Ajuda Corporal

saúde e bem estar

Glândulas de Tyson: porque aparecem, somem e tratamentos

As glândulas de Tyson podem gerar muitas dúvidas por se parecerem com formações de algumas doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, é um assunto delicado a ser tratado que pode afetar a saúde sexual dos homens mesmo em relacionamentos estáveis.

Mas aqui no Ajuda Corporal, você vai ver todas as informações sobre essas glândulas e decidir se você realmente deve se preocupar com elas ou não.

Glândulas de Tyson: o que são?

As glândulas de Tyson são um tipo de estruturas do pênis que estão presentes em todos os homens, na região em volta da glande.

Estas glândulas são responsáveis por produzir um líquido lubrificante que facilita a penetração durante o contato íntimo e são, muitas vezes, invisíveis.

No entanto, existem casos em que estas glândulas estão mais visíveis, parecendo pequenas bolinhas ou espinhas brancas em volta da cabeça do pênis e sendo chamadas cientificamente de pápulas peroladas.

As Glândulas de Tyson, ou pápulas perláceas penianas (PPP) ou glândulas prepuciais, estão presentes em todos os homens e são as responsáveis pela geração do líquido lubrificante masculino que facilita a penetração durante o ato sexual.

As secreções das Glândulas de Tyson são mais comuns na adolescência, durante a puberdade. Com o avanço da idade a secreção da glândula diminui.

Estas glândulas normalmente são imperceptíveis, mas em alguns casos, podem ocorrer alterações nas glândulas tornando-as maiores e mais aparentes, principalmente durante as ereções. O tamanho e a aparência das glândulas são características individuais e variam de pessoa para pessoa.

As Glândulas de Tyson, mesmo quando mais aparentes, não costumas causar desconforto ou coceira nos homens. Caso tenham surgido alterações no seu pênis, procure sempre um médico para o diagnóstico correto.

Como surgem as Glândulas de Tyson?

As glândulas estão presentes em todos os homens, porém, no órgão sexual de alguns pode acontecer uma alteração normal e benigna que as torna mais aparente, principalmente quando o pênis está ereto.

Diferente de outras doenças sexualmente transmissíveis, o crescimento das Glândulas de Tyson não é relacionado a doenças transmitidas durante o ato sexual. É comum em 10% dos homens que as glândulas sejam um pouco mais aparentes do que na grande maioria.

Normalmente as estruturas aparecem após a puberdade nos homens, entre os 20 e 30 anos, e em boa parte dos casos em jovens não circuncidados.

Glândulas de Tyson somem com o tempo?

As Glândulas de Tyson não somem e não é necessário tratamento. Todos os homens já nascem com as glândulas no pênis.

Caso as glândulas estejam muito aparentes e isto esteja afetando sua auto-estima, você pode procurar um urologista para indicar um tratamento para reduzir a aparência das glândulas ao redor da glande.

Tratamentos com pomada e remédios para as glândulas de Tyson

Não é necessário tratamento ou tomar remédio para as Glândulas de Tyson. O tratamento é indicado quando a aparência das glândulas afetam demais a auto-estima do homem e isto dificulta as suas relações sexuais, pois as glândulas no geral são benignas, não coçam e não doem.

Quando o tratamento é indicado, o procedimento é considerado estético. Nesses casos as glândulas podem ser reduzidas com cauterização ou com cirurgia. Nos dois casos é aplicado anestesia local e o tempo de recuperação é de 3 a 5 dias. Procure um urologista experiente caso a aparência das glândulas esteja afetando a sua auto-estima.

glândulas de tayson
As Glândulas de Tyson aparentes podem gerar desconforto em alguns homens

Os tratamentos caseiros para as glândulas aparentes devem ser indicados por um médico e normalmente envolvem a utilização de um creme ácido com função de peeling. A principal diferença do tratamento caseiro para o tratamento no consultório é o tempo para atingir os resultados desejados.

Não utilize nenhum remédio ou ácido sem indicação de um profissional especialista. A auto medicação pode causar inflamações e irritações no pênis. Além disso, não existe nenhum tratamento natural ou remédio em farmácias para a eliminação ou diminuição das glândulas de Tyson.

Normalmente não há necessidade de que seja feito tratamento para as glândulas de Tyson, já que se trata de uma alteração normal e benigna, porém caso o homem fique incomodado e sinta sua auto-estima diminuída, por exemplo, deve ir ao médico para que possa ser sugerida a opção de tratamento mais adequada.

Causas e sintomas da glândula de Tyson

As glândulas de Tyson são estruturas presentes no pênis desde o nascimento, não havendo outra causa relacionada ao seu aparecimento.

No entanto costumam ser melhor visualizadas durante a ereção e a relação sexual, uma vez que são responsáveis pela produção de líquido lubrificante que facilita a penetração.

Além de ser considerada uma estrutura normal e benigna, as glândulas de Tyson não levam ao aparecimento de sinais ou sintomas, porém pode causar desconforto estético para o homem.

As glândulas de Tyson são pequenas bolinhas brancas que aparecem por baixo a cabeça do pênis que não coçam ou doem, porém no caso de surgir qualquer sintoma é importante ir ao médico para que seja investigada a causa, pois nesses caso as bolinhas podem não corresponder às glândulas de Tyson.

Opções de tratamento

Na maioria dos casos, as glândulas de Tyson não precisam de qualquer tipo de tratamento, pois são benignas e não causam problemas de saúde. Porém, em alguns homens, podem causar uma grande alteração da imagem do pênis, o que acaba dificultando suas relações. Nesses casos, o urologista pode recomendar:

  • Cauterização: esta técnica consiste em usar uma corrente elétrica para queimar as glândulas e removê-las da glande. Normalmente, este procedimento é feito com anestesia local.
  • Pequena cirurgia com bisturi: o médico aplica anestesia local e depois utiliza um bisturi para remover as glândulas. Esta técnica pode ser feita no consultório por um urologista experiente.
  • Laser: é possível removê-las com queimaduras feitas à laser.
  • Crioterapia: assim como a cauterização, é possível “queimar” as glândulas com o auxílio de ferramentas e nitrogênio líquido.
  • Remédios caseiros: não existem remédios caseiros para reduzir a aparência das glândulas de Tyson.

Embora fosse mais fácil aplicar um remédio ou pomada para eliminar as glândulas de Tyson, ainda não existem tais tratamentos.

Além disso, a remoção das pápulas peroladas pode causar ressecamento do pênis, que fica irritado e com a pele quebrada mais facilmente. Dessa forma, o tratamento é quase sempre evitado e não recomendado pelo urologista.

Glândulas de Tyson é transmissível?

As glândulas de Tyson não são uma doença, por isso não existe transmissão das glândulas.

Todos os homens possuem as Glândulas de Tyson no pênis, porém, em algumas pessoas, essas pequenas “bolinhas” podem ficar mais aparentem e podem causar um desconforto estético, por se assemelharem a doenças sexualmente transmissíveis, como herpes ou HPV. É importante procurar um médico urologista para um diagnóstico preciso.

Porém, existem outras doenças sexualmente transmissíveis que podem causar desconforto. Procure sempre utilizar proteção nas suas relações sexuais.

Algumas pessoas confundem as glândulas de Tyson com doenças virais, como HPV e herpes, por causa de sua formação similar, em forma de “caroço”, no pênis. Mas não com o que se preocupar, principalmente as mulheres que nem mesmo possuem tais glândulas.

Para que servem

As glândulas estão presentes em todos os homens, e costumam atuar mais durante a fase da puberdade.

As estruturas estão presentes no pênis para gerar um líquido lubrificante que facilita a penetração durante o ato sexual. Porém, com o passar do tempo, as glândulas tendem a produzir menos líquido lubrificante.

Como a produção do líquido lubrificante nos pênis de homens adultos chega a ser insignificante, caso se sinta incomodado com o inchaço das estruturas no pênis, um médico urologista pode realizar a remoção das glândulas numa cirurgia simples e rápida.

É uma doença grave?

As Glândulas de Tyson são pequenas glândulas que todos os homens apresentam na área mais exterior da glande (cabeça do pênis), próximas à pele. As glândulas são estruturas normais e não é necessário tratamento. Por isso você não deve se preocupar se elas apareceram, as glândulas não são uma doença grave.

Caso o aparecimento das glândulas esteja causando desconforto na relação sexual, procure um médico que pode indicar um tratamento para a eliminação das estruturas.

Remover as Glândulas de Tyson com cirurgia

Como já mencionado acima, as glândulas de Tyson são estruturas benignas que se formam na pele do pênis e não é necessário remoção cirúrgica a não ser em casos estéticos.

Caso o tamanho das verrugas na genital esteja afetando as suas relações sexuais ou a sua autoestima, você pode procurar um médico para removê-las por cauterização ou numa cirurgia com bisturi.

Não tente remover as glândulas em casa, o procedimento para remoção deve ser feito por um médico capacitado num ambiente controlado e esterilizado.

A cirurgia para remover as glândulas de Tyson é feita por um médico urologista, e é simples e rápida. Normalmente é aplicado somente anestesia local antes da remoção. O pós operatório pode causar certo desconforto por ser uma área muito sensível do corpo, mas a recuperação tende a ser rápida.

Mesmo após a remoção cirúrgica das estruturas é possível que as glândulas se desenvolvam e apareçam novamente no pênis.

Diferença entre HPV e as Glândulas de Tyson

A principal diferença entre o HPV e as Glândulas de Tyson é que o HPV é uma doença sexualmente transmissível, enquanto as Glândulas de Tyson são estruturas corporais normais presentes em todos os homens.

Porém, o HPV pode ser confundido com as glândulas, pois os dois se apresentam em forma de erupções, como caroços ou verrugas. Para um diagnóstico preciso é importante consultar um médico especialista.

Atente-se que as Glândulas de Tyson ficam na área ao redor da glande próximo à pele, verrugas e caroços em outras áreas podem ser doenças sexualmente transmissíveis.

Diferença entre Herpes e Glândulas de Tyson

Assim como o HPV, o vírus da Herpes também é sexualmente transmissível. E assim como as Glândulas de Tyson, infecções do vírus herpes podem ser confundidas com as glândulas ao redor do pênis.

O vírus da herpes costuma coçar e aparecer em toda a região da glande, enquanto as Glândulas de Tyson se apresentam ao redor da glande, na parte inferior, próximo à pele.

A infecção do vírus herpes pode ser tratada com antivirais naturais ou comprados em farmácias, como o aciclovir em comprimido ou pomada. Para um diagnóstico procure sempre um médico urologista.

Vídeo explicativo

Você pode ver no canal do Dr. Julio Bissoli um pouco mais sobre as Glândulas de Tyson e caso você esteja em São Paulo, você pode agendar um atendimento com o médico, tanto para diagnóstico quanto para um tratamento.

Fontes

  • MedCraveOnline, Sankaranantham M. Tysonitis- due to a possible non-venereal infection. MOJ Public Health. 2018;7(6):323–324.
  • Peixoto, Amanda B., et al. “Pápulas perláceas penianas: apresentação clínica atípica em criança.” DST-J bras Doenças Sex Transm 22.3 (2010): 153-154.
  • Dionísio, Marco, Leonardo Gentile, and Ronaldo Damião. “Dermatopatias genitais masculinas.” Revista Eletrônica da Comissão de Ensino e Treinamento da SBU, São Paulo 4 (2016): 21-31.
Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: