenção da perda de proteínas, de massa e de queratina quando comparado aos óleos minerais e ao óleo de girassol aplicados antes ou depois de lavar o cabelo.

Na verdade, o óleo de coco no cabelo ficou no topo em todos os estudos científicos realizados, reduzindo a perda de proteína, de queratina e de massa em todos os tipos de cabelos, sejam eles não danificados, danificados, descoloridos, tratados com química e/ou expostos aos raios UV.

Por outro lado, o óleo de girassol e os óleos minerais não tiveram esse mesmo efeito, além de não terem sido eficazes na redução da perda dos componentes químicos do cabelo.

Como o óleo de coco age quimicamente no cabelo?

Acredita-se que a estrutura química do óleo de coco esteja por trás da sua potente capacidade de proteção aos fios. 

Isso porque o óleo de coco é predominantemente composto por um ácido graxo de cadeia média, o chamado ácido láurico.

O ácido láurico dá ao óleo de coco uma estrutura longa e reta, que é mais facilmente absorvida nos fios de forma profunda, da raiz até as pontas. 

Diferente do óleo de coco, outros óleos podem não funcionar tão bem devido a sua composição, possuindo estruturas muito volumosas que não são tão facilmente absorvidas pelo cabelo. 

Isso significa que, por mais que você use outro tipo de óleo no cabelo, eles podem até revestir os fios, mas não irão penetrar na fibra capilar assim como faz o óleo de coco no cabelo.

Benefícios do óleo de coco no cabelo

O óleo de coco é um produto multi benefício, podendo trazer inúmeras vantagens para os fios que são nutridos com este produto regularmente. 

Confira alguns dos principais benefícios do óleo de coco no cabelo.

Faz o cabelo crescer

Para quem sonha com um cabelo longo e brilhante, saiba que o óleo de coco pode ser um ótimo aliado do crescimento das madeixas. 

Isso porque passar óleo de coco no cabelo ajuda a reduzir potencialmente os desgastes cotidianos, causados pela poluição, pelos raios UV e pelo calor do secador e da chapinha.

Tais danos podem afetar consideravelmente o crescimento do cabelo, impedindo que os fios fiquem longos, já que o cabelo vai ficando desgastado e cansado à medida que fica mais comprido. 

Através de estudos, podemos ver como o óleo de coco no cabelo pode ajudar os fios a crescerem:

  • Hidratando o cabelo e reduzindo a quebra;
  • Protegendo seu cabelo contra a perda de massa capilar, proteína e queratina quando estiver molhado;
  • Protegendo seu cabelo contra danos ambientais, como vento, sol e fumaça. 

Sendo assim, para usar o óleo de coco para fazer o cabelo crescer, você deve incluí-lo regularmente em sua rotina de cuidados com o cabelo, montando um cronograma capilar. 

Prevenção e combate aos piolhos

oleo de coco

Os piolhos são um verdadeiro incômodo na vida de muitas pessoas, especialmente se acontecerem durante a fase adulta, embora sejam mais comuns durante a infância. 

Um pequeno estudo científico pôde comprovar que o óleo de coco no cabelo em conjunto com o anis estrelado é 40% mais eficaz no tratamento de piolhos quando comparado aos remédios convencionais. 

Além disso, passar regularmente pequenas quantidades de óleo de coco no cabelo também ajuda a prevenir a reincidência destes parasitas. 

Elimina as caspas

O crescimento excessivo de fungos e outros micróbios no couro cabelo pode levar ao aparecimento das caspas, um problema muito incômodo e que afeta inúmeras pessoas. 

Homem ou mulher, certamente a maioria das pessoas que sofrem com caspas já tentou algum tratamento, seja ele caseiro ou não e nem sempre os resultados são positivos. 

A boa notícia é que o óleo de coco pode eliminar de vez as caspas, haja vista que ele possui ativos antimicrobianos e antifúngicos, que são justamente a causa das caspas.

Além disso, o óleo de coco no cabelo traz um efeito de refrescância, o que ajuda a aliviar problemas do couro cabeludo relacionados à sudorese excessiva, como o crescimento de micróbios e outros germes. 

Para usar o óleo de coco no cabelo como um potente anti caspa, é simples: 

  1. Encharque toda a extensão do cabelo com o óleo de coco, evitando a raiz.
  2. Com o excesso de óleo de coco que ficou nos fios, massageie o cabelo indo das pontas até chegar à raiz.
  3. Na raiz, faça massagens no couro cabeludo para limpá-lo e para estimular a circulação sanguínea.
  4. Lave normalmente e finalize como de costume.

Todos esses ativos naturais presentes no óleo de coco ajudam a regular o couro cabeludo, o deixando mais saudável e livre de doenças como as caspas, por exemplo. 

Protege o cabelo dos danos causados pelos raios solares

Você sabia que a radiação solar pode causar danos às madeixas? Sim, e pode ser exatamente isso que está te impedindo de ter um cabelo saudável e bonito. 

Os raios solares, especialmente os UV e os UVB podem causar:

  • Ressecamento e redução do brilho;
  • Redução da resistência dos fios, fazendo com que fiquem frágeis e quebradiços;
  • Alteração da textura da superfície capilar, tornando-a áspera;
  • Alterações na cor natural dos cabelos;
  • Perda gradativa da hidratação natural das madeixas. 

Dessa forma, usar um protetor térmico que seja eficiente para precaver todos esses efeitos nocivos é mais que necessário e deve fazer parte da sua rotina capilar diária.

Pesquisas científicas demonstraram que o óleo de coco possui em sua composição fator de proteção solar, o que pode ajudar a combater os danos causados pelos raios ultravioletas.

Para utilizá-lo como um protetor térmico e um protetor contra a radiação solar nociva, basta aplicar algumas gotinhas de óleo de coco no cabelo seco, sempre antes de sair de casa. 

Reduz e previne a quebra e a queda capilar

A queda de cabelo é uma queixa comum entre várias pessoas e pode acontecer por vários motivos, como alterações hormonais, uma dieta pobre em nutrientes, menopausa, estresse e ansiedade, por exemplo.

Há vários séculos o óleo de coco tem sido usado no cabelo como forma de evitar a queda e a quebra, especialmente em lugares como a Índia antiga e a China. 

Vários medicamentos anti-queda criados pelos povos da antiguidade utilizavam como princípio ativo o óleo de coco combinado a algumas ervas para impedir que o cabelo caísse. 

Dessa forma, o óleo de coco pode ajudar a manter o seu cabelo em boas condições e impedir que ele caia ou quebre. 

Para isso, basta massagear o seu couro cabeludo com óleo de coco de duas a três vezes por semana, antes de lavar o cabelo. 

Reduz a aparência das pontas duplas

oleo de coco

Usar o óleo de coco quando o cabelo estiver seco logo após a lavagem ajuda a diminuir a aparência das pontas duplas, fechando a cutícula capilar e as eliminando.

Se você tem pontas duplas no cabelo, passe o óleo de coco nos fios do cabelo em toda a sua extensão, massageando bem. 

Misturar o óleo de coco com o óleo de amêndoas pode intensificar esse efeito, além de deixar um cheiro muito agradável.

Como usar o óleo de coco no cabelo?

Para garantir os múltiplos benefícios do óleo de coco no cabelo, saiba que existe uma maneira correta de aplicá-lo.

A aplicação correta do óleo de coco no cabelo deve ser capaz de nutrir, tratar e repor nutrientes em primeiro lugar e em sequência, deve proteger os fios dos danos externos. 

Confira como você deve passar o óleo de coco no cabelo de forma correta e eficaz.

Antes da lavagem: Umectação de óleo de coco

Passar o óleo de coco no cabelo antes de lavá-lo pode ajudar a reduzir significativamente a quantidade de danos que os fios sofrem durante a lavagem, além de tratar e nutrir o cabelo.

Para fazer isso, primeiro é necessário fazer uma umectação dos fios:

  1. Antes da lavagem, comece aplicando uma quantidade considerável de óleo de coco no cabelo seco e sujo, mecha por mecha.
  2. Após encharcar toda a extensão do cabelo com óleo de coco, massageie o couro cabeludo usando a ponta dos dedos.
  3. Prenda o cabelo e se preferir, use uma touca para envolvê-lo.
  4. Deixe o óleo de coco agir no cabelo por aproximadamente uma ou duas horas.
  5. Passado o tempo de pausa, enxágue com água em abundância e utilize o seu procedimento normal de lavagem dos fios. 

A umectação com óleo de coco no cabelo feita antes da lavagem é chamada de pré-poo (antes do shampoo) e quanto mais tempo você deixar o óleo de coco agir nos fios, melhores resultados você poderá alcançar.

Isso é possível porque, quimicamente falando, o óleo de coco no cabelo usado antes da lavagem reduz consideravelmente a quantidade de água absorvida pelos fios, tornando o cabelo menos propenso a danos externos. 

Os fios ficam mais propensos a serem danificados quando estão molhados, pois há uma mudança em sua estrutura capilar que acontece para que a água seja absorvida. 

Quando você molha o cabelo, o córtex central espesso absorve toda a água e fica inchado, causando uma mudança estrutural nas cutículas capilares, que se abrem e ficam expostas a danos. 

Além disso, com as cutículas abertas, o cabelo vai perdendo seus nutrientes químicos importantes, como massa, queratina e outras proteínas fundamentais em sua estrutura. 

Dessa forma, com o passar do tempo, o cabelo perde seus principais nutrientes e vai ficando ressecado e com aspecto de “sem-vida”. 

Após a lavagem: Óleo de coco desembaraçante e anti-frizz

Revestir o cabelo com óleo de coco logo depois de lavá-lo ou quando estiver seco, ajuda a torná-lo mais macio e suave. 

O óleo de coco no cabelo após a lavagem também ajudará a desembaraçar os fios e reduzir a aparência do frizz. 

E se você é do tipo de usa calor para modelar os fios, seja com chapinha, secador ou babyliss, saiba que o óleo de coco no cabelo após a lavagem ajuda a reduzir a quantidade de fricção, protegendo os fios do calor e tornando o cabelo menos propenso a quebras. 

Veja como passar óleo de coco no cabelo após a lavagem:

  1. Aplique uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos e esfregue uma palma na outra.
  2. Passe o óleo de coco no cabelo molhado, concentrando a aplicação nas pontas e então use um pente para desembaraçar. 
  3. Use seu método de estilização com calor preferido – secador, chapinha, entre outros.
  4. Finalize usando algumas gotinhas de óleo de coco no cabelo seco para evitar o frizz e manter um brilho incrível!

Óleo de coco como protetor térmico e solar

oleo de coco

Além de proteger o cabelo contra os danos causados pelo calor proveniente da chapinha e do secador, o óleo de coco no cabelo também ajuda a proteger contra os danos causados pelos raios solares. 

Para isto, basta aplicar algumas gotas de óleo de coco no cabelo logo após a lavagem. Veja como:

  1. Após lavar o cabelo, remova o excesso de água usando uma camisa de algodão.
  2. Aplique algumas gotinhas de óleo de coco no cabelo inteiro, massageando da raiz até as pontas.
  3. Finalize como preferir. 

Outras formas de passar óleo de coco no cabelo

O óleo de coco no cabelo também pode ser usado de outras maneiras específicas, confira: 

  • Como condicionador: lave o cabelo como de costume e em seguida, penteie o óleo de coco pelo cabelo, do meio às pontas.
  • Como desembaraçador pós-lavagem: depois de lavar e condicionar o cabelo, passe algumas gotinhas de óleo de coco no cabelo para que ele desembarace e para protegê-lo enquanto escova. 
  • Como pré-poo: faça uma umectação com óleo de coco no cabelo antes de lavá-lo.
  • Como tratamento para o couro cabeludo: antes de dormir, massageie uma pequena quantidade de óleo de coco no couro cabeludo e deixe agir durante a noite, lavando apenas na manhã seguinte. 

Essas técnicas podem ser usadas com frequência ou somente algumas vezes, tudo irá depender do seu cronograma capilar e das necessidades do seu cabelo.

A quantidade a ser usada também pode variar do método utilizado e da sua quantidade de cabelo.

Práticas diárias que podem estar danificando o seu cabelo

Algumas práticas diárias de higiene, como lavar, escovar e pentear o cabelo, podem causar vários danos aos fios, além de deixá-lo com aspecto seco e quebradiço.

Para entender melhor como e por que isso acontece, é necessário entender sobre a estrutura capilar. 

O cabelo é composto de três camadas: 

  • Medula: Esta é a parte macia e central da haste do cabelo. Cabelos que possuem uma fibra mais grossa, contêm grandes quantidades de medula, enquanto os cabelos mais finos quase não têm. 
  • Córtex: Esta é a camada mais espessa do cabelo. Contém inúmeras proteínas fibrosas além de possuir também o pigmento que dá cor ao cabelo. 
  • Cutícula: A cutícula é a camada mais externa e mais resistente do cabelo, responsável pela proteção de toda a estrutura interna capilar. 

Lavar, colorir e modelar o cabelo usando fontes de calor pode danificar consideravelmente a cutícula capilar, a tornando incapaz de proteger as demais partes internas do fio.

Dessa forma, o cabelo irá perder nutrientes importantes da estrutura saudável que compõem o córtex capilar, tornando-o fino, frágil e propenso a quebras. 

Para impedir que isso aconteça, você pode incluir o óleo de coco na sua rotina, já que ele penetra profundamente na fibra capilar, sendo capaz de impedir que tais nutrientes sejam perdidos, garantindo fios saudáveis e sem a aparência de cabelo ressecado. 

Além disso, é fundamental estabelecer uma rotina de cuidados capilares, fazendo um cronograma capilar, intercalando hidratação, nutrição e reconstrução, a depender do que o seu cabelo precisa mais. 

Veja algumas formas de usar o óleo de coco no cabelo no seu cronograma capilar.

Hidratação com óleo de coco

No cronograma capilar, a hidratação tem a função de repor a água do cabelo. Para fazê-la usando óleo de coco, é simples: 

  1. Adicione uma colher de chá de óleo de coco em alguma máscara de hidratação de sua preferência.
  2. Aplique no cabelo após a lavagem e deixe agir por trinta minutos.
  3. Enxague e finalize com condicionador. 

Nutrição com óleo de coco

A nutrição capilar é feita através da umectação com óleos vegetais e um dos mais benéficos é o óleo de coco. Veja como fazer: 

  1. Com o cabelo seco e sujo, encharque toda a sua extensão com óleo de coco.
  2. Deixe agir por mais de uma hora para que seja eficiente
  3. Lave o cabelo e finalize como de costume.

Dica: para potencializar o efeito da nutrição, deixe o óleo de coco no cabelo durante toda a noite e na manhã seguinte, lave-o. 

Reconstrução com óleo de coco

A reconstrução capilar tem como objetivo repor os nutrientes perdidos da fibra capilar, como a queratina e outras proteínas importantes, sendo a principal aliada de quem usa química e fontes de calor no cabelo.

O óleo de coco no cabelo em conjunto com a queratina pode ajudar a reconstruir o cabelo. Para isso, faça o seguinte:

  1. Em um pote, misture queratina líquida e óleo de coco em partes iguais.
  2. Lave o cabelo usando apenas shampoo e então enxugue até que os fios fiquem quase totalmente secos. 
  3. Aplique a mistura de queratina com óleo de coco em mechas bem pequenas de cabelo e deixe agir por vinte a trinta minutos. 
  4. Enxague o cabelo e finalize como de costume. 

Por ser carregada de nutrientes químicos, a reconstrução deve ser feita poucas vezes durante o mês, especialmente se o seu cabelo não estiver muito danificado. 

Passar óleo de coco no cabelo pode causar algum malefício aos fios?

Por ser um ingrediente natural, médicos, dermatologistas e demais especialistas em saúde consideram o óleo de coco seguro para ser aplicado na pele e no cabelo.

Além disso, o óleo de coco pode ser utilizado na alimentação, para garantir uma dieta balanceada, livre do excesso de gorduras.

Entretanto, é fato que o uso excessivo de óleo de coco no cabelo pode causar um acúmulo no couro cabeludo, deixando os fios oleosos e sem brilho, principalmente se o seu cabelo for fino.

Para evitar que isso aconteça, comece usando o óleo de coco no cabelo em pequenas quantidades e vá massageando os fios, do meio às pontas. 

Pessoas que possuem fios muito finos podem querer evitar completamente o uso de óleo de coco no cabelo. 

E embora seja comum perder cerca de cinquenta a cem fios de cabelo por dia, algumas pessoas podem relatar perder muito cabelo quando usam óleo de coco. 

Porém, entenda que o culpado não é o óleo de coco, a simples aplicação permite que o cabelo que já se desprendeu do couro cabeludo caia.

Conclusão

Passar óleo de coco no cabelo pode ser extremamente positivo para conseguir fios mais saudáveis e mais bonitos. 

Você pode passar o óleo de coco no cabelo de diversas formas diferentes e usá-lo antes ou depois de lavar o cabelo para proteger o cabelo contra os danos diários, como poluição, raios solares e fontes de calor, como secador e chapinha. 

Pessoas que possuem a fibra capilar fina devem evitar quantidades excessivas de óleo de coco no cabelo, embora também devam inseri-lo em sua rotina.

E a melhor forma de fazer isso é através da umectação, um processo que tem como objetivo devolver ao córtex do cabelo todos os nutrientes que foram perdidos. 

Portanto, se você não dispensa um cabelo sempre alinhado e saudável, inclua o óleo de coco no seu cronograma capilar. 

Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: