Ajuda Corporal

saúde e bem estar

O que é rinoplastia? Conheça as 2 técnicas de cirurgia no nariz

O que é rinoplastia? A rinoplastia é um procedimento cirúrgico realizado no nariz para remodelar o formato do nariz.

Rinoplastia: quando é indicada?

A Rinoplastia, também chamada como cirurgia plástica do nariz, é um procedimento cirúrgico que em grande maioria dos casos tem como base fins estéticos.

Uma cirurgia em alta e promete melhorar o perfil do nariz, tornando-o mais harmonioso, alterando a largura do osso ou diminuindo a sua ponta.

No entanto, a rinoplastia é indicada quando o paciente tem dificuldade na respiração e é feita normalmente após a cirurgia de desvio do septo. Alguns exemplos de indicação da cirurgia de rinoplastia são:

  • Diminuir a largura do osso nasal;
  • Alterar a direção da ponta do nariz;
  • Melhorar o perfil do nariz;
  • Alterar a ponta do nariz;
  • Reduzir narinas grandes, largas ou arrebitadas,
  • Inserir enxertos para correções da harmonia facial.

Antes de realizar o procedimento, é fundamental conversar com o cirurgião plástico sobre como será realizado o procedimento, possíveis riscos envolvidos e simulação do resultado, uma vez que corresponde a um procedimento definitivo.

Definindo a técnica para rinoplastia: aberta ou fechada?

Se isso fosse tão simples, só uma seria feita, concordam? Por isso, o ideal é avaliar caso a caso.

Outro detalhe técnico é se haverá fratura ou não. A fratura é normalmente feita quando se necessita raspar a giba nasal, aquele abaulamento em cima do nariz, e serve também para afinar o dorso, onde apoiam-se os óculos.

Hoje, existe uma tendência a se praticar mais a rinoplastia aberta estruturada, com fratura na maioria das vezes. Antigamente, as rinoplastias eram muito reducionais. Tirava-se cartilagem para definir o nariz, deixando um nariz muito estigmatizado e com possibilidade de distorções ao longo do tempo.

A estruturação nasal, utilizando cartilagens do próprio paciente (seja do septo nasal, orelha ou costela), garante resultados mais previsíveis e duradouros, com menor risco de prejuízo da função.

Rinoplastia aberta

De uma forma geral, quando a mudança estrutural é grande e precisa-se de maior estruturação e definição da ponta nasal, a rinoplastia aberta é mais indicada, bem como nos casos de rinoplastia secundária (ou seja, um nariz sendo operado pela segunda vez). (1)

Rinoplastia fechada

Em narizes que não necessitam de grandes mudanças, como por exemplo, os que já tem boa estrutura de cartilagem, ponta definida, porém presença de giba, poderia ser feita uma rinoplastia fechada.

Como é o procedimento da rinoplastia?

Antes de mais nada, o médico recomenda a realização de exames e pode até indicar a suspensão de medicamentos de uso regular para garantir a segurança da pessoa.

A rinoplastia pode ser feita tanto sob anestesia geral ou local, principalmente, e, a partir do momento que a anestesia tem efeito, o médico realiza um corte no interior do nariz ou no tecido entre as narinas para levantar o tecido que recobre o nariz e, assim, poder ser feita a remodelação da estrutura do nariz de acordo com o desejado pela pessoa e com o planejado pelo médico.

Após remodelação, as incisões são fechadas e é feito um curativo com gesso e tampão Micropore para dar sustentação ao nariz e facilitar a recuperação.

Também existem diferenças entre os sexos e as raças que têm que ser levadas em consideração. Por exemplo, em homens submetidos à rinoplastia, o ângulo entre a columela e o lábio superior não pode ser tão aberto quanto em uma mulher, para não feminilizar a face, deixando um nariz “arrebitado”.

Em pacientes afrodescendentes, normalmente é necessário mais cartilagem para definição da estrutura nasal, principalmente a ponta do nariz, e para isso pode ser necessário usar a cartilagem costal, por fornecer maior quantidade e resistência que o septo nasal ou orelha. (2)

Essas são apenas algumas das nuances que diferenciam os indivíduos. Existem muitas outras! Nariz é proporção.

Nesse sentido, não se pode fazer a mesma cirurgia em uma mulher de rosto longo e outra de rosto curto. Até a relação com o queixo é considerado.

Em alguns casos, é indicado o aumento do queixo (cirúrgico ou com preenchimentos), para melhorar a relação com o nariz.

Período de recuperação

Para o período de recuperação é orientado:

  • compressas frias,
  • evitar exposição solar,
  • e não utilizar óculos em narizes que sofreram fraturas.

A princípio, o gesso nasal é retirado após 7 dias e o splint (tubo que se coloca internamente em rinosseptoplastias) após 10-14 dias.

Apesar de ser uma cirurgia de rápida recuperação e retorno ao trabalho, é importante salientar que o resultado definitivo de uma rinoplastia não será imediato. Em outras palavras, o edema pode demorar de 6 a 12 meses para melhorar completamente!

Na literatura, sabe-se que existe a chance de precisar de reoperação para retoques e refinamentos em 10% dos casos em média, e os pacientes também devem ser avisados sobre essa possibilidade.

O médico pode recomendar o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios após a cirurgia para aliviar a dor e o desconforto, que devem ser usados por 5 a 10 dias ou de acordo com a recomendação do médico.

De forma geral, a recuperação da rinoplastia dura entre 10 e 15 dias.

Reações adversas da cirurgia no nariz

Apesar de não ser frequente, como é um procedimento invasivo, podem ocorrer algumas complicações. Essas reações são mais frequentes em pessoas que realizam a rinoplastia com médicos inexperientes. As principais possíveis alterações da rinoplastia são ruptura de pequenos vasos do nariz, presença de cicatrizes, alteração da cor do nariz, dormência e assimetria do nariz.

Fontes

  1. ARNT, Ricardo; GUS, Eduardo; DEOS, Mauro. Modelagem da Crus Lateralis: Alternativa Simples e Segura para Tratar Casos de Convexidade Excessiva.
  2. CATÃO, Romero Marques; CASTRO, Oscar Costa de Orientador. Tratamento de nariz não caucasiano com rinoplastia estruturada. 2017.

Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: