Ajuda Corporal

saúde e bem estar

Gravidez: conheça as doenças mais comuns nesse período

Durante o período da gravidez, é normal que o corpo passe por diversas alterações, saiba quais são as doenças mais comuns durante a gestação.

Hormônios na gravidez

A gestação é mantida por muitos hormônios circundantes na mulher, entre eles, o principal é a progesterona, que prepara o corpo para a gravidez e tem uma passagem de modo sistêmico pelo corpo.

O aumento desse hormônio está relacionado a algumas alterações na cavidade bucal, entenda quais são elas.

Um dos incômodos mais comuns no primeiro trimestre, influenciado pelo aumento dos hormônios, seria o aparecimento de náuseas e vômitos. 

Quando essa gestante passa a expelir a substância do vômito para fora, ela passa a ter uma acidez na cavidade bucal, em função do retorno do refluxo do conteúdo gástrico. Esse crescimento pode estar relacionado a um aumento de erosão dentária.

Isso pode causar um abrasamento do esmalte superficial. Ou seja, quando ele, que é a parte branca do dente é danificado, passa a ficar amarelado. 

Quando isso ocorre, o paciente deve começar a entender sobre os tipos de clareamento dental, para realizar o procedimento.

Gengivite

A gengivite costuma ser muito frequente nas gestantes. Geralmente, ela ocorre em função de três fatores, como o aumento brusco dos hormônios sexuais femininos, que ajudam a promover a gengivite.

Outro fator é uma diminuição da resposta imune, que é muito comum nesse período e a diminuição da higienização bucal.

Por muitas das vezes, a gestante não consegue fazer a escovação com eficiência como antes. Em algumas ocasiões, por conta das náuseas, é possível que ela possa ter dificuldade ao colocar a pasta na boca.

Por ela não escovar da maneira adequada, isso pode gerar alterações intensas. 

Granuloma piogênico

São lesões descritas como nódulo, que ficam em regiões que geralmente acumulam bactérias chamadas biofilme, que são as placas bacterianas.

Pode ter uma superfície vermelha e sair sangue se for tocada, dependendo do seu tamanho. Na grande maioria das vezes, costumam ficar localizadas em:

  •  Gengivas;
  •  Lábios;
  •  Língua;
  •  Mucosas.

Em relação ao período de manifestação do granuloma, eles costumam aparecer no segundo e no terceiro trimestre, porque é quando ocorre o aumento de produção dos hormônios, gerando até mesmo uma lesão.

Essa lesão pode ser até de milímetros a centímetros, ou seja, o tamanho é uma das coisas que devem ser levadas em consideração para decidir o tratamento.

Em casos de feridas maiores, é feito o tratamento cirúrgico com biópsia, e depois, um acompanhamento.

Cáries

Pelo fato da gestante não conseguir muitas das vezes realizar uma boa escovação, é possível que ela desenvolva cáries.

A cárie é uma doença infecciosa provocada pelas bactérias, desmineralizando os tecidos. Esses germes produzem ácidos que irão destruir o esmalte do dente, após isso, é possível que ele perca a sua cor e fique com aspecto amarelado.

Quando isso acontecer, é necessário fazer uma busca sobre o clareamento dental preço, para ter mais informações, até mesmo por uma questão de estética dos dentes.

Caso persista,  pode afetar a dentina, a parte interior do dente e se for ainda mais grave, pode afligir a parte viva sendo necessária a realização de um tratamento de canal.

É vital que a gestante se esforce para fazer uma boa higienização para evitar complicações.

Tratamento ortodôntico

Em alguns casos, os dentes tortos são os principais colaboradores para desenvolver o ajuntamento das bactérias. É possível resolver fazendo o tratamento através da ortodontia invisível.

Esse aparelho irá corrigir os dentes tortos, evitando que as bactérias possam se acumular entre eles. Geralmente, o procedimento é feito durante alguns anos ou até meses dependendo da situação do paciente.

Ao observar os dentes tortos, faça um acompanhamento com um especialista em ortodontia, para que ele possa recomendar o melhor tratamento, que na maioria das vezes, costuma ser por meio do aparelho invisível.

Algumas pessoas têm um espaço entre os dentes da frente, que também podem ser um prato cheio para as bactérias se acumularem.

São chamados de diastema, ele pode ser um incômodo para a pessoa, fazendo com que ela busque um tratamento.

Existem diversas formas para solucionar isso, e uma das mais recomendadas é através da aplicação de lente de dente, um material altamente resistente semelhante aos naturais.

É necessário ter cuidado, porque na gravidez, os tratamentos ficam limitados.

Assim como a radiografia, a gestante não pode ter contato com os íons, podendo resultar em defeitos genéticos e malformações no feto.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Por enquanto é só isso, se gostou clique em curtir e deixe um comentário, queremos te ouvir.
Compartilhe: