Ajuda Corporal

saúde e bem estar

Ácido Fólico ajuda a engravidar? Veja porque é importante

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que possui uma atuação importante no organismos, então vamos às respostas sobre essa substância.

Ácido Fólico ajuda a engravidar?

Ácido Fólico não ajuda a engravidar. Até o momento não existem estudos que comprovem a eficácia do ácido fólico na fecundação do óvulo e posterior gravidez. Porém, existem estudos que comprovam o benefício do ácido fólico no desenvolvimento do feto. (1)

Por isso, se estiver planejando engravidar, é muito importante o consumo do ácido fólico para garantir o desenvolvimento de um bebê saudável. Principalmente nos três primeiros meses de gravidez e um mês antes de engravidar.

Benefícios do Ácido Fólico em mulheres grávidas

O Ácido Fólico contribui na formação do feto em sua fase de desenvolvimento inicial. A substância evita má formações fetais os chamados defeitos no tubo neural, como a anencefalia (ausência parcial do cérebro) e espinha bífida (quando os ossos da coluna não se formam completamente) de acordo com estudos (2).

Recomenda-se a suplementação do ácido fólico pelo menos 30 dias antes de engravidar, e deve-se usar o suplemente pelos 3 meses iniciais a partir da gestação. A dose recomendada para mulheres que desejam engravidar é de 0,4 mg por dia.

Porém, a dose pode ser maior em pacientes consideradas de risco. Procure um médico obstetra antes de tomar qualquer suplemento ou medicamento acima das doses indicadas na bula.

Talvez por essa indicação do consumo precoce do ácido fólico em mulheres que desejam engravidar, tenha surgido esse mito de que o ácido fólico ajuda a engravidar.

Mas, na verdade, a substância atua somente no desenvolvimento do feto já fecundado em suas fases iniciais. Existem estudos em progresso para avaliar se o ácido fólico ajuda ou não na fecundação do óvulo e posterior gravidez, mas nada conclusivo ainda.

Benefícios gerais do Ácido Fólico

O ácido fólico é uma vitamina que pertence ao complexo B, vitamina B9. A substância é muito importante na produção de hemoglobina e na formação de proteínas estruturais.

  • Reduzir o risco de Mal de Alzheimer. O ácido fólico auxilia na produção de dopamina e noradrenalina, ajudando a manter a saúde do cérebro e prevenindo problemas como demência, depressão e Alzheimer.
  • Fortalece o sistema imunológico estimulando a produção de glóbulos brancos e plaquetas.
  • Reduz a chance de perda auditiva em idosos.
  • Ajuda no funcionamento dos rins.
  • Pode reduzir o colesterol, prevenindo infartos, derrames e doenças no coração.
  • Ajuda a manter a pele o cabelo saudáveis.

Como consumir o Ácido Fólico

O Ácido fólico está presente principalmente em vegetais de folhas verdes mais escuras como espinafre, brócolis, alface, salsa e couve.

green vegetable on white ceramic bowl
Espinafre, ovos e cogumelos contêm ácido fólico

Cereais integrais, grãos como feijão-preto e carioca, fígado, cogumelos, ovo, e gérmen de trigo também podem ser consumidos para elevar os níveis de ácido fólico no organismos.

Algumas frutas também podem ser consumidas para atingir um nível saudável de ácido fólico no organismo, como manga, abacate, laranja, tomate melão e banana.

É bem fácil inserir o ácido fólico na dieta. Muitos alimentos possuem boa concentração da substância. Dessa forma, você não precisa se preocupar em estar sempre comendo grandes quantidades do mesmo alimento. Você pode diversificar bem a sua dieta para consumir outras substâncias importantes para o organismo.

A suplementação também pode ser uma opção para o consumo do ácido fólico. Suplementos de ácido fólico são facilmente encontrados em todas as farmácias pelo Brasil e não é necessário receita para adquiri-los.

Atente-se que pelo ácido fólico ser uma vitamina solúvel em água, a ingestão em excesso pode ser desperdiçada e eliminada pelo corpo na urina. Qualquer excesso da substância será eliminado pelo corpo de forma natural.

Fontes

Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: